Clássicos da Arquitetura: Palácio da Justiça / Juan Sordo Madaleno

Cortesía de Sordo Madaleno Arquitectos, fotografía por Guillermo Zamora

O Palácio da Justiça é uma edificação icônica por seu estilo e inovação, sendo grande referência da época do movimento moderno. Foi destinado para abrigar os tribunais de justiça do Distrito Federal e do México.

"Os espaços de justiça também expressam a consciência coletiva sobre sua importância social, dignas e austeras como exige sua função, são também obras arquitetônicas importantes que formam parte inseparável do panorama urbano: o Palácio da Justiça, magnífica obra projetada por Juan Sordo Madaleno e José Adolfo Wiechers conta com uma qualidade emblemática e expressa material e conceitualmente a ágora cidadã. A colunata ou peristilo retangular evoca, quiçá, os espaços públicos da pólis, subtraindo o lugar superior da sede dos julgadores. Retilínea e poderosa, alude aos pórticos de mármore da Hélade. [1]

Clássicos da Arquitetura: Palácio da Justiça / Juan Sordo Madaleno - Mais Imagens+ 7

Cortesía de Sordo Madaleno Arquitectos, fotografía por Guillermo Zamora

Neste conjunto concentram-se todos os elementos que constituem o Tribunal de Justiça do Distrito e Territórios Federais, assim como os Tribunais Civis e de Menores do Distrito Federal e as dependências de todos esses elementos. Por existir diferenças muito importantes tanto de funcionamento como de hierarquia entre esses dois grupos, o problema foi resolvido desde um princípio formando dois elementos característicos que deveriam refletir em si mesmo a função dos escritórios que conteriam, formando entre si um conjunto harmônico. [2]

Cortesía de Sordo Madaleno Arquitectos, fotografía por Guillermo Zamora

O Tribunal, um edifício baixo com quatro níveis completos, por ser o elemento diretriz do conjunto, localiza-se na frente, sobre a avenida mais importante, Niños Héroes. Seguindo a composição, o grupo de Juizados, de treze níveis, foi projetado na forma de duas grandes torres com entradas pela Avenida Claudio Bernard e as ruas Doctor Navarro. 

Cortesía de Sordo Madaleno Arquitectos, fotografía por Guillermo Zamora

O característico pórtico do Palácio da Justiça foi projetado com esbeltas colunas cuja base cresce de maneira sutil ao longo de seu percurso, conferindo ao edifício uma forte presença atemporal e elegante. Essas colunas foram revestidas de mármore branco de Carrara. Este pórtico rodeia por completo o Palácio da Justiça e estende-se em três níveis de altura e confere distinção, sobriedade e elegância necessária para o Tribunal. O edifício inicia a partir de um subsolo, tendo o pavimento térreo meio nível acima e somando quatro níveis no total.

Cortesía de Sordo Madaleno Arquitectos, fotografía por Guillermo Zamora

O acesso principal conduz para o térreo através de uma escadaria imponente fortemente contida com muros de pedra e é o único local onde foi utilizado outro tratamento de fachada no edifício. Este acesso culmina em um pátio coberto por uma cúpula. Ele é um elemento claro de distribuição para os distintos usos e fluxos.

O programa conta com: Plenária, Gabinetes da Presidência, Gabinetes Auxiliares, Escritórios de Imprensa, Biblioteca Central, Câmaras do Tribunal, Tribunal Civil, Sala de Audiências, Câmara Criminal, Sótão (onde está o almoxarifado e uma área de trabalho para a classificação), assim como escritórios privados.

Planta Palacio de Justicia. Image Cortesía de Sordo Madaleno Arquitectos

Dentro do conjunto também se encontram duas torres de 13 pavimentos. A torre sul abriga os Juizados Civis, enquanto a Torre norte os Juizados de Menores. Ambas as torres compartilham suas base no térreo e no primeiro nível comunicam-se através de um terraço. Posteriormente, separam-se os 11 níveis restantes como torres paralelas. Para facilitar a comunicação e o fluxo entre as duas, foram projetadas três passarelas de conexão para os vestíbulos de elevadores de cada uma, estes localizando-se nos andares 3, 6 e 9. O acesso de veículos para o estacionamento subterrâneo localiza-se no meio das torres sobre a avenida Doctos Jiménez.

Cortesía de Sordo Madaleno Arquitectos, fotografía por Guillermo Zamora

A fachada dos três volumes do complexo foi projetada com grandes esquadrias de piso a teto (passando pelo entrepiso) montadas com uma sutil inclinação sobre os caixilhos de alumínio. Isso marcou uma decisão de projeto muito inovadora que permitiu maior entrada de luz e ventilação natural, também possibilitando vistas.

Cortesía de Sordo Madaleno Arquitectos, fotografía por Guillermo Zamora

Os espaços exteriores são peças chave para a inclusão do edifício à cidade, é por isso que foram tratados como uma grande praça pública que rodeia a edificação e abre-se aos visitantes. Para complementar o conjunto, construiu-se um espelho d'água adjacente ao pórtico do edifício de salas em sua face norte. Nesse mesmo edifício o pátio central é aberto com uma cobertura de plástico que permite manter a iluminação necessária ao interior. 

Referências
[1] Edgar Elías Azar. El Largo Camino de la Justicia "Historia y orígenes del Tribunal Superior de Justicia del Distrito Federal" 
[2] Madaleno, Juan Sordo; Wiechers José Adolfo. El Largo Camino de la Justicia “Descripción del proyecto” 

  • Arquitetos: Juan Sordo Madaleno ; Arq. Juan Sordo Madaleno
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  11
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  1964
  • Fotógrafo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Niños Heroes 132, Doctores, Cuauhtémoc, 06720 Cidade do México, D.F., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Uribe, Begoña. "Clássicos da Arquitetura: Palácio da Justiça / Juan Sordo Madaleno" [Clásicos de Arquitectura: Palacio de Justicia / Juan Sordo Madaleno] 05 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868526/classicos-da-arquitetura-palacio-da-justica-juan-sordo-madaleno> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.