Edifício Portais / Fernanda Canales

Edifício Portais / Fernanda Canales - Mais Imagens+ 12

Cidade do México, México
  • Arquitetos: Fernanda Canales; Fernanda Canales
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Novaceramic
  • Equipe: Ángela Vizcarra, Alberto García
  • Engenharia Estrutural: Grupo SAI - Gersón Huerta
  • Construtora: Alpha Hardin
  • Área Terreno: 400 m2
  • Cidade: Cidade do México
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações

© Rafael Gamo

Como criar uma nova residência para doze famílias independentes que compartilham um mesmo edifício e diferentes serviços? Este projeto indaga as definições do espaço doméstico privado compreendido dentro de uma estrutura coletiva. Como um edifício de 400 metros quadrados de forma retangular, o bloco se desenvolve em três níveis além do subsolo a meio nível, destinado para estacionamento, áreas de serviço e depósito. Cada nível é conformado por quatro apartamentos, com variações em cada pavimento, dependendo de mudanças em suas alturas e pequenas adequações que correspondem as diferentes vistas e as sacadas que cada habitação possui. O terraço abriga quatro terraços diferentes, específicos para cada uma das moradias duplex do último pavimento. 

Corte
© Rafael Gamo

Este edifício está localizado em um bairro central na zona sul da capital que inicia um processo de transformação, por isso, foi muito importante prever a condição mutante do entorno imediato e proteger as vistas por meio de terraços e varandas. O projeto surge de uma condição dual: como criar privacidade e abertura ao mesmo tempo? Embora cada apartamento se abra para os extremos do terreno (os da frente estão voltados para a rua e o restante para um pátio posterior), todos estão voltados para os pátios intermediários que provem de ventilação cruzada e iluminação natural a cada espaço. A escada é a peça central do conjunto, aberta também para os pátios intermediários e conformada por uma treliça de concreto que esfumaça os limites entre interior e exterior. Este elemento de concreto conforma também os guarda-corpos dentro do conjunto por isso os corredores se convertem em passarelas abertas para o exterior. 

© Rafael Gamo

Os apartamentos medem aproximadamente 70 metros quadrados e os do pavimento superior medem 90 m2 e se desenvolvem em dois níveis. Estes desfrutam de uma dupla altura interior em direção a sala de estar e jantar, enquanto os apartamentos do primeiro nível possuem uma altura de quase 3 metros. Esta generosidade espacial se complementa com as amplas janelas que se abrem sempre para algum pátio, varanda ou terraço. Apesar do seu baixo custo e o uso de materiais econômicos, o projeto fornece qualidade nos detalhes com que se trabalhou cada elemento. O aproveitamento dos espaços comuns como passarelas e pequenas áreas de estar cria uma amplitude, tanto visual como espacial, que permite gerar uma escala doméstica e protegida, dentro de um conjunto coletivo. 

© Rafael Gamo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vistahermosa 115, Portales Nte, 03300 Cidade do México, CDMX, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Portais / Fernanda Canales" [Vivienda Portales / Fernanda Canales] 12 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/866915/edificio-portais-fernanda-canales> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.