O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Portugal
  5. Inês Brandão Arquitectura
  6. 2016
  7. Casa Atelier / Inês Brandão Arquitectura

Casa Atelier / Inês Brandão Arquitectura

  • 09:00 - 18 Março, 2017
Casa Atelier / Inês Brandão Arquitectura
 Casa Atelier / Inês Brandão Arquitectura, ©  João Morgado
© João Morgado

©  João Morgado ©  João Morgado ©  João Morgado ©  João Morgado + 34

©  João Morgado
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de um projecto de reabilitação de um apartamento, com 70m2, inserido num edifício que remota ao inicio dos anos 40, localizado num bairro industrial e com uma arquitectura característica, servia de habitação social aos trabalhadores da antiga fábrica “Ar Liquido”. 

©  João Morgado
© João Morgado
Planta
Planta
©  João Morgado
© João Morgado

Estes apartamentos eram caracterizados por ter divisões pequenas, ligadas de forma individual por um longo corredor, tornando-os espaços com uma elevada carência de luz natural. A falta de espaço de arrumação, principalmente na cozinha, era outro dos grandes problemas, que teria de ser resolvido. 

©  João Morgado
© João Morgado

Hoje, os espaços de funções semelhantes, abraçam-se. Aquilo que anteriormente era um rígido corredor, passa a ser um espaço aberto que mantem a ligação entre as diferentes áreas, mas de uma forma fluida, ”varrendo” a casa num movimento longitudinal único com inicio no escritório e fim num jardim, exterior. 

Axonométrica
Axonométrica

Conseguiu-se, assim, conferir uma nova percepção espacial e programática que contribuem não só para uma grande facilidade de circulação mas também para uma intensa fluidez de espaço social, mantendo, no entanto, a área do quarto como um espaço privado, menos óbvio e mais contido. 

©  João Morgado
© João Morgado

Nesta divisão, foi desenhado um módulo, que permitiu criar uma espécie de casa independente. Num único espaço, conseguimos organizar uma pequena sala, um quarto, um closet e um escritório (em mezzanine). 

©  João Morgado
© João Morgado

Encontramos arrumação em cada canto deste objecto, incluindo no pavimento do escritório (em forma de alçapões). 

©  João Morgado
© João Morgado

A entrada de luz no quarto é controlada por um grande vão, com duas portadas em madeira, que nos permitem “esconder”, quando necessário, a área privada. Esta manobra ajuda-nos a conferir à casa um carácter publico, assumindo a função de atelier de arquitectura. 

©  João Morgado
© João Morgado

A casa assume, assim, um carácter bastante prático, onde os contrastes se afirmam em transições calmas e convidativas. Com a abertura de novos vãos no interior, a luz aproveita todos os vãos exteriores para entrar, habitar e preencher os espaços. Num extremo a casa abre-se à cidade, no outro dá-se a um jardim que é capaz de nos transportar para a ideia de campo. O jardim funciona a uma cota mais baixa. De cima, num pequeno espaço para refeições, as folhas das árvores entram pela janela, num vão que parece interminável e o convite a descer é tão óbvio quanto agradável. 

©  João Morgado
© João Morgado

Em termos de materialidade optou-se pela criação do contraste entre as paredes brancas e os vários elementos de madeira, de forma a permitir a máxima projecção de luz, mantendo o ambiente confortável com o uso da madeira. 

©  João Morgado
© João Morgado

O módulo anteriormente referido, foi realizado com estrutura de aço leve e painéis de OSB, de forma a não acrescentar peso, à estrutura do edifício existente, sendo posteriormente revestido com placas de MDF, lacadas a branco. 

©  João Morgado
© João Morgado

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Inês Brandão Arquitectura
Escritório
Cita: " Casa Atelier / Inês Brandão Arquitectura" 18 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/866914/casa-atelier-ines-brandao-arquitectura> ISSN 0719-8906