"Lugar de encontro para amigos", um módulo temporário de livros e jogos na Cidade do México

LEA (Lugar de Encontro para Amigos) é uma instalação localizada no Foro Lindbergh, situado no Parque México, na Cidade do México. Trata-se de um módulo temporário de livros e jogos rodeado por mesas, cadeiras e bancos móveis que criam uma âncora única para a programação cultural. O projeto baseou-se em uma prática nova na Cidade do México: urbanismo participativo e Placemaking, que referem-se ao fomento da participação comunitária para a criação de espaços públicos ativos e atrativos. 

A estrutura que contém duas estantes que se desdobram tem capacidade para mais de 500 livros e uma dezena de jogos. Seu processo de fabricação é modular, replicável e respeita o patrimônio construído dentro de seu contexto.

Cortesía de Lugares Públicos A.C.

Descrição dos arquitetos. LEA é um pavilhão multifuncional para o comunidade, gerido por Southwest Airlines Coração da Comunidade, Project for Public Spaces, a Delegação Cuauhtémoc e Lugares Públicos A.C. no Foro Lindbergh, do Parque México.

Cortesía de Lugares Públicos A.C.

Trata-se do resultado de mais de um ano de atividades de trabalho com os vizinhos e visitantes da região. O projeto baseia-se na experiência e análise obtidas em diversas fases de pesquisa e ativação. Configurou-se por meio da observação e do desenho participativo a respeito das problemáticas identificadas no uso e aproveitamento do espaço público.

Cortesía de Lugares Públicos A.C.

Foram realizadas consultas, oficinas e intervenções, desde uma aproximação geral, até chegar nas propostas específicas utilizando a metodologia do Placemaking, com o objetivo de estabelecer as atividades de maior consenso entre vizinhos e visitantes do Foro Lindbergh. A partir dos resultados obtidos nas consultas públicas, o programa continuou com uma fase de testes das atividades mais solicitadas. Uma delas refere-se às atividades relacionadas com a Biblioteca Amalia González do Parque México, oficinas de xadrez, leitura e contadores de histórias, motivo pelo qual ativou-se uma Pirâmide de Livros (biblioteca móvel atualmente administrada pela Delegação Cuauhtémoc) que serviu como precedente para o desenvolvimento do LEA.

Cortesía de Lugares Públicos A.C.

Placemaking é um mecanismo de pesquisa e análise que inspira as pessoas a reinventarem seus espaços coletivamente e transforma-los em lugares de destino, encontro e socialização. É um instrumento que fornece as ferramentas para revitalizar espaços e transforma-los em lugares chave para a vida pública de um bairro, cidade, ou região. Trata-se de um processo de empoderamento social que ajuda a construir lugares democráticos na cidade, de um ponto de vista local e cotidiano. Este paradigma busca fazer com que diferentes atores assumam responsabilidades divididas na conformação e desenvolvimento dentro da cidade para fazê-la mais sustentável.

Cortesía de Lugares Públicos A.C.

LEA é um local de encontro e referência onde a comunidade se identifica e relaciona através de atividades recreativas e culturais não lucrativas. É pública, ao ar livre e de uso gratuito. Com ela se consolida um modelo colaborativo de gestão e reinvenção do espaço público da comunidade e se constrói um sistema de governança participativa com mecanismos para o desenvolvimento sustentável das cidades.

Cortesía de Lugares Públicos A.C.

A instalação tem um formato de cubo na parte externa, sua função é proteger as estantes que estão dentro dela e convidar as pessoas à visitação desse espaço com livros e jogos. Seu processo de fabricação é modular, replicável e respeita o patrimônio construído do Foro Lindbergh. LEA encontra-se sobre uma plataforma que serve como um cenário.

Cortesía de Lugares Públicos A.C.

Os 9 metros quadrados com capacidade para mais de 500 livros e uma dezena de jogos de mesa, são acessados por meio de uma rampa. Os usuários que visitam LEA também irão dispor de mesas, cadeiras e bancos modulares para sua livre acomodação e, assim, facilitar uma ampla gama de atividades. À noite a instalação é iluminada com luzes LED com a energia dos painéis solares que são carregados durante o dia.

Cortesía de Lugares Públicos A.C.

Além do empréstimo gratuito de livros e jogos que favorecem a interação social e a ativação da vida pública, a instalação estabelece um programa regular com a Biblioteca Amalia González para realizar oficinas de xadrez, contadores de histórias e leituras, além de realizar shows, projeções, exposições e eventos com as editoras que contribuem com doações de livros para LEA. O tempo de operação vai de janeiro a dezembro de 2017.

Cortesía de Lugares Públicos A.C.

Lugares Públicos A.C.

É um estúdio de urbanismo que impulsiona o projeto participativo e a gestão sustentável do espaço público. Lugares Públicos trabalha com comunidades, governos e a iniciativa privada para implementar pesquisa, intervenções e projetos urbanos baseados na melhoria da vida pública das pessoas. A organização se dedica a criar conexões através da pesquisa, planejamento e criação de lugares orientados à comunidade.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Rojas, Piedad. ""Lugar de encontro para amigos", um módulo temporário de livros e jogos na Cidade do México" ['Lugar de encuentro para amigos', un módulo temporal de libros y juegos en Ciudad de México] 06 Mar 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/806433/lugar-de-encontro-para-amigos-um-modulo-temporario-de-livros-e-jogos-na-cidade-do-mexico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.