Prodac / ateliermob

Prodac / ateliermob - Janela, Escada, Fachada, Concreto, CorrimãoProdac / ateliermob - Imagem 16 de 55Prodac / ateliermob - Escada, Fachada, CorrimãoProdac / ateliermob - Janela, Escada, Fachada, CorrimãoProdac / ateliermob - Mais Imagens+ 50

  • Arquitetos: ateliermob; ateliermob
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  132
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Argibetão, Scavolini, Secil
  • Equipe Prodac Norte : Andreia Salavessa, Tiago Mota Saraiva, Rita Aguiar Rodrigues, Carine Pimenta, Marta Bruschy, Guida Marques, Mariana Simões, João Almeida, Inês Afonso, Carlos Silva, Paula Miranda, Joana Bastos, Carolina Batlle y Font, Mariana Robalo, António Pedro Faria, Mariella Gentile, Jannis Kühne, Inés Sebastian, Elisa Sartor, Federico Melandri, Félix Dietsch, Francesca Palmerini, Jorge Mosquera, Karl Breinesberger, Mareike Schmidt, Murat Sevgi, Nelly Vitiello
  • Colaboradores Prodac Norte: Associação de Moradores do Bairro Prodac Norte
  • Equipe Prodac Sul: Andreia Salavessa, Tiago Mota Saraiva, Rita Aguiar Rodrigues, Carine Pimenta, Marta Bruschy, Guida Marques, Mariana Simões, João Almeida, Inês Afonso, Carlos Silva, Paula Miranda, Joana Bastos, Carolina Batlle y Font, Mariana Robalo, António Pedro Faria, Mariella Gentile, Jannis Kühne, Inés Sebastian, Elisa Sartor, Federico Melandri, Félix Dietsch, Francesca Palmerini, Jorge Mosquera, Karl Breinesberger, Mareike Schmidt, Murat Sevgi, Nelly Vitiello
  • Colaboradores Prodac Sul: Associação de Moradores do Bairro do Vale Fundão
  • Apoios: Departamento BIP/ZIP, Câmara Municipal de Lisboa
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Prodac Sul - Auditório - Localizaçâo

Prodac Sul 

O Lugar da Participação

Prodac / ateliermob - Imagem 2 de 55Prodac / ateliermob - Imagem 3 de 55Prodac / ateliermob - Imagem 4 de 55Prodac / ateliermob - TijoloProdac / ateliermob - Mais Imagens+ 50

O ateliermob iniciou este projecto ao trabalhar com as Associações de Moradores dos bairros da Prodac Sul e Norte tendo em vista a regularização da situação das habitações, auto-construídas pelo moradores nos anos 70, e sobre a qual pendia a ameaça de demolição desde o primeiro Plano Director Municipal dos anos 90 do séc. XX. Numa segunda fase, elaborou-se a candidatura a financiamento de modo a continuar a trabalhar na melhoria dos espaços públicos destes bairros definidas a partir de um processo participativo realizado ao longo de várias assembleias de moradores, das quais se destacam a construção de um anfiteatro e a reparação de muros e pavimentos.

Prodac / ateliermob - Escada, Fachada, Corrimão
Prodac Sul. Image © Valter Vinagre

O ateliermob desenvolveu o projecto do anfiteatro, dos seus acessos e integração no jardim público, trabalhando todas as suas vertentes técnicas, até à conclusão da obra. O anfiteatro tira partido da pendente natural do terreno, situando-se a área de palco na zona mais baixa do jardim. A sua implantação resolve, ainda, a ausência de uma ligação directa entre as cotas mais alta e mais baixa do jardim, articulando-se uma nova escadaria paralelamente ao auditório.

Tirando partido dos contactos com empresas no sector da construção, que se associaram ao projecto, foi possível a utilização dos melhores materiais e a formação, em obra, dos moradores/trabalhadores por técnicos especializados.

Prodac / ateliermob - Escada
Prodac Sul. Image © Valter Vinagre
Prodac / ateliermob - Janela, Escada, Fachada, Concreto, Corrimão
Prodac Sul. Image © Valter Vinagre

Em bairros como a Prodac Sul, grande parte da população desempregada resulta da diminuição do trabalho nas áreas da construção civil. A execução remunerada destes trabalhos foi um complemento e um importante contributo para a condição financeira de diversas famílias.

A construção do anfiteatro permitiu a constituição de um espaço público, de reunião e celebração, num bairro onde as assembleias de moradores são fortemente participadas – com uma média de 300 moradores participantes – e apenas existia uma sala, manifestamente pequena, cedida por uma associação local de cariz desportivo.

