Casa Maria & José / Sergio Sampaio Archi + Tectônica

Casa Maria & José / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 2 de 49Casa Maria & José / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 3 de 49Casa Maria & José / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 4 de 49Casa Maria & José / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 5 de 49Casa Maria & José / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Mais Imagens+ 44

Itu, Brasil
  • Autor: Sergio Sampaio
  • Arquiteto Responsável: Patricia Zeppini
  • Equipe: Renata Hirayama, Luiza Braga, Mariana Gomes
  • Estagiários: Pedro Lofrano; Graziela Godoy
  • Interiores E Paisagismo: Patricia Zeppini
  • Estrutura E Fundações: Arquimedes Costa
  • Estrutura Em Clt: Crosslam
  • Execução Estrutura Metálica: Carlos Augusto Stefani.
  • Marcenaria: AG Movelaria / Fasime.
  • Luminotécnica: Cia. de Iluminação.
  • Mobiliário: Gisela Trauczinski / ,Ovo
  • Roof Safety Access: Omni Trade (EPDM e TPO).
  • Cidade: Itu
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Maria & José / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 2 de 49
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se situa em um terreno de 3.200m2, sendo 60 metros de frente, com desnível de 8,00 metros de uma lateral à outra. Por demanda dos proprietários - um casal de idosos com quatro filhos - a casa deveria ser eminentemente térrea, devido a mobilidade reduzida de alguns membros da família, demandando a atenção para as normas de acessibilidade – rampa, elevador, barras de acessibilidade em banheiros, etc.

O programa principal da casa – social, lazer, e áreas íntimas – foram distribuídas em um único pavilhão que pousa sutilmente sob o terreno, sem tocar efetivamente o solo. Tal sutileza deve-se a estruturação de pilares e vigas metálicas.

Casa Maria & José / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 8 de 49
© Leonardo Finotti
Casa Maria & José / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 49 de 49
Cortesia de Sergio Sampaio Arquitetura
Casa Maria & José / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 3 de 49
© André Scarpa

As áreas de serviço e garagem estão localizados sob o pavilhão principal, ocupando o vazio proveniente da do declive natural do terreno.

Ao mesmo tempo que a fachada de tal volume se apresenta como uma caixa fechada para seu entorno, internamente há um grande pátio que permite a integração visual entre os ambientes da casa, além de garantir a entrada de iluminação natural permanente.

A grande piscina feita em concreto protendido se conecta ao volume principal da casa com o objetivo de integrar as atividades de lazer com a vida social da casa, facilitando a circulação e os acessos dos moradores da casa.

Casa Maria & José / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 23 de 49
© Leonardo Finotti
Casa Maria & José / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 46 de 49
Corte em perspectiva
Casa Maria & José / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 18 de 49
© André Scarpa

O projeto foi feito por meio de sistemas construtivos ‘secos’: painéis de CLT e estrutura metálica, resultando em uma obra limpa e racional. A água da chuva é captada por meio de tubos metálicos que as levam para cisternas e para o espelho d’água, para reuso na irrigação dos jardins e áreas verdes.

Pensando no conforto térmico, foram utilizados estratégias como sistema de ventilação cruzada, suspensão do volume da casa em relação ao solo para evitar o contato do volume com a umidade do solo, vidro laminado especial com refração de calor solar, controle de insolação por brises soleil em CLT, varandas com painéis de correr. Na cobertura, foi instalada uma manta termo-acústica e painéis solares com o objetivo de obter energia para aquecimento das instalações hidráulicas.

Casa Maria & José / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 32 de 49
© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Maria & José / Sergio Sampaio Archi + Tectônica" [Maria & José House / Sergio Sampaio Archi + Tectônica] 02 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870364/casa-maria-and-jose-sergio-sampaio-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.