“Adensamento Crítico Contracondutas” discute o trabalho escravo no Centro de Pesquisa e Formação

Ciclo de 4 encontros em maio no SESC CPF discute os principais enunciados relativos
ao “Contra – Seminário Internacional – Condutas” e potenciais desdobramentos do projeto Contracondutas, da Escola da Cidade. Dias 10, 17, 24 e 31/05. Inscrição gratuita

O Centro de Pesquisa e Formação - SESC CPF, em parceria com a Escola da Cidade e o projeto Contracondutas, apresenta, nos dias 10, 17, 24 e 31 de maio de 2017, o ciclo “Adensamento Crítico Contracondutas”, série de discussões que pretende desenvolver, aprofundar e articular questões e enunciados discutidos durante o evento “Contra – Seminário Internacional – Condutas: Políticas da arquitetura e trabalho escravo na contemporaneidade”, realizado de 04 a 08 de abril nas unidades do Sesc Belenzinho, Bom Retiro, Campo Limpo e na Escola da Cidade.

O ciclo “Adensamento Crítico Contracondutas” proporciona um momento de adensamento crítico dos enunciados relativos ao Seminário, tais como o trabalho e trabalho análogo a escravo, arquitetura como tecnologia política, o desenvolvimento de estratégias e as diversas habilidades de responder aos temas da contemporaneidade, tendo em vista o comum e os direitos humanos. “Há, nesse adensamento, uma retomada das condições históricas, das conexões contemporâneas e internacionais do problema e um enfoque maior nos direitos humanos”, explica a coordenadora do projeto Contracondutas, professora Carolina Tonetti.

Programação “Adensamento Crítico Contracondutas”:

Terça-feira, dia 10/05 | das 10h às 12h
“Trabalho Físico e Trabalho Intelectual: O acesso à universidade como forma de enfrentamento à escravidão e seu legado”

Palestrantes: Douglas Belchior (professor e fundador do Movimento Uneafro Brasil); Lorena Telles (historiadora e doutoranda pela USP); e Tamires Gomes Sampaio (advogada, vice-presidente da União Nacional dos Estudantes – UNE). Debatedor: Raul Araújo (psicanalista e pesquisador da Universidade de Liverpool).

Terça-feira, dia 17/05 | das 10h às 12h
“Trabalho, Globalização e Exploração – As Possibilidades de Organização e Resistência Diante das Cadeias Produtivas Transnacionais”

Palestrantes: Dr. Brian Garvey (pesquisador e membro do grupo de pesquisa Trabalho e Globalização na Escola de Negócios da Universidade de Strathclyde em Glasgow, Escócia); e Dr. Odair Furtado (professor no Programa de Estudos Pós-Graduado em Psicologia Social da PUC SP). Debatedor: Raul Araújo (psicanalista e pesquisador da Universidade de Liverpool).

Terça-feira, dia 24/05 | das 10h às 12h
Produção das Grandes Obras Públicas no cenário brasileiro de 1950-1970: Estado-Empresa, Espaço-Natureza e Trabalho-Canteiro

Palestrantes: Carolina Heldt d’Almeida (arquiteta, professora e doutoranda pelo IAU USP); Guilherme Moreira Petrella (arquiteto e professor da Escola da Cidade); e José Tavares Correia de Lira (livre-docente da FAU USP).

Terça-feira, dia 31/05 | das 10h às 12h
“Escravidão transatlântica e contemporânea - A Cultura como Forma de Enfrentamento do Trabalho”

Palestrantes: Dr. Richard Benjamin (diretor do International Slavery Museum em Liverpool, Grã-Bretanha); e Marcio Farias (educador do Museu AfroBrasil e douturando em psicologia social na PUC SP). Debatedor: Raul Araújo (psicanalista e pesquisador da Universidade de Liverpool).

Contracondutas

Desenvolvido no âmbito do Conselho Técnico da Escola da Cidade (São Paulo), o projeto Contracondutas busca responder, com diversas ações político-pedagógicas, parte das questões abertas pela fiscalização e flagrante de situações relacionadas ao trabalho análogo a escravo em uma grande obra em Guarulhos, o terminal 3 do Aeroporto Internacional. O projeto Contracondutas foi idealizado por uma equipe interdisciplinar de profissionais, com duração de um ano (maio de 2016 a maio de 2017), e opera como dispositivo que atravessa diversas atividades didático-pedagógicas da Escola da Cidade, ao mesmo tempo em que se incorpora e provoca indagações acadêmicas, jornalísticas e artísticas, projetando-se em direção ao debate público do tema e de suas repercussões na cidade, nas relações sociais, na ocupação do território, nos fluxos migratórios, nas políticas públicas e nas produções culturais.


Serviço:

Ciclo de debates: “Adensamento Crítico Contracondutas” da Escola da Cidade no Centro de Fomação e Pesquisa – SESC CPF
• Dias: 10, 17, 24 e 31 de maio de 2017
• Horários: das 10 às 12 horas
• Local: Centro de Pesquisa e Formação – SESC CPF
• Inscrições: Site do Centro de Pesquisa e Formação (http://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/seminario-contra-condutas-adensamento-critico).

Gratuito

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "“Adensamento Crítico Contracondutas” discute o trabalho escravo no Centro de Pesquisa e Formação" 28 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870253/adensamento-critico-contracondutas-discute-o-trabalho-escravo-no-centro-de-pesquisa-e-formacao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.