Quinta Molis Belta / Rómulo Neto

Quinta Molis Belta  / Rómulo Neto - Mesa, CadeiraQuinta Molis Belta  / Rómulo Neto - Escada, CorrimãoQuinta Molis Belta  / Rómulo Neto - FachadaQuinta Molis Belta  / Rómulo Neto - FachadaQuinta Molis Belta  / Rómulo Neto - Mais Imagens+ 61

Vagos, Portugal
  • Arquitetos: Rómulo Neto; Rómulo Neto
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  420
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ivo Tavares Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Lomboser, Sosoares, Srviçomad,LDA
  • Colaborador: Eugenio Isaev
  • Architect In Charge: Rómulo Neto
  • Cidade: Vagos
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Quinta Molis Belta  / Rómulo Neto - Fachada
© ITS – Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O exercício que o cliente nos propôs tinha como objetivo, remodelar a casa existente, tornando-a mais flexível na utilização, dignificando e personalizando cada espaço.

Quinta Molis Belta  / Rómulo Neto - Porta, Iluminação
© ITS – Ivo Tavares Studio
Quinta Molis Belta  / Rómulo Neto - Mesa, Iluminação, Porta, Cadeira
© ITS – Ivo Tavares Studio

A luminosidade e a relação com a ria eram fatores nucleares no desenvolvimento do projeto. Apresentámos várias soluções e acabámos por decidir que a habitação só podia funcionar se algumas das paredes estruturais deixassem de existir.

Foi uma opção complexa, uma vez que tivemos que reforçar a laje com vigas invertidas, e assim desmembrar alguns espaços interiores.

Quinta Molis Belta  / Rómulo Neto - Viga
© ITS – Ivo Tavares Studio
Planta 00

A estratégia da fachada principal foi ocultar a entrada da garagem com ripado de madeira. De seguida, criámos um pequeno palco, que pontuámos com uma oliveira, representando a longevidade e o respeito que tínhamos pela construção antiga. Por detrás desta, utilizámos um grande painel de inox polido, para que pudéssemos refletir e espelhar a nossa árvore. Lateralmente, erguemos uma parede suspensa para tornar a frente mais transparente e leve. Quisemos também contrastar as janelas para que tivessem o máximo de expressão, aplicámos umas cantoneiras metálicas de cor preta para as "encaixilhar". 

Quinta Molis Belta  / Rómulo Neto - Fachada
© ITS – Ivo Tavares Studio
Quinta Molis Belta  / Rómulo Neto - Janela, Fachada
© ITS – Ivo Tavares Studio

No ponto de chegada, construímos grandes lâminas com espaços limitados entre elas, na horizontal e na vertical, definindo de forma elegante o momento da chegada.

No telhado, decidimos construir uma escada de luz, que representa a evolução da vida, e cria um momento alto para definir o espaço mais importante da casa, a sala de jantar.

Quinta Molis Belta  / Rómulo Neto - Imagem 39 de 66
© ITS – Ivo Tavares Studio
Quinta Molis Belta  / Rómulo Neto - Janela
© ITS – Ivo Tavares Studio

Ao entrarmos dentro da habitação, o nosso ponto de visão esbarra num plano de luz natural, e lateralmente deparamo-nos com uma parede facetada, revestida com um espelho, debruçada e declinada para o primeiro encontro com o hóspede.

Na escada de acesso ao piso -1 existe um espaço de leitura, uma vez que a largura do local dava-nos essa possibilidade. O encontro com o céu era inevitável, e fizemos da cobertura uma janela de encontro com as estrelas.

Quinta Molis Belta  / Rómulo Neto - Prateleira
© ITS – Ivo Tavares Studio
Axonométrica

Nos quartos virados a nascente, encontramos de manhã a ria que vaza e enche ininterruptamente, dando-nos a sensação que a nossa vista é todos os dias diferente.

A cor e o formato do junco inspirou-nos para os revestimentos exteriores. Utilizámos a ripa de pinho nórdico, termicamente modificado, para que pudesse existir no tempo sem qualquer manutenção.

Quinta Molis Belta  / Rómulo Neto - Dormitório, Cama, Janela
© ITS – Ivo Tavares Studio
Quinta Molis Belta  / Rómulo Neto - Imagem 38 de 66
© ITS – Ivo Tavares Studio

As áreas exteriores foram cuidadosamente desenhadas para que a piscina, a calçada portuguesa, os espaços verdes e a ria pudessem dialogar permanentemente. 

Quinta Molis Belta  / Rómulo Neto - Imagem 15 de 66
© ITS – Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Quinta Molis Belta / Rómulo Neto" 09 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870803/quinta-molis-belta-romulo-neto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.