Treepedia: a enciclopédia da vegetação em diferentes cidades do mundo

Os benefícios de ter áreas verdes nas cidades são inúmeros tanto para seus habitantes como para o meio ambiente. Nesse sentido, é possível mencionar sua capacidade de controlar a temperatura ambiental, mitigar a contaminação acústica e atmosférica, reduzir os níveis de ansiedade e estresse, e diminuir os níveis de delinquência (Kuo, FE & Sullivan, 2001).

A importância das áreas verdes é cada vez maior em cidades de todo o mundo, porém, ainda é preciso ampliar esse alcance. 

Por esse motivo, uma equipe de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em colaboração com o Foro Económico Mundial, desenvolveu o projeto Treepedia, que dá aos cidadãos, pesquisadores, planejadores e qualquer interessado no tema, acesso a dados qualitativos e quantitativos sobre a vegetação em diversas cidades do mundo.

Boston, EUA. Imagem © Treepedia

Inicialmente, a plataforma contava com 10 cidades e agora conta com 17: Amsterdã, Boston, Frankfurt, Genebra, Londres, Los Angeles, Miami, Nova Iorque, Paris, Sacramento, Seattle, Singapura, Sidney, Tel Aviv, Toronto, Turin e Vancouver.

Os níveis de vegetação de cada cidade são obtidos através de imagens do Google Street View e outras bases de dados, como a densidade populacional que, por sua vez, servem para criar o Índice Verde. 

Este Índice mostra os resultados de cada uma das cidades comparadas e refletem quais são as cidades com mais área verde do mundo. São elas:

1. Singapura (29,3%)
2. Sidney (25,9%)
2. Vancouver (25,9%)
3. Sacramento (23,6%)
4. Frankfurt (21,5%)
5. Genebra (21,4%)
6. Amsterdã (20,6%)
7. Seattle (20,0%)
8. Toronto (19,5%)
9. Miami (19,4%)
10. Boston (18,2%)
11. Tel Aviv (17,5%)
12. Turin (16,2%)
13. Los Angeles (15,2%) 
14. Nova Iorque (13,5%)
15. Londres (12,7%)
16. Paris (8,8%)

Como pode se ver nos mapas de cada uma das cidades, o verde que representa as árvores e a vegetação não apenas varia por sua distribuição dentro dos limites urbanos como também por sua concentração de acordo com a quantidade dentro de um mesmo lugar. 

Nova Iorque, EUA. Imagem © Treepedia

Toronto, Canadá. Imagem © Treepedia

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gaete, Constanza Martínez. "Treepedia: a enciclopédia da vegetação em diferentes cidades do mundo" [Treepedia: la enciclopedia de los árboles de ciudades de todo el mundo] 28 Mar 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867973/treepedia-a-enciclopedia-da-vegetacao-em-diferentes-cidades-do-mundo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.