8 casas experimentais nas paisagens da Colômbia

O domínio do lar é talvez o âmbito mais íntimo que atende a arquitetura. Os espaços domésticos figuram como uma extensão multidimensional da cultura em relação ao privado, no sentido que facilitam a expressão individual dos usuários e se aproximam em maior grau da experiência cotidiana que qualquer outra tipologia.

A arquitetura doméstica na Colômbia conseguiu um amplo território de experimentação nas áreas rurais, se livrando das limitações do espaço urbano consolidado e incorporando variáveis naturais e geográficas em múltiplos resultados formais e diferentes graus de relacionamento com a dimensão paisagística.

A seguinte seleção de arquitetura doméstica é centrada na apreciação da paisagem como recurso utilitário da prática projetual, atingindo uma fusão controlada do meio natural e o espaço habitado. Os volumes resultantes são permeados pelo entorno através de pátios ou grandes aberturas sem desconhecer a atenção ao domínio doméstico.

8 casas experimentais nas paisagens da Colômbia  - Mais Imagens+ 36

Casas Nilo / Alberto Burckhard + Carolina Echeverri
Girardot, Cundinamarca

Casas Nilo / Alberto Burckhard + Carolina Echeverri. Image © Juan Antonio Monsalve

8 casas experimentais nas paisagens da Colômbia  - Mais Imagens+ 36

Do arquiteto. O projeto está localizado em La Maseta de Santo Domingo, Município de Nilo, Departamento de Cundinamarca. O planalto domina o local e as visuais de perfil montanhoso conformam um belíssimo entorno. O clima é tropical, com temperaturas que variam entre 27º e 38º e em algumas épocas do ano conta com agradáveis brisas. As casas localizam-se em dois lotes vizinhos com vistas a um lago. A área dos lotes é de 3.380 m2 e 2.761 m2, respectivamente.

A arquitetura proposta é de leitura minimalista, com volumes definidos, principalmente, por planos horizontais. Estes planos, construídos em concreto, constituem a característica marcante e identificável do projeto. O pavimento da cobertura da área social dobra-se perpendicularmente sobre si mesmo duas vezes, conformando o volume do segundo pavimento. Os demais planos verticais foram constituídos por fechamentos de caixilho e persianas de madeira. Os jardins projetados e semeados em função dos espaços, contêm as casas de tal forma que o domínio do local se dá através das vistas à paisagem e a manutenção do clima.

Residência El Carajo / Obranegra Arquitectos
El Retiro, Antioquia

Casa El Carajo / Obranegra Arquitectos. Image © Isaac Ramírez

8 casas experimentais nas paisagens da Colômbia  - Mais Imagens+ 36

Do arquiteto. A residência El Carajo está localizada no parque ecológico Los Salados, às margens da represa La Fe, 30 quilômetros a sudeste de Medellín. Seus conceitos principais estão no diálogo respeitoso que a obra estabelece com o entorno, propiciando múltiplas relações com a paisagem e na transformação de elementos da arquitetura tradicional em componentes que condizem com as exigências da vida contemporânea.

A configuração longitudinal da residência, voltada para a paisagem através de um amplo corredor, faz referência às tipologias tradicionais da arquitetura dos andes colombianos, de longe a construção é percebida como uma casa comum, mas ao aproximar-se os detalhes particulares se tornam visíveis respondendo aos requerimentos do habitar contemporâneo e os desejos específicos dos seus habitantes.

Casa CR / H+H ArquitectosBogotá

Casa CR / H+H Arquitectos. Image © Rodrigo Dávila

8 casas experimentais nas paisagens da Colômbia  - Mais Imagens+ 36

Do arquiteto. Localizada em um exclusivo bairro de Santa Ana Oriental ao norte de Bogotá, esta casa de 711 m² foi projetada de acordo com as vontades do cliente. Sua arquitetura em concreto aparente busca a depuração de elementos e sua volumetria responde à implantação de acordo com a orientação de seu entorno, conformando dois volumes articulados pela zona de acesso com transparência para o jardim dos fundos. Na zona social foi previsto uma altura maior e uma abóboda que integra num mesmo espaço a sala de jantar e de estar, todos relacionados com o jardim principal. A construção foi concluída no mês de agosto de 2013.

O programa contemplou uma sala de estar e de jantar conjugadas, cozinha, áreas de serviço e banheiro social, além de uma zona privada com quatro quartos, cada um com seu banheiro, um pequeno estar para os quartos e um estúdio de usos múltiplos que pode se isolar ou se abrir par a zona social. Cada um dos núcleos se levantam paralelos a um limite distinto, circunstância que aporta dinamismo e obriga que a casa se afaste de uma estrutura ortogonal, por isso o acesso principal é como uma rótula que une os dois núcleos em um único volume.

Casa 7A / Arquitectura en Estudio + Natalia HerediaVilleta, Cundinamarca

Casa 7A / Arquitectura en Estudio + Natalia Heredia. Image © David Uribe

8 casas experimentais nas paisagens da Colômbia  - Mais Imagens+ 36

Do arquiteto. O desafio era projetar uma casa de campo nos arredores da cidade de Villeta (Cundimarca, Colômbia) a uma hora e meia a oeste de Bogotá; a 967 metros acima do nível do mar, com um clima quente seco na maior parte do ano. As determinantes do terreno são muito claras; um lote com declive muito acentuado que inicia no alto de uma colina e desce para a ravina El Cojo. O programa solicitado, em 550 m² de construção, abriga 3 dormitórios, sala de estar, área de serviço, área social e áreas de varanda e piscina; tudo isto sob uma determinante essencial: a casa poder ser completamente fechada quando não estiver sendo usada.

