Edifício Polak / Paul de Ruiter Architects

Edifício Polak / Paul de Ruiter Architects - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: Paul de Ruiter Architects
; Paul de Ruiter Architects

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  8400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AGC, Brakel Atmos, De Groot Vroomshoop, Facedo, LUMİNA, Pulastic, Schüco, Van Eck
  • Diretor Do Projeto: Marlous Vriethoff
  • Equipe De Projeto: Laura van de Pol, Richard Buijs, Marieke Sijm
  • Assessoria De Construção: Van Rossum
  • Assessoria De Instalação: VIAC
  • Assessoria Da Física Da Construção: LBP Sight
  • Assessoria De Orçamento: bbn adviseurs

  • Instalações E: Croon
  • Instalações Wtb: Wolter & Dros TBI Techniek
  • Empreiteiro: SMT Bouw
  • Construtora: Palte
  • Arquitetura De Interiores: Paul de Ruiter Architects

  • Planejamento Urbano: Juurlink[+]Geluk, bureau JvantSpijker
  • Arquitetos Responsáveis: Paul de Ruiter, Noud Paes
  • Cidade: Roterdã
Mais informaçõesMenos informações
© Tim Van de Velde

Descrição enviada pela equipe de projeto. A paisagem educativa, sempre mutante, requer um entorno de aprendizagem que está continuamente vinculado a sociedade e ao mundo que a rodeia. Esse foi também o requerimento da Erasmus University Rotterdam ao entrar em contato com o escritório Paul de Ruiter Architects para desenhar tanto o interior quando o exterior do novo edifício universitário. Esta foi a oportunidade perfeita para desenhar um edifício totalmente integrado e sustentável, no qual o agradável ambiente de estudo no interior estivesse vinculado a vida no exterior do campus. 

© Tim Van de Velde

Estudantes e visitantes são livres para caminhar desde a praça adjacente diretamente ao átrio do edifício. Nesta animada parte do edifício, existem oportunidades para visitar o salão de beleza, sair comprar roupas ou compartilhar experiências e ideias em um dos cafés. Uma grande escada de plataforma conduz ao coração do átrio no primeiro pavimento, onde começa o edifício de ensino.

© Tim Van de Velde

Do caos à calma

O interior foi desenhado completamente para satisfazer as necessidades dos diferentes usuários. A fim de permitir que os grandes grupos de estudantes movam-se livremente entre a entrada e suas salas de aula que estão no primeiro pavimento. Os estudantes que trabalham de forma independente ou em grupos menores podem encontrar um ambiente de trabalho tranquilo através das duas escadas que conduzem em forma de espiral aos pavimentos superiores. 

© Tim Van de Velde

Muita madeira do chão ao mobiliário

O equipamento é lúdico e pouco convencional. A faixa de madeira que separa a área de reunião próxima ao átrio das rotas de circulação é multifuncional. Ao longo da sua extensão, esta estrutura transita entre a composição do piso, do mobiliário e inclusive de escritórios funcionais. Graças à toda a madeira e as cores brilhantes que estão em todas as partes, o interior possui um aspecto puro e cálido. Obviamente, foram utilizados somente materiais naturais e sustentáveis. 

© Tim Van de Velde

Trabalhando com luz natural

A divisão em etapas faz com que o átrio se torne mais espaçoso até a parte superior. Isto possibilita a entrada da luz do sol, permitindo inclusive, alcançar a escada da plataforma na parte inferior do edifício. A parte superior de vidro do átrio foi desenhada para evitar que a luz do sol entre diretamente, permitindo que os usuários obtenham o maior benefício da luz solar, mantendo a temperatura agradavelmente fresca.

Corte A
Corte B

O vento vem de todas as direções

Nosso objetivo era desenhar uma fachada transparente que potencializasse a relação entre o interior e o exterior. A fim de permitir que a luz natural entrasse, evitando o calor excessivo do sol, desenhamos persianas especiais. Elas variam em profundidade dependendo da direção do vento, ajudando a proteger o vidro da luz direta e dos efeitos da sombra. 

© Tim Van de Velde

Natural sempre que possível, mecânico quando necessário

Nossa visão é: natural onde seja possível e mecânico onde for necessário. Com um sistema de climatização sustentável e um isolamento ótimo, garantimos que o edifício universitário fosse eficiente em termos energéticos. Fazendo o uso cuidadoso do fluxo de ar, criamos a ventilação natural para o edifício inteiro. Isto inclusive, se aplica a luz natural, tornando a iluminação artificial redundante. Também incorporamos numerosas tecnologias sustentáveis, incluindo armazenamento de energia térmica do aquífero no solo e reciclagem de energia. 

© Tim Van de Velde

Descrição do produtoSchüco criou a fachada multidisciplinar de alumínio do edifício Polak, através de um fino perfil que também assume tanto a função das persianas de alumínio para proteger o vidro contra a luz direta do sol, como a função das persianas para ventilar naturalmente o edifício. 

© Tim Van de Velde

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Roterdã, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Polak / Paul de Ruiter Architects" [Polak Building / Paul de Ruiter Architects] 19 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869279/edificio-polak-paul-de-ruiter-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.