Museu do Rio e Aquário de Água Doce de Karlovac / 3LHD

Museu do Rio e Aquário de Água Doce de Karlovac / 3LHD - Imagem 2 de 29Museu do Rio e Aquário de Água Doce de Karlovac / 3LHD - Imagem 3 de 29Museu do Rio e Aquário de Água Doce de Karlovac / 3LHD - Imagem 4 de 29Museu do Rio e Aquário de Água Doce de Karlovac / 3LHD - Imagem 5 de 29Museu do Rio e Aquário de Água Doce de Karlovac / 3LHD - Mais Imagens+ 24

Karlovac, Croácia
  • Arquitetos: 3LHD
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2915
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Lanxess Bayferrox, Saint-Gobain, TIGER
  • Arquitetos Responsáveis: Saša Begović, Marko Dabrović, Tatjana Grozdanić Begović, Silvije Novak, Irena Mažer Hranuelli, Vibor Granić, Deša Ucović, Ivana Šajn, Nevena Kuzmanić, Romana Ilić
  • Engenharia Estrutural: Ivan Palijan, Siniša Lulić (Palijan d.o.o.)
  • Tubulação De Drenagem E Tecnologia De Aquário: Nenad Šutevski (Vodotehnika d.d.)
  • Hidráulica E Drenagem: Tomislav Fujs (Vodotehnika d.d.)
  • Engenharia Elétrica: Erol Čičić, Antonio Praničević (Projekting 1970)
  • Instalações Mecânicas: Zlatko Jakoplić (Ured 3T d.o.o.)
  • Elevadores: Rok Pietri (Lift Modus d.o.o.)
  • Física Do Edifício: Mateo Biluš (AKFZ studio d.o.o.)
  • Arquitetura Paisagística: Luka Brnić (Uređenje krajobraza d.o.o.), Ines Hrdalo
  • Prevenção De Incêndio: Nadan Kosanović (ING Labos)
  • 3D: Boris Goreta
  • Sinalização E Design Gráfico: Bilić_Muller Studio (Dora Bilić, Tina Müller)
  • Projeto De Tecnologia De Aquário : Franjo Jović (Tehnoekspert)
  • Projeto De Proteção De Peixes: Dražen Oraić (Hrvatski Veterinarski Institut)
  • Conceito E Projeto Da Exposição: 3LHD
  • Configuração Do Aquário: Marko Ćaleta (Professor de Faculdade de Educação, Zagreb), Zoran Marčić (Faculdade de Ciência, Zagreb)
  • Ilustração Parede Educativa: Ana Rako and Bilić_Müller Studio
  • Pedra Artificiaç: Igor Lenard
  • Instalações áudio Vídeo : Miodrag Gladović (AVC)
  • Concento Luminotécnico Aquário E Aquascaping : Petra Bašić, Petar Pintar (Aquatic design)
  • Construção: AB Gradnja d.o.o, ENA d.o.o., KGH d.o.o.
  • Cidade: Karlovac
  • País: Croácia
Mais informaçõesMenos informações
Museu do Rio e Aquário de Água Doce de Karlovac / 3LHD - Imagem 2 de 29
© Miljenko Bernfest

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Aquário de Karlovac está localizado junto ao Rio Korana. O volume do edifício é parcialmente enterrado e coberto com aterros e vegetação a partir de suas esquinas. O conceito do desenho foi inspirado no centro histórico da cidade "estrela de Karlovac" envolto por "Sanci" - montes de terra e paredes defensivas. O objetivo era formar um novo ponto focal da cidade e validar o percurso junto ao rio. Três rotas caminháveis foram formadas: em direção ao centro da cidade e do rio; em direção ao sul e o centro de esportes e a outra em direção ao leste e acesso à rua. O novo ponto está localizado na junção destas rotas - uma praça redonda onde todas as instalações do aquário estão localizadas: entrada, loja, café, biblioteca e escritórios administrativos.

