Residência JP+C / Estúdio Zargos

Residência JP+C / Estúdio Zargos - Imagem 2 de 19Residência JP+C / Estúdio Zargos - Imagem 3 de 19Residência JP+C / Estúdio Zargos - Imagem 6 de 19Residência JP+C / Estúdio Zargos - Imagem 7 de 19Residência JP+C / Estúdio Zargos - Mais Imagens+ 14

Belo Horizonte, Brasil
  • Arquitetos: Estúdio Zargos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Terracor, Eterni Móveis Planejados, Portobello, iluminar
  • Arquiteto Responsável: Zargos Rodrigues
  • Equipe: Caroline Wajdowicz, Débora Camargos, Frederico Rodrigues, Rodrigo Pereira, Thiago Álvares, Viviane Roza
  • Construção: Laso Engenharia
  • Cidade: Belo Horizonte
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência JP+C / Estúdio Zargos - Imagem 2 de 19
© Gabriel Castro / Reverbo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no sopé das encostas que dão início à Serra do Curral, a residência possui vista privilegiada, uma vez que se insere em contexto urbano sem grandes obstruções visuais.

Seu entorno, já antropomorfizado, solicitou um amplo estudo de implantação e uso da edificação. A solução de fachada encontrada foi adotar uma diagonal que não obstruísse a visão das demais casas existentes. O efeito obtido foi ressaltado pelo balaço do terceiro pavimento além da inclinação da cobertura.

Residência JP+C / Estúdio Zargos - Imagem 5 de 19
© Gabriel Castro / Reverbo

Ainda em análise aos terrenos próximos, a edificação procurou uma concentração de núcleos que a harmonizasse com as casas lindeiras. Buscou-se uma conformação de planta que confluiu na área íntima para a direita do lote e área social à esquerda, coincidindo assim com os usos de cada vizinho. 

Residência JP+C / Estúdio Zargos - Imagem 19 de 19
Maquete

Os pilares que apoiam o terceiro nível vem como, talvez, o elemento indagador deste projeto. Em cor vibrante e formato excêntrico, impele-se como um ícone de destaque na composição total. Joga consigo mesmo em um constante estado de movimento, congelado em algum momento na estaticidade do concreto.  Questiona a frieza e solidez das cores austeras do todo, provoca a palidez do branco e traz os olhos para o que, por sua vez, poderia ser convencional. 

Residência JP+C / Estúdio Zargos - Imagem 7 de 19
© Gabriel Castro / Reverbo

Desenvolvida em três pavimentos o projeto busca melhor adaptação ao terreno. Utilizando-se de seu desnível natural a edificação ocupa os espaços em conformidade com a topografia. Ao nível de acesso reservam-se a garagem e hall social. No segundo pavimento encontram-se o escritório e lazer privado, composto por uma academia, sala de TV e varanda. 

Residência JP+C / Estúdio Zargos - Imagem 12 de 19
Planta
Residência JP+C / Estúdio Zargos - Imagem 13 de 19
Planta
Residência JP+C / Estúdio Zargos - Imagem 14 de 19
Planta

Já no terceiro nível encontram-se as áreas íntima e de lazer social. Uma ampla área de convívio é interligada ao restante da residência por um pátio gramado. Remetendo à Grécia antiga, este grande pátio central é ladeado pelos dormitórios e conecta nas duas extremidades o espaço destinado a reunião de familiares e amigos e o restante da residência. Essa configuração compõe um espaço de convívio intimista e acolhedor ao mesmo tempo que se evidencia ao ar livre. De modo geral, toda a parte funcional da casa foi desenvolvida em um único pavimento.

Residência JP+C / Estúdio Zargos - Imagem 4 de 19
© Gabriel Castro / Reverbo

As grandes aberturas da residência visam a otimização da iluminação e ventilação na edificação além de enaltecer as visadas. Em analogia a estes vãos, o projeto eliminou as barreiras físicas do espaço social que se conecta produzindo um ambiente aberto e fluido. 

Residência JP+C / Estúdio Zargos - Imagem 16 de 19
Corte

A Residência JP+C vem na contramão dos clichês e protocolos formais. O cotidiano se mistura ao esporádico num mesmo ambiente projetado para ambos os fins. A formalidade geométrica da linha reta, o atrevimento dos ângulos agudos, a antítese entre cheios e vazios, a composição de fachada reflete o interior simplista e, simultaneamente, a complexidade da obra.

Residência JP+C / Estúdio Zargos - Imagem 3 de 19
© Gabriel Castro / Reverbo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência JP+C / Estúdio Zargos" [JP+C House / Estúdio Zargos] 15 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867222/residencia-jp-plus-c-zargos-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.