ProAcústica lança manual sobre ruídos em edificações habitacionais

Esclarecer e orientar os principais pontos sobre como viabilizar um projeto residencial de acordo com a classe de ruído estabelecida pela Norma de Desempenho NBR 15.575 é a proposta do Manual ProAcústica para Classe de Ruído de Edificações Habitacionais. Uma iniciativa da ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica), a publicação será lançada no dia 6 de abril, em São Paulo.

Trata-se de um guia prático orientativo de apoio a profissionais da cadeia da construção (empreendedores, consultores, fornecedores ou consumidores) com o objetivo de esclarecer a classificação acústica de habitações em função da localização e contexto sonoro do entorno e as exigências para níveis mínimos de isolamento acústico em fachadas e coberturas, descritos nas partes 4 e 5 da norma NBR 15.575. 

O manual é dividido em 8 capítulos que abordam desde o conceito da norma, com relação ao desempenho acústico de fachadas e coberturas, passando pela análise do contexto do empreendimento, simulação computacional, legislação e classificação, até dicas, mitos e verdades para projetistas, construtores e incorporadores, entre outros aspectos. 

No capítulo Boas Práticas para Classificação Acústica, o guia mostra a importância de se fazer a análise do contexto do empreendimento, com estudos do entorno, da implantação e caracterização das fontes de ruído; e das simulações computacionais, a partir dos dados levantados sobre o empreendimento e seu entorno; além da atenção para as legislações existentes, como as resoluções do Conama 01/1990 (Conselho Nacional do Meio Ambiente), norma ABN NBR 10151 e a leis estaduais e municipais. 

Desde a entrada em vigor da norma de desempenho ABNT NBR 15.575, em julho de 2013, o setor da construção civil tem buscado se adaptar aos critérios objetivos de desempenho acústico para as novas edificações habitacionais. Dessa forma, o este manual surge como um material útil e acessível a empreendedores, consultores, fornecedores e consumidores. 

Após o lançamento, que acontecerá no dia 6 de abril durante a Feicon Batimat 2017, o manual estará disponível para download no Portal ProAcústica.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "ProAcústica lança manual sobre ruídos em edificações habitacionais" 31 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868162/proacustica-lanca-manual-sobre-ruidos-em-edificacoes-habitacionais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.