Moradores de São Paulo se unem para construir um "ecobairro"

Construir do zero um bairro sustentável, com as tecnologias disponíveis hoje em dia, não é dos desafios mais difíceis, mas o que fazer com bairros antigos, consolidados, com nascentes ocupadas, poucas árvores, córregos poluídos e na mira dos projetos de adensamento populacional? Como fazer um bairro normal, com problemas, se transformar em um ecobairro? Esse é o desafio que se propôs a enfrentar um grupo de moradores das vilas Jataí, Beatriz e Ida, na zona oeste paulistana.

As ideias de transformação, que começaram quase como uma brincadeira em uma barraca na festa junina anual da Vila Jataí – onde os moradores eram convidados a deixar post-its com mensagens sobre o que gostariam de ter ou ver no bairro –, num primeiro momento refletiam mais o que eles não queriam: grandes prédios, grandes comércios, violência.

Com o passar do tempo, o simples fato de os moradores se unirem no processo de construção da festa possibilitou que eles começassem a enxergar o que era possível mudar no bairro. Com as próprias mãos ou por meio de solicitações ao poder público.

Leia na íntegra a matéria de Giovana Girardi publicada pelo jornal Estadão, aqui.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Moradores de São Paulo se unem para construir um "ecobairro"" 09 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868601/moradores-de-sao-paulo-se-unem-para-construir-um-ecobairro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.