Prodac / ateliermob - Escada
Prodac Sul. Image © Nelson d'Aires
Prodac Sul - Auditório - Planta
Prodac / ateliermob - Imagem 20 de 55
Prodac Sul. Image © Nelson d'Aires

Este anfiteatro não é apenas o espaço público central do bairro, como se constitui, também, como um símbolo da capacidade, iniciativa e concretização dos seus moradores. Por outro lado, a nova escadaria e a implantação do conjunto no jardim, permitiram a criação de um necessário acesso, e uma utilização mais eficiente e diversificada do espaço do jardim que era, anteriormente, meramente contemplativa.

Seguindo as prioridades definidas em Assembleia de Moradores, uma vez terminado o anfiteatro e com novo financiamento, foram desenvolvidos os trabalhos de reparação de muros e escadas no interior do bairro. A reparação e pintura dos muros permitiu melhorar significativamente a imagem do bairro aumentando visivelmente a luminosidade que se reflecte no interior das habitações. Já a repavimentação das escadas veio oferecer segurança e conforto a uma poulação tendenciamente envelhecida. Estas operações permitiram manter a bolsa de trabalhadores desempregados activa durante um segundo ano.

Prodac / ateliermob - Imagem 23 de 55
Prodac Sul. Image © Valter Vinagre
Prodac Norte - Muros - Contexto Urbano

Prodac Norte

 Fora de Portas – em construção

Prodac / ateliermob - Imagem 33 de 55Prodac / ateliermob - Imagem 37 de 55Prodac / ateliermob - Imagem 39 de 55Prodac / ateliermob - JanelaProdac / ateliermob - Mais Imagens+ 50

O ateliermob iniciou este projecto ao trabalhar com as Associações de Moradores dos bairros da Prodac Norte e Sul de forma a obter o licenciamento das habitações, auto-construídas pelo moradores nos anos 70 e que nunca haviam sido legalizadas. Numa segunda fase, o ateliermob candidatou-se a pedidos de financiamento de modo a continuar a trabalhar nos espaços públicos destes bairros, financiamento esse a aplicar em intervenções de melhoramento do espaço público, definidas através de um processo participativo das quais se destacam a reparação de muros e pavimentos e a construção de um anfiteatro. O ateliermob desenvolveu e acompanhou o projecto de intervenção e todas as suas vertentes técnicas.

Prodac / ateliermob - Escada, Porta
Prodac Norte. Image © Nelson d'Aires

Tirando partido dos contactos com empresas no sector da construção, que se associaram ao projecto, foi possível a utilização dos melhores materiais e a formação, em obra, dos moradores/trabalhadores por técnicos especializados.

A reabilitação de pavimentos, a regularização das superfícies de rampas e escadas, e a colocação de novas guardas passou a permitir uma circulação mais segura no interior do bairro. Já a pintura de todos os muros, veio alterar radicalmente a sua imagem.

Prodac / ateliermob - Janela, Escada, Fachada, Corrimão
Prodac Norte. Image © Nelson d'Aires
Prodac / ateliermob - Imagem 36 de 55
Prodac Norte. Image © Nelson d'Aires

É seguro afirmar que esta intervenção veio reforçar um sentido de pertença e de orgulho nos moradores e intensificar a sua preocupação com a manutenção do espaço público e das suas casas. Muitos dos moradores decidiram fazer obras de melhoria nas fachadas das suas habitações no seguimento desta intervenção.

A construção do anfiteatro visa colmatar a falta de um espaço público de encontro e reunião no Bairro Prodac Norte onde as assembleias de moradores são realizadas num equipamento fora do Bairro e de difícil acesso para os cidadãos com dificuldade de mobilidade, e o espaço privilegiado de encontro dos moradores se resume à sede/café da Associação de Moradores, com dimensões exíguas e um espaço exterior muitíssimo condicionado. Pretende-se assim proporcionar aos moradores um um espaço entendido como prolongamento do bairro com o qual estabelece uma relação formar que simultaneamente protege da via, também em construção este equipamento público polivalente com condições para o encontro e convívio diário entre os moradores bem como à realização de Assembleias de Moradores ou outros eventos culturais.

Prodac Norte - Anfiteatro - Planta
Prodac / ateliermob - Janela
Prodac Norte. Image © Valter Vinagre

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bairro Prodac, Marvila, Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Prodac / ateliermob" 24 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/806043/prodac-ateliermob> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.