Raiz Bar / Sequeira Dias Arquitectos

Raiz Bar / Sequeira Dias Arquitectos - Porta, Escada, CorrimãoRaiz Bar / Sequeira Dias Arquitectos - Imagem 3 de 18Raiz Bar / Sequeira Dias Arquitectos - Imagem 4 de 18Raiz Bar / Sequeira Dias Arquitectos - CadeiraRaiz Bar / Sequeira Dias Arquitectos - Mais Imagens+ 13

Ponta Delgada, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  285
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adrià Goula
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Evergreen, Wicanders
  • Engenharia: Ricardo Côrte-Real Pacheco, Pedro Cabral
  • Decoração: Gabriel Pereira
  • Construção: Private Constructores
  • Pavimento: Wicanders hydrocork 
  • Jardim Vertical: Evergreen
  • Cidade: Ponta Delgada
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Raiz Bar / Sequeira Dias Arquitectos - Imagem 4 de 18
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado numa zona de excelência do centro histórico da cidade de Ponta Delgada, o bar insere-se no primeiro piso de uma antiga casa unifamiliar do século XIX. Com vistas desafogadas sobre a Igreja da Matriz e as Portas da Cidade, o projeto procura potenciar o espaço interior existente, reaproveitando e potenciando, por exemplo, a antiga mezzanine da casa onde outrora se estendia a roupa da família. O primeiro piso reparte-se num amplo open space onde alberga o bar, o palco e o espaço do som/dj, numa antecâmara de acesso à mezzanine e instalações sanitárias e num quarto lounge.

Raiz Bar / Sequeira Dias Arquitectos - Mesa, Viga
© Adrià Goula
Raiz Bar / Sequeira Dias Arquitectos - Imagem 17 de 18
Corte

O jardim vertical que encima o bar e se prolonga à escadaria de entrada, presenteia os visitantes com um cenário natural que contrasta com as paredes interiores por caiar. Aquando do projeto e não menosprezando o desenho original da casa, procurou-se reaproveitar a antiga localização da casa de banho para albergar as instalações atuais. As paredes de alvenaria de pedra à vista e os antigos lavatórios em basalto esculpido caracterizam o espaço. A antiga banheira da habitação foi convertida a objeto decorativo como forma a criar uma barreira de segurança debaixo da escadaria de acesso à mezzanine. A estrutura e tubagem de exaustão de fumos, bem como a cortiça na cobertura, em tons de chocolate, ou as paredes interiores existentes por caiar, em tonalidades cinza antracite criam um cenário industrial que se contrapõe com o ambiente natural do jardim vertical e pelo pontilhar de vasos de plantas, mesas e bancos em troncos laminados e ainda uma raíz que se dissemina pela parede da entrada do bar. É este contrassenso formal que cria uma verdadeira simbiose e aprazível para quem visita o espaço. 

Raiz Bar / Sequeira Dias Arquitectos - Viga
© Adrià Goula

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ponta Delgada, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Raiz Bar / Sequeira Dias Arquitectos" 11 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868795/raiz-bar-rodrigo-sequeira-dias> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.