Clássicos da Arquitetura: Residência Demétrio Yamaguchi / JBMC Arquitetura e Urbanismo

Clássicos da Arquitetura: Residência Demétrio Yamaguchi / JBMC Arquitetura e Urbanismo - Fachada, VigaClássicos da Arquitetura: Residência Demétrio Yamaguchi / JBMC Arquitetura e Urbanismo - Imagem 3 de 55Clássicos da Arquitetura: Residência Demétrio Yamaguchi / JBMC Arquitetura e Urbanismo - Janela, Porta, FachadaClássicos da Arquitetura: Residência Demétrio Yamaguchi / JBMC Arquitetura e Urbanismo - TijoloClássicos da Arquitetura: Residência Demétrio Yamaguchi / JBMC Arquitetura e Urbanismo - Mais Imagens+ 50

Em 1981, fora do ambiente formal de trabalho, portanto durante as noites e nos fins de semana, desenvolvi com muito prazer o projeto da residência de meus amigos e moradores do mesmo prédio que eu morava.

Clássicos da Arquitetura: Residência Demétrio Yamaguchi / JBMC Arquitetura e Urbanismo - Jardim, Aido
© Pedro Kok

Havia naquela época uma tendência de morar longe das cidades grandes, uma fuga de problemas de segurança, mais espaço de conveniência familiar, atividades de lazer e também uma busca de maior proximidade com a natureza, enfim uma esperança de vida melhor. Demétrio e Laura, meus amigos e vizinhos adquiriram um terreno de 840 metros quadrados em Alphaville II com um pequeno declive da frente para os fundos, de forma trapezoidal 16m de frente e 18m de fundos e aproximadamente 50m da frente aos fundos.

A família era constituída do casal, três filhos, uma menina e dois meninos. Como programa de necessidades, ficou estabelecido que a casa deveria ter duas suítes, dois quartos e mais um banheiro no setor de dormitórios. A sala de estar deveria ser ampla, diretamente ligada ao acesso principal, e também às dependências da sala de jantar, cozinha, lavanderia e dois dormitórios de empregadas. Deveriam ser previstos também dependência para laser, junto a uma piscina.

Clássicos da Arquitetura: Residência Demétrio Yamaguchi / JBMC Arquitetura e Urbanismo - Imagem 55 de 55
Croquis
Clássicos da Arquitetura: Residência Demétrio Yamaguchi / JBMC Arquitetura e Urbanismo - Imagem 54 de 55
Fachadas Leste e Oeste

Uma das condições impostas pelos clientes é de que a casa não deveria ter obstáculos e proporcionar acessibilidade à todas as suas dependências.

Obedecidos os recuos previstos para a ocupação do terreno, imaginei o projeto em dois blocos separados entre si por um pátio interno.

Clássicos da Arquitetura: Residência Demétrio Yamaguchi / JBMC Arquitetura e Urbanismo - Fachada, Viga
© Pedro Kok
Clássicos da Arquitetura: Residência Demétrio Yamaguchi / JBMC Arquitetura e Urbanismo - Janela, Tijolo, Fachada, Corrimão
© Pedro Kok

O primeiro bloco, voltado para a via de acesso previa abrigo coberto para dois veículos, acesso principal de pessoas, e sala de estar totalmente envidraçada e voltada para o pátio interno. No mesmo bloco e nas mesmas condições ficava a sala de jantar, tendo ao fundo a cozinha e lavanderia separadas apenas por uma grande porta de correr de modo que os espaços pudessem comunicar entre si quando conveniente.

O segundo corpo de edificações previsto no projeto compreendia o setor dos dormitórios em nível superior e área sob pilotis contendo espaços de estar ao ar livre, estúdio envidraçado e brinquedos. Nos fundos uma piscina de 50 metros quadrados.

Clássicos da Arquitetura: Residência Demétrio Yamaguchi / JBMC Arquitetura e Urbanismo - Jardim
© Pedro Kok
Clássicos da Arquitetura: Residência Demétrio Yamaguchi / JBMC Arquitetura e Urbanismo - Fachada
© Pedro Kok

Os blocos foram interligados por rampas suaves que atravessavam o pátio interno e as áreas internas eram envidraçadas proporcionando a ampla visão do ambiente externo.

A construção era toda em tijolo à vista interna e externamente e estrutura em concreto aparente. As paredes com instalações hidráulicas eram revestidas com pastilha de vidro, assim como os pisos dos banheiros. Os pisos das áreas internas eram em tabuas de madeira exceto nas áreas de serviço onde foram utilizados pisos cerâmicos.

Clássicos da Arquitetura: Residência Demétrio Yamaguchi / JBMC Arquitetura e Urbanismo - Fachada, Viga
© Pedro Kok
Clássicos da Arquitetura: Residência Demétrio Yamaguchi / JBMC Arquitetura e Urbanismo - Imagem 15 de 55
© Pedro Kok

A cobertura da casa foi edificada com telhas de fibrocimento, isolamento térmico e forro de madeira.  As amplas janelas nas duas faces dos dormitórios proporcionavam a ventilação cruzada para conforto térmico.

No piso externo, a modulação das juntas foi elaborada com o auxílio da escala Fibonacci, formando um tapete em toda a área social.

Clássicos da Arquitetura: Residência Demétrio Yamaguchi / JBMC Arquitetura e Urbanismo - Janela
© Pedro Kok

Os muros de divisa, em tijolo aparente, foram desenhados na obra; formando muxarabis.

A casa foi demolida em 2014.

Clássicos da Arquitetura: Residência Demétrio Yamaguchi / JBMC Arquitetura e Urbanismo - Janela
© Pedro Kok

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: João Batista Martinez Corrêa. "Clássicos da Arquitetura: Residência Demétrio Yamaguchi / JBMC Arquitetura e Urbanismo" 21 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/806198/classicos-da-arquitetura-residencia-demetrio-yamaguchi-joao-batista-martinez-correa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.