Centro de Educação Intercultural em Tubinga / (se)arch architekten

Centro de Educação Intercultural em Tubinga / (se)arch architekten - Mais Imagens+ 25

Tubinga, Alemanha
  • Arquitetos: (se)arch architekten; (se)arch architekten
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Zooey Braun
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Heradesign, batimet
  • Estrutura: merz kley partner ZT GmbH
  • área De Construção: 980 m²
  • Cidade: Tubinga
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
© Zooey Braun

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Educação Intercultural está localizado numa zona urbana atrativa não muito longe do distrito histórico de Tubinga. A proximidade direta com o rio, bem como a vista do castelo são características da situação única da propriedade. Inspirado pela estrutura de pavilhão dos edifícios existentes ao redor, foi concebido um conjunto de dois edifícios de tamanhos diferentes: a escola primária de dois pavimentos e a casa das crianças, menor, de um pavimento. Ambas edificações foram projetadas em uma área de formato quadrado com um telhado piramidal e foram conectadas por uma área de entrada comum, coberta.

© Zooey Braun

Os dois edifícios tipo pavilhão criam uma alta permeabilidade no espaço externo devido a sua disposição aberta. O resultado é uma "paisagem escolar" através da qual os caminhos e perspectivas importantes são preservados na medida do possível. Devido à localização e topografia da propriedade, as impressionantes superfícies dos telhados podem ser percebidos como se fossem uma quinta fachada. A divisão do volume inteiro em dois edifícios menores criou uma escala amigável para crianças.

© Zooey Braun
Implantação
© Zooey Braun

As crianças podem entrar na escola e na casa das crianças através do acesso compartilhado, protegido das intempéries. Juntamente com as áreas multifuncionais comutáveis, o refeitório e as áreas de estar, aqui você encontrará espaço para interagir e encontrar as pessoas. No piso térreo da casa das crianças, uma sala multiuso e a administração estão localizadas na entrada e as salas para grupos se abrem para a paisagem ao leste. A escola primária acolhe os alunos no piso térreo com mais espaços públicos, como uma cafeteria, uma área comunitária e uma biblioteca.

© Zooey Braun
Planta Baixa
© Zooey Braun
Planta Baixa

A ambiência dos espaços interiores de ambos os edifícios é caracterizada por uma grande claraboia quadrada no telhado, que funciona como um grande "banho de luz", proporcionando a entrada de muita luz natural no centro dos edifícios. A fim de abrir esta paisagem de aprendizagem, cheia de luz zenital com patamares de estar, às salas de aula, que podem ser utilizadas de várias maneiras, estas estão localizadas no piso superior da escola.

© Zooey Braun

Em torno desta paisagem de aprendizagem aberta, cheia de luz zenital, estão situadas as salas de aula. Esta zona é utilizada de forma múltipla e é conectada à escadaria aberta com degraus em que as pessoas podem se sentar.

© Zooey Braun

Ambas as edificações têm uma fachada de placas de madeira de cedro que, pelo tamanho pequeno do material e sua característica aconchegante, reforçam a escala e a ambiência do conjunto. Tanto a casa das crianças quanto a escola foram construídas em madeira, sendo o concreto armado usado apenas no piso e teto. Todos os materiais foram testados e cuidadosamente selecionados em relação as suas características poluentes e seus requisitos primários de energia.

© Zooey Braun

Apesar das altas exigências energéticas de uma casa passiva,a tecnologia aparece como uma parte despretensiosa e integrativa da casa: os dois edifícios oferecem espaços concentrados e tranquilos, que dão às crianças um alto grau de identificação.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tubinga, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Educação Intercultural em Tubinga / (se)arch architekten" [Intercultural Education Center at Tübingen / (se)arch architekten] 19 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867146/centro-de-educacao-intercultural-em-tubinga-se-arch-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.