Residência Estrade / MU Architecture

Residência Estrade / MU Architecture - Mais Imagens+ 24

Saint-Adolphe-d'Howard, Canadá
  • Arquitetos: MU Architecture; MU Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alumilex, Atelier Jacob, Stuv
  • Equipe De Projeto: Jean-Sébastien Herr, Charles Côté, Jean-Philippe Bellemare, Pierre-Alexandre Rhéaume, Floriane Deléglise
  • Construtora: Paul Lalonde et fils
  • Arquiteto Responsável: MU Architecture
  • Cidade: Saint-Adolphe-d'Howard
  • País: Canadá
Mais informaçõesMenos informações
© Ulysse Lemerise Bouchard (YUL Photo)

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na região de Laurentides, Quebec, a residência Estrade se revela discretamente nas margens do lago Cabane, em St-Adolphe d'Howard.

Ao estudar a topografia rochosa do lugar o escritório MU Architecture decidiu ressaltar as peculiaridades do terreno com uma intervenção arquitetônica adaptada e cativante. O primeiro objetivo foi desenhar uma casa em total harmonia com seu entorno.

© Ulysse Lemerise Bouchard (YUL Photo)
Planta

A singular topografia do projeto forma uma crista rochosa que submerge no lago. A fim de criar um caminho de descobrimento, uma série de volumes dinâmicos ancoram, margeiam ou levitam sobre essa topografia. Sua distribuição escalonada e sobreposta cria uma multiplicidade de terraços que abraçam o terreno. Esse desdobramento cria um rico diálogo entre a arquitetura e paisagem selvagem. 

A residência é formada por longas paredes de pedra natural que parecem nascer da profundidade do solo. Projetando-se em direção a paisagem, estas paredes protegem as habitações no térreo, enquanto conferem aos usuários um acesso direto ao terraço. As rochas extraídas durante a escavação foram reutilizadas na paisagem ao redor da residência, convertendo-se também em personagens desta narrativa arquitetônica. 

© Ulysse Lemerise Bouchard (YUL Photo)

Discreta e intrigante, graças às suas massas cegas, a residência se revela lentamente, volume atrás de volume. Um amplo recesso, sob o que parece ser um cubo flutuante, nos convida adentrar ao lugar. Desde a entrada, uma escada aérea e magistral da as boas-vindas ao visitante e se desdobra em um amplo espaço luminoso. Precisamente alinhada nas grandes aberturas, ela conecta todos os níveis em tramas assimétricas. A ausência de colunas faz com que os corrimãos pareçam levitar. Minimalismo e atenção aos detalhes contribuem para criar uma certa pureza e comodidade à residência, um gesto que imediatamente designa todo o projeto; Cada corredor conduz a uma abertura luminosa e nos faz descobrir uma residência maior e mais complexa que à primeira vista. Os espaços oferecem tanto convivência quanto intimidade através de uma atmosfera diferente em cada nível.

© Ulysse Lemerise Bouchard (YUL Photo)

No térreo, o espaço aberto está bem definido e oferece impressionantes vistas para o lago. Banhado de luz natural, o nível principal termina em um terraço que estende a cozinha para o exterior. Este grande volume se estende perpendicularmente ao topo natural do terreno para maximizar o panorama com mais de 18 metros de largura. A cozinha de cor acinzentada e seus móveis integrados contrastam com o branco das paredes, rompendo com a monocromia. Além disso, a lareira dupla, situada no centro da sala comum, acentua a sensação de calidez do lugar. Os pisos, cobertos de madeira natural, assim com o terraço, permitem uma transição suave e sutil desde o interior até o exterior. Este volume principal, revestido com cedro natural, forma o coração o projeto e reúne a família. Ele marca a transição entre a atividade dos espaços inferiores dedicados às crianças e a tranquilidade da suíte acima. 

© Ulysse Lemerise Bouchard (YUL Photo)

Na parte superior, uma segunda massa de cedro negro domina espetacularmente a entrada e o entorno, abrigando o apartamento principal com banheiro e closet. 

© Ulysse Lemerise Bouchard (YUL Photo)

O aspecto volumétrico e vernáculo da residência, combinado com sua materialidade, testemunha uma escritura arquitetônica que compõe seu entorno. Esta composição segmentada em vários níveis se mistura com a natureza seguindo as estações. Além disso, a articulação das suas áreas dentro das suas massas integra suavemente a casa  e reduz o impacto dos seus 330 m2. Sua qualidade espacial se deve ao conforto e a sensação de bem-estar, refletindo a imagem da tranquilidade do lugar.

via v2com

© Ulysse Lemerise Bouchard (YUL Photo)

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Estrade / MU Architecture" [Estrade Residence / MU Architecture] 24 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869841/residencia-estrade-mu-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.