Museu do Rio e Aquário de Água Doce de Karlovac / 3LHD - Imagem 18 de 29
© Jure Živković
Museu do Rio e Aquário de Água Doce de Karlovac / 3LHD - Imagem 23 de 29
Planta Térreo
Museu do Rio e Aquário de Água Doce de Karlovac / 3LHD - Imagem 10 de 29
© Jure Živković

A exposição do aquário exibe a flora e fauna dos rios croatas e seus ecossistemas. Sua disposição segue o fluxo do Rio Karst, aliado à sua flora, fauna e biodiversidade. A exposição começa no exterior, com uma superfície de água na praça. Continua no interior do edifício com um sistema de rampas que serpenteiam como um rio ao subsolo para exibir a coleção de plantas e animais que exigem completo controle das condições de luz para sobreviver. Tanques estão posicionados sobre, abaixo e ao longo do caminho dos visitantes, como se estivessem caminhando ao longo do rio vendo os peixes primeiro de cima, em seguida ao lado dos peixes, onde podem ser vistos sob a lâmina d'água. O visitante então mergulha em um ambiente similar a uma caverna que exibe espécies endêmicas encontradas em córregos subterrâneos. O espaço então se expande, e a iluminação vinda dos tanques preenche um espaço central onde visitantes podem descansar vendo as espécies endêmicas. Após a caverna, o visitante chega em um aquário com grandes e raras espécies que desapareceram de seu habitat natural na Croácia. Os visitantes podem observar os peixes e plantas aquáticas que habitam as partes mais quentes dos leitos dos rios, onde podem observá-los de lado para então serem vistos por baixo, ao entrar num túnel que simula a imersão em um rio. Sem seguida, os visitantes passam por uma série de aquários com vegetações de rios e áreas alagadas junto a eles, para terminar a exposição em um sistema de aquários em cascata cujos biótipos exibem cachoeiras e uma barreira de travertino.

Museu do Rio e Aquário de Água Doce de Karlovac / 3LHD - Imagem 7 de 29
© Jure Živković
Museu do Rio e Aquário de Água Doce de Karlovac / 3LHD - Imagem 3 de 29
© Jure Živković

Após isto, uma escadaria e um elevador trazem de volta o visitante para o hall de entrada através da loja. Um espaço para análise dos parâmetros tecnológicos da água, um centro de pesquisa científica e espaços de aclamação de peixes estão localizados no centro do layout.

Museu do Rio e Aquário de Água Doce de Karlovac / 3LHD - Imagem 14 de 29
© Jure Živković

O Aquário de Água Doce de Karlovac é cofinanciado pelo Fundo Europeu Regional de Desenvolvimento sob o programa Competitividade Regional de 2007-20013.

Museu do Rio e Aquário de Água Doce de Karlovac / 3LHD - Imagem 4 de 29
© Jure Živković

Descrição do Produto

Concreto Pigmentado

O concreto utilizado na fachada é pigmentado e produzido por um método in-loco no pátio de obras; um tipo e tamanhos especiais de granulação foram selecionados para se alcançar o efeito desejado - para fazer a cor da fachada parecer com a cor do solo. Primeiro o concreto é aplicado com cuidado na forma, vibrado em camadas e cultivado por um período. Antes de ser montado na fachada, a forma é revestido com um 'retardador de leite de cimento' para retardar o processo de liga do concreto. Após a remoção do casco, a superfície do concreto é lavada para obter uma textura específica. Os grãos minerais tornam-se visíveis e definem claramente a estrutura e textura da superfície completa e sólida em concreto.

Museu do Rio e Aquário de Água Doce de Karlovac / 3LHD - Imagem 5 de 29
© Jure Živković

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ul. Gornje Mekušje, 47000, Karlovac, Croácia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Museu do Rio e Aquário de Água Doce de Karlovac / 3LHD" [Karlovac Freshwater Aquarium and River Museum / 3LHD] 08 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805891/museu-do-rio-e-aquario-de-agua-doce-de-karlovac-3lhd> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.