Clássicos da Arquitetura: Casa Eames / Charles e Ray Eames

Originalmente conhecida como a Case Study House No. 8, a Casa Eames era uma residência moderna tão agradável espacialmente que se tornou a casa dos próprios arquitetos. Charles e Ray Eames começaram a projetar a casa em 1945 para o Programa Case Study Houses, da Revista Arts and Architecture de Los Angeles, em que foram publicadas e construídas residências de estudo de caso que focassem na utilização de novos materiais e tecnologias desenvolvidas durante a Segunda Guerra Mundial. A intenção era que a casa fosse feita de materiais pré-fabricados que não interrompessem o terreno, fossem fáceis de construir e exibissem um estilo moderno.

Clássicos da Arquitetura: Casa Eames / Charles e Ray Eames - Porta, Fachada, JanelaClássicos da Arquitetura: Casa Eames / Charles e Ray Eames - Imagem 3 de 18Clássicos da Arquitetura: Casa Eames / Charles e Ray Eames - Vidro, JanelaClássicos da Arquitetura: Casa Eames / Charles e Ray Eames - CadeiraClássicos da Arquitetura: Casa Eames / Charles e Ray Eames - Mais Imagens+ 13

A casa implanta-se em um lote de três hectares no topo de um penhasco de 150 metros com vista para o Oceano Pacífico. O local de implantação da obra é um platô no terreno íngreme, criado por um muro de contenção de concreto a oeste. Isso permite a construção de dois volumes com um pátio interligando-os.

Clássicos da Arquitetura: Casa Eames / Charles e Ray Eames - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
Eames House / Charles & Ray Eames. Imagem © Stephanie Braconnier / Shutterstock

As duas caixas servem a duas funções diferentes. Uma delas é para a própria residência e a outro é um estúdio. Os dois volumes fornecem espaços de pé-direito duplo nos cantos e nas extremidades externas de ambos os programas. Isso permite uma composição que quebra o espaço ritmicamente, e pode ser lido no exterior da casa com o pátio exterior servindo como um vazio de pé-direito duplo entre as duas caixas.

Clássicos da Arquitetura: Casa Eames / Charles e Ray Eames - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim
Eames House / Charles & Ray Eames. Imagem © Stephanie Braconnier / Shutterstock

Juntamente com o muro de contenção em concreto, um quadro simples de aço foi usado para a estrutura da casa. A armação de aço usava colunas em perfil H de 4 polegadas para as paredes e de 12 polegadas para as vigas que suportavam a cobertura. A estrutura de aço foi preenchida com diferentes painéis coloridos foscos e translúcidos dispostos para criar uma luz dinâmica no interior durante o decorrer do dia.

Clássicos da Arquitetura: Casa Eames / Charles e Ray Eames - Fotografia de Exterior
Eames House. Imagem © J. Paul Getty Trust

A importância atribuída à luz no projeto, com o exterior disposto desta forma particular, pode remeter a uma influência japonesa. Esta atenção ao detalhe, no entanto, não impediu que ela exibisse a ideia original da prefabricação. A casa foi construída, em grande parte, a partir de componentes padronizadas, como as janelas que medem uma largura padrão americana de 3 pés e 4 polegadas, o que corresponde a pouco mais de 1 metro.

Clássicos da Arquitetura: Casa Eames / Charles e Ray Eames - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim, Floresta
Foto de Gunnar Klack, via Wikimedia Commons. Licença CC BY-SA 4.0

Em contraste com a estrutura fria de aço que, o interior da casa é quente e reconfortante com o seu piso de madeira e a luz suave penetrando em cada espaço no decorrer dos dias. Escadas de madeira flutuam conectando os níveis inferiores e superiores. O uso de materiais naturais no interior aproxima a residência da natureza, dando a aparência de uma casa que repousa suavemente sobre o terreno. Uma fileira de eucaliptos também foi plantada na frente, fornecendo sombra e mesclando a residência com o entorno.

Clássicos da Arquitetura: Casa Eames / Charles e Ray Eames - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira
Eames House. Foto de Edward Stojakovic, via Wikimedia Commons. Licença CC BY 2.0

A Casa Eames é uma bela continuação do espaço. Os espaços são libertadores, fluindo de um ao outro mesmo entre os pavimentos, através de espaços de pé-direito duplo. Os espaços privados e públicos não são estritamente divididos. Por exemplo, o dormitório no nível superior tem vista para a sala de estar pública com um pequeno terraço que liga os dormitórios. Não há grandes divisões além da separação das duas caixas, que ainda se fundem uma com a outra com o pátio. A casa é uma tela de Mondrian que exemplifica o uso de materiais pré-fabricados para criar belo espaço infinito.

Clássicos da Arquitetura: Casa Eames / Charles e Ray Eames - Imagem 16 de 18
Los Angeles, Estados Unidos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Perez, Adelyn. "Clássicos da Arquitetura: Casa Eames / Charles e Ray Eames" 14 Ago 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805839/classicos-da-arquitetura-casa-eames-charles-e-ray-eames> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.