Residência TR / Antonio Jurado

Residência TR / Antonio Jurado - Mais Imagens+ 16

Torrox, Espanha
  • Arquitetos: Antonio Jurado; Antonio Jurado
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  177
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Antonio Jurado
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ABB, Acor, Saloni
  • Arquitetos Colaboradores: María Rosa Jurado, Javier Martínez e Jesús Navarro.
  • Arquiteto Técnico: Francisco Bueno
  • Arquiteto Técnico Colaborador: Mar Manzanera
  • Arquiteto Encarregado: Antonio Jurado
  • Cidade: Torrox
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Antonio Jurado

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto localiza-se em pleno centro histórico do município de Torrox, na província de Málaga (Espanha). O centro histórico possui uma homogeneidade muito clara e um forte caráter mediterrâneo, onde as edificações adaptam-se à topografia, de forma que as ruas resultantes são serpenteantes e aparecem desníveis destacados entre vias paralelas.

© Antonio Jurado
© Antonio Jurado

Diante de tais condições de partidas, inserimos a residência na trama urbana da maneira mais silenciosa, entrelaçando o lugar às necessidades dos proprietários.

© Antonio Jurado

O que faz característica a residência é, fundamentalmente, o lugar onde se localiza. Trata-se de um entorno extremamente complexo, o terreno em forma de L e com uma superfície de apenas 56 m2. O terreno se dispõe na esquina, dando dois de seus lados para ruas de diferentes níveis.

© Antonio Jurado

Quanto à relação com o entorno e paisagem, propusemos grandes aberturas que diluem os limites entre exterior e interior. Assim, a paisagem se transforma no elemento essencial da casa. As condições climáticas de Torrox fazem com que o projeto se abra ao entorno e dialogue com ele.

© Antonio Jurado

A residência é um ponto intermediário entre interior e exterior, entre a paisagem e o íntimo, entre realidade e reflexão.

O programa se divide em três pacotes:

- Armazenamento;

- Privado;

- Comum.

O programa dedicado ao armazenamento localiza-se na planta semi-enterrada e conta com acesso direto através do beco escalonado.

© Antonio Jurado

O programa dedicado ao uso privado (dormitórios e um banheiro) localiza-se no térreo, junto ao acesso principal da edificação.

Plantas

O programa de uso comum dispõe-se no primeiro pavimento, já que esse possui a melhor relação com o entorno, criando-se nesse pavimento um único espaço aberto, diáfano, onde ocorre o uso triplo de cozinha, sala de jantar e sala de estar, além de um lavabo.

© Antonio Jurado

No segundo pavimento propôs-se um terraço, dividido por pequenos espaços que servem de lavanderia e que recebem a escada que vem da cozinha. Os dois terraços possuem características diferentes, de forma que um tem um sentido mais privado, coberta por uma pérgola, e o outro é de caráter mais aberto, onde se implantou uma pequena churrasqueira.

© Antonio Jurado

Um dos pontos chave da residência é a localização da escada. Decidimos anexá-la a uma das empenas, de forma que toda a planta fica livre. No pavimento de uso comum optamos por uma escada de aço aberta e de cor branca, assim como as paredes, de forma que essa se faz permeável à luz e às vistas.

Elevações

Um ponto importante à respeito desse projeto é seu caráter bioclimático, a economia de energia e a adaptação às condições climatológicas, projetando-se ventilações cruzadas e vidros com tratamento solar.

© Antonio Jurado

Como estratégia geral do projeto, reduzimos a gama de cores ao branco e ao cinza. Essa redução foi aplicada também ao mobiliário, tanto na cozinha, quanto no resto da residência. Assim, toda a casa pode ser compreendida de maneira íntegra e contínua.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência TR / Antonio Jurado" [Casa TR / Antonio Jurado] 30 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867720/residencia-tr-antonio-jurado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.