Casa em Lauro de Freitas / Jamelo Arquitetura

Casa em Lauro de Freitas / Jamelo Arquitetura - Imagem 2 de 32Casa em Lauro de Freitas / Jamelo Arquitetura - Imagem 3 de 32Casa em Lauro de Freitas / Jamelo Arquitetura - Imagem 4 de 32Casa em Lauro de Freitas / Jamelo Arquitetura - Imagem 5 de 32Casa em Lauro de Freitas / Jamelo Arquitetura - Mais Imagens+ 27

Lauro de Freitas, Brasil
  • Arquitetos: Jamelo Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  78
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Vivi Spaco
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Assoalho, Bancadas, Brises, Cedisa, Estrutura da escada inox, Guarda-corpo inox, Louças, Metais, Revestimentos, Telhado verde, Vigas /
  • Autores : Lorenz Meili, Giuliana Martini,
  • Colaboradores: Aline Ferrari, João Ribeiro da Fonseca
  • Estagiários: Luiz Filipe Rampazio, Victor Macoppi
  • Construtor: MSA
  • Estrutura: Lajaman
  • Cidade: Lauro de Freitas
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Lauro de Freitas / Jamelo Arquitetura - Imagem 2 de 32
© Vivi Spaco

Descrição enviada pela equipe de projeto. Temos alguns clientes muito queridos e de longa data. É o caso desta família que já possuía uma bonita casa em Lauro de Freitas, cidade de veraneio próxima a Salvador, Bahia. Eles nos pediram que pensássemos em um anexo independente da construção original para abrigar familiares e amigos. Desde o princípio a ampliação foi pensada como uma unidade autônoma sem necessidade de ter uma conexão direta com o restante da casa. Além disso, como a circulação vertical do novo anexo é externa, os dois pavimentos podem ser usados separadamente, ampliando a privacidade dos novos espaços.

Casa em Lauro de Freitas / Jamelo Arquitetura - Imagem 12 de 32
© Vivi Spaco

O terreno de esquina, com 1.250m², localizado em um loteamento próximo à praia é em grande parte ocupado por um generoso e bem cuidado jardim com muitos coqueiros. Para abrir espaço para o anexo sem alterar a vegetação existente, condição indispensável para os proprietários, a solução encontrada foi a demolição de uma pequena lavanderia. Assim foi definida a implantação da nova edificação.

Casa em Lauro de Freitas / Jamelo Arquitetura - Imagem 10 de 32
© Vivi Spaco
Casa em Lauro de Freitas / Jamelo Arquitetura - Imagem 23 de 32
Planta - Térreo
Casa em Lauro de Freitas / Jamelo Arquitetura - Imagem 4 de 32
© Vivi Spaco

O terreno possui solo arenoso e a solução encontrada pelos calculistas para a estrutura do anexo foi a utilização de uma fundação plana. Sobre a mesma foi erguido o primeiro pavimento de alvenaria estrutural. O segundo pavimento é construído com estrutura metálica e vedações de alvenaria. A cobertura é uma laje de vigotas pré-moldadas justapostas. 

Casa em Lauro de Freitas / Jamelo Arquitetura - Imagem 8 de 32
© Vivi Spaco
Casa em Lauro de Freitas / Jamelo Arquitetura - Imagem 24 de 32
Planta - Superior
Casa em Lauro de Freitas / Jamelo Arquitetura - Imagem 3 de 32
© Vivi Spaco

Sobre a laje de cobertura foi implementado um sistema de aquecimento de água solar e um jardim equipado com um sistema de irrigação automatizado. A decisão pela instalação de um teto verde decorreu da busca por um bom desempenho térmico e pela redução do consumo de energia com ar-condicionado, já que o clima na região é muito quente. 

Casa em Lauro de Freitas / Jamelo Arquitetura - Imagem 11 de 32
© Vivi Spaco

A madeira, desde que de origem sustentável, é um material muito apreciado pelos proprietários e foi empregada de várias maneiras na edificação: o piso do pavimento intermediário é de assoalho instalado sobre vigas de madeira, o “brise” vertical que rodeia todo o segundo pavimento também é feito com ripas de madeira, que protegem a varanda do sol e preservam a privacidade do anexo, e finalmente utilizada na confecção de todas as esquadrias, mobiliário e outros acabamentos. Ao final, o espaço atendeu bem as expectativas, tanto que o anexo acabou se tornando o refúgio do proprietário.

Casa em Lauro de Freitas / Jamelo Arquitetura - Imagem 20 de 32
© Vivi Spaco

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Lauro de Freitas / Jamelo Arquitetura" [House in Lauro de Freitas / Jamelo Arquitetura] 28 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870862/casa-em-lauro-de-freitas-jamelo-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.