SO-IL e MINI LIVING desenvolvem protótipo de moradia compartilhada para conscientização do uso de recursos

Em todo o mundo, cidades apresentam poucas opções atraentes de habitações que utilizam os recursos de forma ambientalmente positiva e responsável. Procurando resolver esse desafio, a empresa SO-IL, sediada em Nova Iorque, se uniu ao fabricante de automóveis MINI para criar o MINI LIVING – Respire, uma "interpretação futurista do viver na cidade de forma compartilhada, consciente do uso dos recursos e com uma pegada compacta".

Agora em exibição no Salone del Mobile 2017 de Milão, a estrutura do protótipo é construída a partir de uma membrana de tecido translúcido esticada numa estrutura de metal modular que se eleva verticalmente num lote urbano de 50 metros quadrados anteriormente não utilizado. Seis ambientes e um jardim na cobertura proporcionam espaços para disposições programáticas flexíveis, aderindo aos princípios MINI LIVING de "Uso criativo do espaço" e "Pegada mínima".

SO-IL e MINI LIVING desenvolvem protótipo de moradia compartilhada para conscientização do uso de recursos - Mais Imagens+ 10

© Laurian Ghinitoiu

"MINI LIVING – Respire questiona os conceitos convencionais de moradia e introduz uma abordagem criativa para resolução de desafios futuros nas áreas urbanas", disse Esther Bahne, Chefe de Estratégia de Marca e Inovação da MINI. "A instalação mostra o que acontece quando enxergamos a casa não apenas como um espaço para viver, mas como uma parte ativa do nosso meio - a qual desempenha um papel positivo para o meio ambiente e para as pessoas que lá vivem".

© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

O piso térreo apresenta uma área de cozinha que recepciona os visitantes e serve como uma "interface espacial e social com a área ao redor da instalação." Três andares de espaços de estar para trabalho e relaxamento, com áreas de dormitórios, uma potencial "área molhada" e um jardim na cobertura compreendem os andares superiores.

Os arquitetos optaram por paredes têxteis, permeáveis à luz, para separar os espaços. Desta forma, é possível que sejam vistos os movimentos e silhuetas das pessoas nos ambientes vizinhos, criando uma sensação de conexão sem sacrificar a privacidade. A pele externa também é translúcida para inundar os espaços interiores com luz natural, mas também possui um revestimento especial que purifica o ambiente interno filtrando e neutralizando o ar.

© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

"A abordagem que utilizamos no MINI LIVING – Respire vai muito além de um conceito puramente de moradia", explica Oke Hauser, Diretor Criativo do MINI LIVING. "Consideramos a instalação como um ecossistema ativo, que contribui positivamente para as vidas e experiências das pessoas e para o microclima urbano, retratado aqui pelo uso inteligente dos recursos essenciais à vida - ou seja, ar, água e luz."

© Laurian Ghinitoiu

A instalação MINI LIVING – Respire beneficia também seu contexto urbano, através de seu revestimento externo purificador e da adição de vigorosas plantas produtoras de oxigênio no jardim da cobertura. Um sistema de coleta de água da chuva também foi integrado para armazenar e reutilizar a água limpa. Móvel e adaptável, a estrutura pode ser desmontada e personalizada para atender a uma variedade de climas.

"MINI LIVING – Respire oferece a seus moradores o contato direto com seu ambiente. Ao tornar o ato de morar uma experiência ativa, a instalação encoraja os visitantes a confrontar nossa tendência em enxergar os recursos como garantidos", acrescenta Ilias Papageorgiou, Diretora da SO-IL.

© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

MINI LIVING – Respire estará em exibição durante toda a duração da Tortona Design Week, em Milão, de 04 a 09 de abril. Saiba mais sobre a instalação aqui.

As fotografias são cortesia de Laurian Ghinitoiu.

© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

Zaha Hadid Architects Creates Immersive Digital Installation for Samsung at Milan Design Week

Zaha Hadid Architects has collaborated with Samsung and digital art and design collective Universal Everything to create an immersive technology installation at the 2017 Milan Design Week, taking place this week in the Italian city. Named 'Unconfined,' the pavilion will showcase Samsung 's new Galaxy S8 smartphone by leading visitors through an immersive environment inspired by the device.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "SO-IL e MINI LIVING desenvolvem protótipo de moradia compartilhada para conscientização do uso de recursos" [SO-IL and MINI LIVING Develop Housing Prototype for Resource-Conscious Shared Living] 25 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869659/so-il-e-mini-living-desenvolvem-prototipo-de-moradia-compartilhada-para-conscientizacao-do-uso-de-recursos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.