Design socialmente responsável será tema do World Design Capital CDMX 2018

Após um processo de seleção em 2015, a Cidade do México foi eleita Capital Mundial do Design 2018, tornando-se a sexta cidade - e primeira da América - a receber o título, outorgado pela World Design Organization, uma organização não-governamental que promove o design industrial.

O design socialmente responsável será o tema do World Design Capital 2018, refletindo a ambição de promover o papel do design e a criatividade enquanto agentes de mudança social e cultural dentro de um contexto urbano. Com mais de 22 milhões de habitantes, a capital mexicana enfrenta diversos desafios urbanos em função dos altos índices de urbanização, seja em relação à habitação, mobilidade ou sustentabilidade. A World Design Capital é uma plataforma para que a comunidade do design possa repensar criativamente o conceito de megacidade, apresentando seus esforços contínuos em construir uma cidade mais habitável e fomentar o diálogo com o público local e internacional. 

Cortesia de SEDEMA CDMX Enrique Abe Takahashi

O programa durará um ano e incluirá exposições de nível mundial, conferências, intervenções urbanas e projetos educacionais, guiados por quatro objetivos principais: gerar oportunidades, empoderar a sociedade civil, preservar o patrimônio e gerar transformações. A curadoria foi realizada pela Design Week México, uma organização sem fins lucrativos voltada para a promoção de práticas de projeto dentro de contextos sociais. Entre seus parceiros institucionais estão o Museo Tamayo, Museo de Arte Moderno, Museo Universitario del Chopo, Casa Luis Barragán, UNAM (Universidad Nacional Autónoma de México), Universidad La Salle e Tecnológico de Monterrey.

© Jess Kraft

Além disso, será lançada uma convocatória aberta para oferecer a até 50 designers internacionais a oportunidade de trabalhar na Cidade do México por um período de três semanas em junho de 2018. Este programa de residência busca abrir um diálogo internacional para que os participantes trabalhem na implementação prática de projetos que abordem temas como habitação, espaço público, mobilidade e sustentabilidade. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Zatarain, Karina. "Design socialmente responsável será tema do World Design Capital CDMX 2018" 15 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869137/design-socialmente-responsavel-sera-tema-do-world-design-capital-cdmx-2018> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.