O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. "As Cidades Invisíveis" de Italo Calvino ilustradas por Karina Puente

"As Cidades Invisíveis" de Italo Calvino ilustradas por Karina Puente

"As Cidades Invisíveis" de Italo Calvino ilustradas por Karina Puente
"As Cidades Invisíveis" de Italo Calvino ilustradas por Karina Puente, Zobeida. Imagem © Karina Puente Frantzen
Zobeida. Imagem © Karina Puente Frantzen

A arquiteta Karina Puente, de Lima, tem um projeto pessoal: ilustrar cada uma das "As Cidades Invisíveis" do romance de 1972 de Italo Calvino. Sua coleção inicial, que publicamos em 2016, apresentou as cidades do capítulo As Cidades e a Memória. Esta última série ilustrações, desenhada principalmente com nanquim sobre papel, reúne uma outra seqüência de lugares imaginados - cada um referenciando uma cidade imaginada no livro.

O livro As Cidades Invisíveis, que imagina conversas fictícias entre o explorador veneziano Marco Polo e o antigo governante mongol Kublai Khan, têm sido instrumentais na formulação de abordagens do discurso urbano e da forma da cidade. De acordo com Puente, "cada ilustração tem um processo conceitual, alguns dos quais levam mais tempo do que outros". Geralmente "eu pesquiso, penso, e reflito sobre cada cidade por três semanas antes de fazer esboços." Os desenhos finais e recortes levam cerca de uma semana para produzir.

Zaira. Imagem © Karina Puente Frantzen Diomira. Imagem © Karina Puente Frantzen Dorotea. Imagem © Karina Puente Frantzen Fedora. Imagem © Karina Puente Frantzen + 16

Em uma entrevista com o Kindle, Puente afirmou como ela considera as cidades "absolutamente incríveis", ainda mais se forem metrópoles e megalópoles. "Estou interessada em todas elas, minúsculas, enorme, históricas, criativas, problemáticas ou cosmopolitas, cada uma tem algo digno de admirar. Uma das coisas que me interessa profundamente é a poderosa troca de conhecimento que acontece nas cidades e o diverso intercâmbio sociocultural que testemunhamos. Quanto mais agitada é uma cidade, mais interessante para mim, há algo mágico em pessoas que vivem juntas."

Puente continua: "Eu poderia dizer-lhe como decidi fazer Anastasia, que é parte do capítulo Cidades e Desejo. Anastasia é uma cidade de engano. Calvino fala sobre como você acha que você está feliz vivendo dentro dela, mas você realmente não está." A cidade no topo é uma cidade feliz, com pipas e ruas elevadas, enquanto lá embaixo há uma cidade mineira, sem luz e onde você tem que trabalhar o dia inteiro e e permanecer preso, neste caso, os sonhos e os desejos são representados no topo e o medo é representado no subsolo."

Anastasia. Imagem © Karina Puente Frantzen
Anastasia. Imagem © Karina Puente Frantzen

A cidade aparece como um todo onde nenhum desejo se perde e de onde você faz parte, e como ela desfruta de tudo o que você não desfruta, não podes fazer nada senão habitar este desejo e contentar-se. Tal é o poder, às vezes chamado de maligno, às vezes benigno, que Anastasia, a cidade traiçoeira, possui; Se durante oito horas por dia você trabalha como um cortador de ágata, ônix, crisoprase, seu trabalho que dá forma ao desejo toma do desejo sua forma, e você acredita que está desfrutando Anastasia completamente quando você é apenas seu escravo.

Despina. Imagem © Karina Puente Frantzen
Despina. Imagem © Karina Puente Frantzen
Diomira. Imagem © Karina Puente Frantzen
Diomira. Imagem © Karina Puente Frantzen
Dorotea. Imagem © Karina Puente Frantzen
Dorotea. Imagem © Karina Puente Frantzen
Eufemia. Imagem © Karina Puente Frantzen
Eufemia. Imagem © Karina Puente Frantzen
Fedora. Imagem © Karina Puente Frantzen
Fedora. Imagem © Karina Puente Frantzen
Isaura (1). Imagem © Karina Puente Frantzen
Isaura (1). Imagem © Karina Puente Frantzen
Isaura (2). Imagem © Karina Puente Frantzen
Isaura (2). Imagem © Karina Puente Frantzen
Isidora. Imagem © Karina Puente Frantzen
Isidora. Imagem © Karina Puente Frantzen
Maurilia . Imagem © Karina Puente Frantzen
Maurilia . Imagem © Karina Puente Frantzen
Tamara. Imagem © Karina Puente Frantzen
Tamara. Imagem © Karina Puente Frantzen
Zaira. Imagem © Karina Puente Frantzen
Zaira. Imagem © Karina Puente Frantzen
Zirma. Imagem © Karina Puente Frantzen
Zirma. Imagem © Karina Puente Frantzen
Zoe. Imagem © Karina Puente Frantzen
Zoe. Imagem © Karina Puente Frantzen
Zora. Imagem © Karina Puente Frantzen
Zora. Imagem © Karina Puente Frantzen
Cita: AD Editorial Team. ""As Cidades Invisíveis" de Italo Calvino ilustradas por Karina Puente" [Italo Calvino's 'Invisible Cities', Illustrated (Again)] 25 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805800/as-cidades-invisiveis-de-italo-calvino-ilustradas-por-karina-puente> ISSN 0719-8906