Lançamento do Guia de Arquitetura de Porto Alegre


Porto Alegre, desde sua origem, passou por uma evolução urbana e arquitetônica cujos remanescentes preservados, aliados às novas edificações, permitem vivenciar as marcas de sua trajetória muito além de registros fotográficos e documentais.

Para compor um panorama desse patrimônio, o Guia de Arquitetura de Porto Alegre reúne textos, fotografias e informações sobre 100 obras arquitetônicas, urbanísticas, paisagísticas, históricas e culturais da cidade.

A publicação, com 232 páginas, em três idiomas (português, inglês e espanhol), registra os exemplares mais representativos, entre edificações (como museus, igrejas, estádios de futebol, centros culturais), além de lugares e logradouros, que ilustram o desenvolvimento urbano de Porto Alegre desde sua origem aos dias atuais.

Dentre as obras clássicas e contemporâneas catalogadas no guia, destacam-se a Antiga Provedoria da Real Fazenda (1790, de autoria do Capitão Alexandre José Montanha), o Theatro São Pedro (1858, do arquiteto Philip von Normann), o Paço Municipal (1901, do engenheiro João Antônio Luiz Carrara Colfosco), o MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul (1912, do arquiteto Theodor Alexander Josef Wiederspahn), o Palácio da Justiça (1953, dos arquitetos Luis Fernando Corona e Carlos Maximiliano Fayet) e a Fundação Iberê Camargo (2003, projetado por Álvaro Siza).

O projeto, idealizado pelos arquitetos Vlademir Roman e Rodrigo Poltosi (sócios da VRP Arquitetura Estratégica) há mais de dez anos, pretende fomentar o debate acerca da importância da valorização e preservação do patrimônio arquitetônico. “A constatação de que Porto Alegre não possuía nenhum guia que mostrasse, destacasse e analisasse sua arquitetura nos diversos períodos históricos e estilísticos motivou-nos a organizar todo este material. A arquitetura de Porto Alegre não é suficientemente conhecida e valorizada, mesmo por seus habitantes. São Paulo, Rio de Janeiro, Montevidéu, Buenos Aires e até mesmo Pelotas, Caixas do Sul e Passo Fundo pra ficarmos em exemplos próximos, todas têm seus guias de arquitetura“, explicam.

A edição ainda traz um mapa encartado, possibilitando a visualização e localização das obras para a montagem de percursos de visitação.

O projeto é uma realização da VRP Arquitetura Estratégica, sob a gestão cultural da Cult Assessoria e Projetos Culturais, e conta com o patrocínio da Savar por meio do financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O guia, editado pela Escritos editora, tem design gráfico e fotos de Leandro Selister.

O lançamento será realizado no IAB RS (Rua General Canabarro, 363 – Centro Histórico) no dia 29 de março, às 19h30, com uma exposição fotográfica. Antes da sessão de autógrafos os autores vão ministrar a palestra "Arquiteturas de Porto Alegre: Um guia". O evento integra o projeto Quarta no IAB.

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: " Lançamento do Guia de Arquitetura de Porto Alegre " 23 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867775/lancamento-do-guia-de-arquitetura-de-porto-alegre> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.