O lugar define em grande parte a concepção deste projeto. Nós iniciamos dos elementos básicos da arquitetura: A cobertura, que nos protege do ambiente hostil mas que por sua vez nos permite relacionarmos diretamente com o entorno. A cobertura, horizontal e transparente, emoldura a paisagem e nos protege do sol e da chuva, ao mesmo tempo em que dilui o limite entre o lado de dentro e de fora, entre o natural e o artificial.

Casa Galería / GM Arquitectos
Pereira, Risaralda

Casa Galería / GM Arquitectos. Image © Luis Fernando Ramos

8 casas experimentais nas paisagens da Colômbia  - Mais Imagens+ 36

Do arquiteto. O projeto surge a partir da análise de 2 principais premissas: o programa, ou seja, as necessidades, custo por metro quadrado e solicitações do cliente; e por outro lado, o contexto geográfico, localização, clima e terreno.

O lugar possui algumas características especiais em termos de clima e paisagem, sendo que a região é conhecida na Colômbia por sua vegetação abundante, chamada Guaduales, e o clima quente. Por causa disso, integrou-se a paisagem circundante usando bambu como principal fechamento, permitindo assim, além de inserir o projeto na paisagem, mas induzir a ventilação natural minimizando o uso de energia para resfriá-la. O terreno possui um declive íngreme, em direção à vegetação, e tentou-se realizar a mínima movimentação de terras, adaptando a casa na maneira mais sutil possível às curvas de nível. Com este gesto, além de minimizar os custos do trabalho, gerou-se um salão onde, em princípio, funcionaria um ginásio, depois, um escritório e, em seguida, um dormitório de hóspedes, tudo isso durante o processo de projeto. Assim, optou-se por criar um espaço onde se pudesse utilizar segundo as necessidades do usuário.

Casa no Lago / De La Carrera Cavanzo
Sesquile, Cundinamarca

Casa no Lago / De La Carrera Cavanzo. Image © Luis Alberto Mariño

8 casas experimentais nas paisagens da Colômbia  - Mais Imagens+ 36

Do arquiteto. A ideia corresponde ao conceito primário da casa como desenharia uma criança. Esta construção realizada em pedra e ardósia da região, é uma busca da essência do conceito de casa para o resguardo do clima e exaltação da paisagem. É uma reinterpretação contemporânea da residência camponesa das montanhas.

O volume é um prisma puro que capta o sol por todas suas faces evitando beirais para assimilar o máximo de calor do sol no frio do altiplano a 2700 m sobre o nível do mar, ante a imponente vista de uma represa. Adossado ao volume há um outro prisma, totalmente contemporâneo; dentro deste todos os banheiros da casa recebem luz zenital e calor durante o dia, gerando a falsa sensação de estar ao ar livre, mas sem as inclemências do clima.

Casa 40 / Sergio Reyes Rodríguez
La Calera, Cundinamarca

Casa 40 / Sergio Reyes Rodríguez. Image © Santiago Pinyol

8 casas experimentais nas paisagens da Colômbia  - Mais Imagens+ 36

Do arquiteto. A casa 40 está numa zona rural nas imediações de La Calera. Faz parte de um condomínio de casas unifamiliares e seu contexto se distingue pelas particularidades da paisagem típica da savana de Bogotá, o mais vasto planalto dos Andes colombianos. Tendo isto em conta, os elementos formais que compõem a arquitetura desta casa se inserem no lote de tal forma que a paisagem circundante seja ressaltada.

A fachada é reduzida a uma paleta de três materiais que se caracterizam por sua eficiência e bom comportamento frente ao clima da região. Igualmente, são materiais tecnicamente viáveis e conhecidos em seu processo construtivo no local, cuja manutenção é quase nula. O corpo principal da casa (de paredes portantes), leva um acabamento em marmolina preparada e texturizada que é interrompida por lajes aparentes de concreto branco. Estes elementos marcam a madeira teca que, como fachada ventilada, ajuda a isolar termicamente a residência.

Casa em Llano Grande / Plan:b arquitectos
Rionegro, Antioquia

Casa em Llano Grande / Plan:b arquitectos. Image © Alejandro Arango

8 casas experimentais nas paisagens da Colômbia  - Mais Imagens+ 36

Do arquiteto. Nesta casa propomos um sistema paralelo de paredes de concreto que definem quatro volumes conectados de maneira transversal acolhendo zonas diferenciadas de programa e configurando um pátio aberto de chegada.

A vida cotidiana da casa transcorre entre atividades recolhidos no pátio e atividades interiores que desfrutam da presença do bosque. Todos os dormitórios e áreas sociais estão na área plana do lote, mas voam sobre uma mudança de nível topográfica que baixa em direção à vegetação, e as áreas de serviço ocupam a parte posterior do solo plano.

As zonas altas da casa possuem vistas para a paisagem e podem se abrir ao sol da tarde para esquentar o interior. Os materiais utilizados no projeto são concreto aparente com folheados de pedra escura e rústica da região, articulados por acabamentos de madeira e painéis metálicos perfurados que filtram o sol da tarde.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gerald, Richard . "8 casas experimentais nas paisagens da Colômbia " [8 viviendas experimentales en los paisajes de Colombia ] 11 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871075/8-casas-experimentais-nas-paisagens-da-colombia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.