Estúdio de Arquitetura / Alina Jerónimo + Paulo Carneiro

Estúdio de Arquitetura / Alina Jerónimo + Paulo Carneiro - Cadeira, Mesa, VigaEstúdio de Arquitetura / Alina Jerónimo + Paulo Carneiro - Bancada, Pia, Cozinha, Janela, VigaEstúdio de Arquitetura / Alina Jerónimo + Paulo Carneiro - Bancada, Janela, Cozinha, Prateleira, VigaEstúdio de Arquitetura / Alina Jerónimo + Paulo Carneiro - Janela, Porta, Tijolo, FachadaEstúdio de Arquitetura / Alina Jerónimo + Paulo Carneiro - Mais Imagens+ 25

  • Construtor: Alina Jerónimo & Paulo Carneiro + 2 trabalhadores formados em workshops in situ
  • Consultor Estrutura: Engenheiro Vítor Silva
  • Desenho Mobiliário/Construção: Alina Jerónimo & Paulo Carneiro
  • Arquiteto Responsável: Alina Jerónimo + Paulo Carneiro
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Estúdio de Arquitetura / Alina Jerónimo + Paulo Carneiro - Janela, Porta, Tijolo, Fachada
© José F. Costa

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está localizado na zona histórica de Santa Catarina em Lisboa, tem mais de 150 anos e nos últimos 50 sofreu várias intervenções no rés-do-chão que danificaram a sua estrutura.

Axonométrica

O conceito foi renovar um espaço de 35 metro quadrados, integrando o nosso trabalho como arquitetos e artesãos no processo de “desenho” como um modelo sustentável para outras reabilitações que o nosso estúdio fará na cidade.

Estúdio de Arquitetura / Alina Jerónimo + Paulo Carneiro - Cadeira, Mesa, Viga
© José F. Costa
Estúdio de Arquitetura / Alina Jerónimo + Paulo Carneiro - Porta, Vidro, Janela
© José F. Costa

A intervenção principal eliminou as paredes interiores que não eram estruturais e fragmentavam o espaço. Nesta intervenção foi colocada uma cintura estrutural perimetral para reforçar a estrutura original danificada, criando um espaço aberto.

Cortes CD

O objetivo foi alcançar um impacto ambiental e social positivo e nesse sentido o processo integrou ofícios em desaparecimento como a carpintaria tradicional e o uso de materiais naturais e com baixa pegada de carbono: madeira e terra, palha e cal.

Planta

O espaço é organizado com várias texturas de materiais que fisicamente se complementam porque são flexíveis, porosos respiráveis. O equilíbrio e estabilidade da humidade relativa interior refletem estas características.

Estúdio de Arquitetura / Alina Jerónimo + Paulo Carneiro - Madeira
© José F. Costa
Estúdio de Arquitetura / Alina Jerónimo + Paulo Carneiro - Imagem 16 de 30
© José F. Costa

A nossa participação foi integral e o espaço de obra foi uma oficina permanente permitindo igualmente uma contínua investigação: do desenho, colocação e soldagem da estrutura, rebocos, desenho e construção do mobiliário, candeeiros e revestimentos. A participação continua na obra permitiu um total controlo e estudo do detalhe construtivo.

Durante o processo foram treinados dois trabalhadores sobre como trabalhar com rebocos de cal e terra para integrá-los em momentos específicos da obra.

Estúdio de Arquitetura / Alina Jerónimo + Paulo Carneiro - Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© José F. Costa
Estúdio de Arquitetura / Alina Jerónimo + Paulo Carneiro - Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© José F. Costa

Este espaço aberto permite a flexibilidade de várias funções e atividades porque apesar de vários elementos de reforço estrutural, eles são integrados e participam na organização global do espaço.

Fachada

Apesar das suas dimensões este projeto representa um modo de reabilitação alternativo através de um processo, investigação e tecnologias sustentáveis, funcionando como um protótipo ecológico à escala real.

Estúdio de Arquitetura / Alina Jerónimo + Paulo Carneiro - Mesa, Bancada, Viga, Cadeira
© José F. Costa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estúdio de Arquitetura / Alina Jerónimo + Paulo Carneiro" 15 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867004/estudio-de-arquitetura-alina-jeronimo-plus-paulo-carneiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.