9 Atividades diárias para melhorar sua inteligência espacial

Arquitetos projetam e organizam espaços; sem espaço, não há arquitetura. Portanto, é óbvio que a inteligência espacial é de grande importância para os arquitetos. Felizmente para nós, a inteligência espacial não é algo inerente ou um talento com a qual você nasce com, é algo que pode ser treinado e melhorado através da prática. Mais prática significa mais avanço, então por que não torná-lo agradável e fácil em sua rotina cotidiana? Do desenho ao falar, ao envolvimento no jogo, apresentamos a seguir nove atividades diárias para melhorar sua inteligência espacial.

© Ariana Zilliacus

1. Use vocabulário espacial

Alguns estudos indicam que expor as crianças a uma grande variedade de vocabulário espacial aumenta sua inteligência espacial. Em vez de usar "aqui" ou "lá" em sua linguagem diária, tente ser mais específico em suas descrições espaciais, como "na prateleira superior do armário à direita" ou "o terceiro à esquerda atrás da caixa". Isso fará com que você visualize os espaços para descrevê-los a outras pessoas, algo essencial para aumentar sua inteligência espacial.

© Ariana Zilliacus

2. Jogue xadrez

Pensar alguns passos à frente é sempre uma boa estratégia quando se joga xadrez. No entanto, para fazer isso, você deve visualizar as mudanças no tabuleiro, passo a passo, sem mover uma única peça. Gerar múltiplas combinações espaciais em sua mente de uma só vez exige muita prática, mas é uma grande habilidade precisamos comparar várias opções.

3. Brinque com LEGO

Pense em "exploração espacial" e você provavelmente também pensará em "LEGO". Nenhuma atividade divertida é mais espacialmente educativa do que montar os elementos modulares pensando em maneiras criativas de uni-los. 

© Ariana Zilliacus

4. Use palácios de memória

Muitas pessoas argumentam que o espaço e a memória estão essencialmente conectados, e os palácios da memória certamente corroboram esse argumento. Ao caminhar mentalmente através de uma série de espaços, como os quartos do seu apartamento, você vincula objetos, números, nomes ou qualquer lista de coisas que você precisa se lembrar dos espaços individuais. É uma maneira divertida de se lembrar das coisas e serve de treino para o reconhecimento espacial.

5. Jogue vídeo games

Navegar através de um vídeo game ou jogo de computador é muitas vezes usado como um dos principais exemplos de como treinar a sua inteligência espacial. Um jogo recentemente lançado foi projetado especificamente para testar a percepção espacial; ou, visto que estamos especificamente interessados na disciplina da arquitetura, por que não tentar um paralelo virtual do LEGO, como o Minecraft? Já existe uma longa lista de maravilhas espaciais do Minecraft, mas o mundo irrestrito permite que você experimente além de nossas regras de física para definir e transformar suas próprias criações espaciais.

© Ariana Zilliacus

6. Pilote um drone

Se você está cansado de sentar na frente de um computador, pilotar um drone é uma alternativa perfeita ao vídeo game. Dirigir um objeto voador através do espaço com apenas o uso de alguns joysticks é mais difícil do que parece. A direção para a qual o drone está voando muda constantemente, forçando você a rastrear seu percurso a fim de orientá-lo corretamente.

7. Crie um mapa mental de sua cidade

Google Maps e outros sistemas GPS facilmente acessíveis têm limitado nossas habilidades para criar nossos próprios mapas mentais. Tente resistir ao desejo de planejar sua rota através de um aplicativo na próxima vez que você tiver uma excursão e use seu próprio conhecimento espacial de sua cidade para construir suas próprias rotas.

8. Resolva quebra-cabeças

Se você não consegue ficar longe de seu telefone, tente baixar aplicativos de teste de memória e lógica que são projetados para melhorar seu raciocínio espacial, como Lumosity. Se você conseguir ficar longe de seu celular por uns instantes, tente resolver um cubo mágico. Quebra-cabeças, tanto físicos como virtuais, podem ser excelentes treinamentos para a sua inteligência espacial.

© Ariana Zilliacus

9. Desenhe

Finalmente, como arquitetos, não podemos deixar de desenhar. Nós todos amamos esboçar nossas ideias, assim que porque não aprender com isso? Tente desenhar geometrias tridimensionais a partir de diversos ângulos, exercícios de perspectiva, uma planta memorizado de seu próprio apartamento, ou espaços imaginários. Quanto mais você praticar, melhor você se tornará, no entanto, consistência é a chave. É por isso que é tão importante que você se divirta fazendo isso.

Referências:

  1. Dewar, Gwen. “Spatial Intelligence in Children: Why Training Matters,” 2011-2016.
  2. Lohman, David F. “Spatial Ability and G,” July 8, 1993.

Sobre este autor
Cita: Zilliacus, Ariana. "9 Atividades diárias para melhorar sua inteligência espacial" [9 Everyday Activities to Increase Your Spatial Intelligence ] 13 Mar 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/866861/9-atividades-diarias-para-melhorar-sua-inteligencia-espacial> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.