Residência para Idosos / Óscar Miguel Ares Álvarez

Residência para Idosos / Óscar Miguel Ares Álvarez - Mais Imagens+ 24

  • Arquiteto Técnico: Javier Palomero Alonso
  • Colaboradores: Bárbara Arranz González, JA
  • Cidade: Valladolid
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Jesús J. Ruiz Alonso / Pedro Iván Ramos Martín

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência para idosos de Aldeamayor de San Martín (Valladolid) não pode ser entendida sem seu contexto. Localizada na zona limite entre uma área pantanosa (Salgüeros de Aldeamayor), a aridez do terreno e a infinita horizontalidade da explanada agrícola castelhana - pontilhada por pequenas massas vegetais de pinheiros - dominam a paisagem, condicionando a implantação de qualquer estrutura ou artefato. Por sua vez, nossas escolhas foram sustentadas por ideias consistentes: fazer com que os entornos amáveis fomentasse o contato com a natureza, o sol, mas também que permitissem a relação próxima, o típico sentar na varanda tão presente no meio rural espanhol.

© Jesús J. Ruiz Alonso / Pedro Iván Ramos Martín

Sobre essa planície árida da paisagem espanhola pousamos um edifício baseado em dois blocos de concreto branco posicionados de maneira estriada, marcando uma intensa, porém sutil, fronteira com o terreno.

© Jesús J. Ruiz Alonso / Pedro Iván Ramos Martín
Planta Baixa
© Jesús J. Ruiz Alonso / Pedro Iván Ramos Martín

O exterior é abstrato e duro como o entorno. Uma barreira aparentemente intransitável, uma casca, para proteger o interior que se torna amável, cálido e complexo. A severa geometria exterior contrasta com a complexidade interior. As habitações são criadas como pequenas células que se aglutinam de forma orgânica em torno deste pátio criando áreas intersticiais e de relação, tanto ao próprio pátio como ao interior. O percurso perimetral, que supõe o corredor, se converte em um lugar rico em cores e espaços, como um pequeno povoado onde seus habitantes podem conversar na porta das habitações-casas se distanciando, assim, da clássica configuração deste tipo de centro, mais parecida com sombrios hospitais do que com edifícios agradáveis e acolhedores. Queríamos lugares que permitissem a relação próxima; dessa vizinhança de cadeiras nas varandas que tanto conhecemos no meio rural. Mais do que uma residência, o projeto pretende remeter a um lar, por isso os fatores psicológicos deveriam ser essenciais no planejamento do projeto. 

© Jesús J. Ruiz Alonso / Pedro Iván Ramos Martín
Corte
© Jesús J. Ruiz Alonso / Pedro Iván Ramos Martín

Essas células habitacionais configuram os percursos internos do edifício e convivem com as áreas comuns: sala de atividades, academia, refeitório, consultas médicas e o grande salão onde criou-se uma espacialidade e iluminação natural a fim de gerar um ambiente plácido e aconchegante. 

© Jesús J. Ruiz Alonso / Pedro Iván Ramos Martín

Toda a obra foi feita através do uso de materiais simples e de baixo custo, sem ostentações de geometria, espacialidade, luz e um cuidado no tratamento cromático e nas texturas a fim de criar um interior cálido e acolhedor protegido por um limite abstrato e rítmico no exterior.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Valladolid, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residência para Idosos / Óscar Miguel Ares Álvarez" [Residencia para personas mayores / Óscar Miguel Ares Álvarez] 16 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867272/residencia-para-idosos-scar-miguel-ares-alvarez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.