Casa Marbel / MYCC Oficina de Arquitectura

Casa Marbel / MYCC Oficina de Arquitectura - Mais Imagens+ 16

Boadilla del Monte, Espanha
  • Arquitetos: MYCC Oficina de Arquitectura; MYCC Oficina de Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bashmor Engineering, Baumit, Cortizo, Griesser, MADERGIA, Saunier Duval, Stora Enso
  • Colaboradora: Raquel del Río
  • Arquiteto Técnico: Juan Carlos Sanchez Recio
  • Arquitetos Responsáveis: Carmina Casajuana, Beatriz G.Casares, Marcos Gonzalez
  • Cidade: Boadilla del Monte
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um casal amante dos esportes contatou os arquitetos para construir uma casa em uma urbanização tranquila nos arredores de Madri, de onde podem treinar para as próximas competições de corridas de aventura.

O objetivo é fazer uma casa prática, funcional, resistente e cujo processo construtivo seja respeitoso com o meio ambiente. Além disso, a casa deveria ser energeticamente eficiente e a construção ágil e limpa.

Foi uma surpresa saber que os clientes compartilham o interesse de uma Casa Passiva, aquela que por sua morfologia e acabamentos é capaz de funcionar com o mínimo aporte energético, e a casa se desenvolve com o objetivo de minimizar a demanda.

Planta

Optamos por uma estrutura semi prefabricada de painéis de madeira compensada já cortada em fábrica, montadas em apenas quatro dias. A fachada, por sua vez, se resolve com um sistema SATE de 10 cm de isolamento que proporciona um abrigo eficiente à casa, com acabamentos em argamassa acrílica impermeável, estável e duradoura. 

No primeiro contato com o terreno descobriu-se que a inclinação da topografia permite que desfrutemos as montanhas da paisagem de Madri, condição que foi inserida no processo de projeto. Desta forma, o volume é incorporado na colina e é configurado em dois pavimentos, com acesso inferior relacionado ao térreo e o primeiro pavimento com os quartos relacionados à paisagem. O volume é estrategicamente modelado para possuir orientação sul em todos os ambientes e grandes aberturas aumentam a conexão com o entorno.

Corte

O pavimento térreo foi concebido pensando na área que se espera ser a mais utilizada: a cozinha, projetada como um grande espaço de encontro, compartilhado em família e de onde parte o acesso para a varanda com piscina. Esta inclui um sistema de correnteza, como parte do treinamento do casal e painéis solares para desfrutar de água quente na piscina, permitindo seu uso durante todo o ano. 

A vegetação também possui um papel importante para o projeto. Duas coberturas ajardinadas conectadas aos quartos aparecem como varandas de carpetes verdes nos pés das camas, uma grande inclinação coberta por espécies aromáticas e temperos para o jardim dos fundos. 

A cor eleita para a maior parte da envoltória é o cinza claro, escolhida por evitar o sobre aquecimento da radiação solar e proporcionar um tom neutro a partir da rua. Esta decisão enfatiza as cores claras dos pátios: verde e amarelo, apenas descobertos quando se anda pela casa. O contraste cromático destaca a importância destes espaços de transição entre a casa e o jardim, enquanto a define como lugares mais domésticos e independentes. Ambos os pátios estão localizados de tal maneira que é impossível vê-los ao mesmo tempo, a não ser que se esteja na cozinha, e não por acaso, este é o local de mais atividade da casa.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Marbel / MYCC Oficina de Arquitectura" [Marbel's House / MYCC Oficina de Arquitectura] 10 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870939/casa-marbel-mycc-oficina-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.