Cabana de Policarbonato / Alejandro Soffia

Cabana de Policarbonato / Alejandro Soffia - Mais Imagens+ 15

Guanaqueros, Chile
  • Orçamento: U$365 / m2
  • Colaboradores: Francesco Borghi
  • Cidade: Guanaqueros
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Juan Durán Sierralta

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 1953 Le Corbusier escreveu uma carta aos arquitetos chilenos que foi enviada através de Emilio Duhart, um importante arquiteto chileno que na ocasião desenhava para ele os edifícios que estavam sendo feitos na Índia. Nessa carta, Corbusier enfatiza a necessidade de cuidar das pessoas durante o desenvolvimento de um processo de projeto. Ele disse "naquele momento as ideias acadêmicas foram deixadas para trás, e as medições menores, as distâncias mais curtas, ou as construções menores, passam a ser um precioso copo d'água no deserto.".

Desde quando eu estava na Escola de Arquitetura, enfrentei projeto pequenos, como cabanas, casas de férias, etc. Mas não eram pequenos apenas em termos de superfície, mas também tinham orçamentos reduzidos. Assim, meus primeiros desafios profissionais se basearam em fazer um bom projeto com pouco dinheiro. O grande problema era que depois continuei recebendo esse tipo de encomenda, já que de uma forma ou outra, eu tinha me especializado em "projetos de baixo custo".

© Juan Durán Sierralta
© Juan Durán Sierralta

Assim, comecei a desenvolver diferentes estratégias para alcançar esse objetivo com bons desenhos. Fui em busca da arquitetura prefabricada, pensando em possibilidades técnicas de construção com maior controle, mais rápidas e baratas. Nesse sentido, tive algumas experiências interessantes, como na ocasião que utilizei Painéis SIP em uma residência em Santo Domingo, Chile. Apesar disso, as técnicas de prefaricação requerem alguns processos industriais relacionados aos mercados comerciais, que representam um limite em si mesmos quando se deseja reduzir os custos de construção. Por conta disso, comecei a trabalhar em projetos de "baixa tecnologia". Em um país como o Chile, é comum encontrar contextos precários onde são erguidos edifícios. É fácil, então, estar em contato com técnicas precárias locais e mão de obra. Tal precariedade está muito bem relacionada ao projeto em termos de capacidade de resolver problemas de arquitetura em menor tempo, materiais locais e pouco conhecimento tecnológico. Essa foi a estratégia que utilizei para "Hostal Retoque" em Quintero, Chile.

Elevação / Corte
Diagrama
Maquete

Esta cabana de policarbonato é uma pequena residência de aluguel bem ao lado de outra casa maior para as férias na costa de Guanaqueros. O proprietário vive da locação dessas duas casas para as pessoas que ficam fora dos principais centros turísticos das praias do país. Trata-se de uma empresa pessoal de pequena escala que oferece um local para hospedar-se e aproveitar a praia, motivo pelo qual no início havia um orçamento muito reduzido para construção, apenas US$ 365 / m². Por isso, nesse caso, tentei de novo uma proposta com projeto de baixa tecnologia, trabalhando com um único carpinteiro, com as técnicas que conhecia, assimilando todas essas condições no início do processo de desenho.

© Juan Durán Sierralta

Porém, havia outro problema. O lote tinha uma casa construída e, inclusive, uma sala preexistente ao lado de 9 metros quadrados. Assim, existia uma área apertada para construir essa segunda casa de férias, e isso significava falta de luz solar. Por conta disso, projetou-se as operações destinadas a resolver esse problema. A primeira foi uma adaptação das paredes dos dois dormitórios para criar um pátio de luz dentro do ambiente preexistente. A segunda operação foi construir com policarbonato a grande parede que separa, tanto a residência, quanto o local onde encontra-se um amplo corredor de 90 cm. Com essas duas operações pudemos dar à casa uma relação muito direta com o local, e uma grande quantidade de luz solar para a cabana.

© Juan Durán Sierralta

Esta cabana de policarbonato adquire tal nome por conta da presença de uma grande parede do material na face que recebe luz solar. Essa parede branca pode refletir a luz e ser translúcida ao mesmo tempo. Como foi citado antes, essa pequena caba encontra-se em um lote que já tinha uma casa. Por conta da proximidade entre as duas construções, essa parede de policarbonato fornece luz, tanto ao interior da cabana, quanto à passarela entre as casas. O sistema estrutural foi realizado com tábuas padrão de madeira de pinho bruto. Toda a casa foi construída com um só artesão em um período de 2 meses.

© Juan Durán Sierralta

© Juan Durán Sierralta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Guanaqueros, Coquimbo, Região de Coquimbo, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cabana de Policarbonato / Alejandro Soffia" [Polycarbonate cabin / Alejandro Soffia] 15 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871117/cabana-de-policarbonato-alejandro-soffia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.