Clássicos da Arquitetura: Everson Museum / I.M. Pei

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com uma coleção centrada na arte americana e cerâmica, o Everson Museum existe como uma estrutura que é mais do que apenas um depósito para a arte. Projetado em 1968 por I.M. Pei, o edifício procurou desafiar a tipologia tradicional do museu através de sua forma inovadora, enquanto também existir como um objeto de arte moderna por si só. Pei concebeu o Everson como uma estrutura completamente aberta com acessos a seu interior a partir de todos os seus lados expostos.

Clássicos da Arquitetura: Everson Museum / I.M. Pei - FachadaClássicos da Arquitetura: Everson Museum / I.M. Pei - FachadaClássicos da Arquitetura: Everson Museum / I.M. Pei - Imagem 4 de 15Clássicos da Arquitetura: Everson Museum / I.M. Pei - Tijolo, FachadaClássicos da Arquitetura: Everson Museum / I.M. Pei - Mais Imagens+ 10

Clássicos da Arquitetura: Everson Museum / I.M. Pei - Fachada
© Jesse Ganes

O edifício é composto principalmente de quatro volumes opacos de concreto que rodeiam um átrio aberto onde os visitantes se deslocam para acessar as galerias. Uma biblioteca / lounge e um auditório existem como volumes separados que são acessados através do átrio.

Clássicos da Arquitetura: Everson Museum / I.M. Pei - Imagem 7 de 15

Cada volume contém galerias de diferentes tamanhos e alturas que, quando vistas do exterior, conferem hierarquia ao conjunto geral de formas que compõem o museu. Um segundo pavimento em balanço adiciona mais diferenciação ao edifício da paisagem circundante.

Clássicos da Arquitetura: Everson Museum / I.M. Pei - Imagem 4 de 15
© Jesse Ganes

Visitantes e luz natural adentram no edifício através de frestas entre os principais volumes do edifício. Assim como se pode interagir com todos os lados da escultura, o Everson atua como uma forma singular no pedestal da praça aberta que o rodeia.

A ambição escultórica do edifício também é evidente na forma do acabamento do concreto, com uma aparência bruta e estriada. O edifício aparenta ter sido trabalhado de forma semelhante à de algumas peças expostas nele.

Clássicos da Arquitetura: Everson Museum / I.M. Pei - Pilar

Em contraste com a maneira pela qual Pei borrou a sequência de entrada no edifício, a forma como as galerias do segundo pavimento são acessadas é bem determinada. Uma grande escadaria espiral de concreto escultural leva os visitantes do edifício até um segundo nível de galerias com vista para o átrio central do edifício.

Clássicos da Arquitetura: Everson Museum / I.M. Pei - Imagem 12 de 15
© Flickr User: smallcurio
Clássicos da Arquitetura: Everson Museum / I.M. Pei - Fachada
© Jesse Ganes

Passarelas de concreto conectam os volumes independentes que levam os visitantes de galeria a galeria através do átrio principal. Este promenade serve para objetificar cada galeria, agregando às ambições escultóricas do edifício.

Clássicos da Arquitetura: Everson Museum / I.M. Pei - Fachada
© Jesse Ganes

A praça circundante do edifício também contém várias esculturas ao ar livre. Uma grande piscina é esculpida no chão. Esta zona exterior relaciona-se formalmente em linguagem e escala com o edifício para o oeste. Instalações de vídeo, um dos focos de sua coleção, são projetadas nas fachadas do Everson, animando seus volumes de concreto.

Clássicos da Arquitetura: Everson Museum / I.M. Pei - Tijolo, Fachada
© Jesse Ganes
  • Arquitetos: I.M. Pei; I.M. Pei
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  1968
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jesse Ganes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Syracuse, New York, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Ganes, Jesse. "Clássicos da Arquitetura: Everson Museum / I.M. Pei" 26 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870004/classicos-da-arquitetura-everson-museum-im-pei> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.