Clássicos da Arquitetura: Casa sobre o arroio / Amancio Williams + Delfina Gálvez Bunge

Localizada em um cenário natural particular da cidade de Mar del Plata, a Casa sobre o arroio –também conhecida com a Casa da Ponte– é considerada um componente paradigmático da arquitetura do século XX e uma referência obrigatória do Movimento Moderno na Argentina e na América Latina.

A projeto da residência é de autoria do arquiteto argentino Amancio Williams a partir do encargo de seu pai, o músico Alberto Williams, e é uma evidência construída da capacidade de estabelecer um vínculo entre a racionalidade moderna do ser humano com a natureza e sua topografia.

Clássicos da Arquitetura: Casa sobre o arroio / Amancio Williams + Delfina Gálvez Bunge - Imagem 6 de 40
via © Wikipedia User: Edufortes Licensed under CC BY-SA 3.0

Clássicos da Arquitetura: Casa sobre o arroio / Amancio Williams + Delfina Gálvez Bunge - Imagem 25 de 40Clássicos da Arquitetura: Casa sobre o arroio / Amancio Williams + Delfina Gálvez Bunge - Imagem 35 de 40Clássicos da Arquitetura: Casa sobre o arroio / Amancio Williams + Delfina Gálvez Bunge - Imagem 13 de 40Clássicos da Arquitetura: Casa sobre o arroio / Amancio Williams + Delfina Gálvez Bunge - Imagem 34 de 40Clássicos da Arquitetura: Casa sobre o arroio / Amancio Williams + Delfina Gálvez Bunge - Mais Imagens+ 35

Projetada e construída entre 1943 e 1946, com a colaboração da arquiteta Delfina Gálvez de Williams, a residência implanta-se em um terreno composto de duas quadras em uma área natural caracterizada pelo arroio 'Las Chacras' que atravessa o lote. 

Clássicos da Arquitetura: Casa sobre o arroio / Amancio Williams + Delfina Gálvez Bunge - Imagem 5 de 40
© Javier Deyheralde

A estrutura está projetada em três dimensões, sintetizada em formas geométricas puras que trabalham de forma integral. Constitui-se por três elementos básicos: uma superfície curva, os componentes horizontais do volume principal e o plano da cobertura terraço.

Clássicos da Arquitetura: Casa sobre o arroio / Amancio Williams + Delfina Gálvez Bunge - Imagem 9 de 40
© Javier Deyheralde

Clássicos da Arquitetura: Casa sobre o arroio / Amancio Williams + Delfina Gálvez Bunge - Imagem 27 de 40Clássicos da Arquitetura: Casa sobre o arroio / Amancio Williams + Delfina Gálvez Bunge - Imagem 26 de 40Clássicos da Arquitetura: Casa sobre o arroio / Amancio Williams + Delfina Gálvez Bunge - Imagem 23 de 40Clássicos da Arquitetura: Casa sobre o arroio / Amancio Williams + Delfina Gálvez Bunge - Imagem 19 de 40Clássicos da Arquitetura: Casa sobre o arroio / Amancio Williams + Delfina Gálvez Bunge - Mais Imagens+ 35

O arco que vincula as duas margens do arroio trabalha em paralelo com a laje do pavimento principal mediante as paredes verticais e as vigas que materializam a varanda que rodeia todo o volume, resultando em uma estrutura que permite que todos os espaços internos se relacionem com o contexto natural a partir das janelas que se posicionam em todo o perímetro horizontal da habitação.

Clássicos da Arquitetura: Casa sobre o arroio / Amancio Williams + Delfina Gálvez Bunge - Imagem 10 de 40
Sección en Axonométrica. Image © Fabián Dejtiar

O concreto armado utilizado para a estrutura foi mantido áspero e rústico, e tratado quimicamente para dar um aspecto significativo e deixá-lo aparente, sem revestimentos.

Clássicos da Arquitetura: Casa sobre o arroio / Amancio Williams + Delfina Gálvez Bunge - Imagem 32 de 40
© Javier Deyheralde

O acesso às duas escadas principais contidas na curva do arco é realizada no espaço que constitui os dois pontos de apoio da ponte. No que diz respeito aos degraus da escada, eles são erguidos com alturas decrescentes à medida que sobem, acompanhando a curvatura do arco.

Clássicos da Arquitetura: Casa sobre o arroio / Amancio Williams + Delfina Gálvez Bunge - Imagem 22 de 40
Detalle Grafismo Sección Axonométrica. Image © Fabián Dejtiar

Clássicos da Arquitetura: Casa sobre o arroio / Amancio Williams + Delfina Gálvez Bunge - Imagem 31 de 40Clássicos da Arquitetura: Casa sobre o arroio / Amancio Williams + Delfina Gálvez Bunge - Imagem 36 de 40Clássicos da Arquitetura: Casa sobre o arroio / Amancio Williams + Delfina Gálvez Bunge - Imagem 37 de 40Clássicos da Arquitetura: Casa sobre o arroio / Amancio Williams + Delfina Gálvez Bunge - Imagem 16 de 40Clássicos da Arquitetura: Casa sobre o arroio / Amancio Williams + Delfina Gálvez Bunge - Mais Imagens+ 35

O interior da residência evidencia uma tipologia linear, constituindo uma série de locais abertos a uma galeria que faz referência à tradicional casa portenha tipo 'chorizo', com as divisões materializadas por placas de compensado de cedro com montantes de nogueira, que estabelecem uma distintiva divisão entre os espaços públicos e privados.

Clássicos da Arquitetura: Casa sobre o arroio / Amancio Williams + Delfina Gálvez Bunge - Imagem 8 de 40
via CC0 Public Domain

Clássicos da Arquitetura: Casa sobre o arroio / Amancio Williams + Delfina Gálvez Bunge - Imagem 11 de 40Clássicos da Arquitetura: Casa sobre o arroio / Amancio Williams + Delfina Gálvez Bunge - Imagem 4 de 40Clássicos da Arquitetura: Casa sobre o arroio / Amancio Williams + Delfina Gálvez Bunge - Imagem 30 de 40Clássicos da Arquitetura: Casa sobre o arroio / Amancio Williams + Delfina Gálvez Bunge - Imagem 40 de 40Clássicos da Arquitetura: Casa sobre o arroio / Amancio Williams + Delfina Gálvez Bunge - Mais Imagens+ 35

Apesar dos atos de vandalismo que a edificação sofreu por conta de seu abandono –entre incêndios intencionais e pichações em seu exterior–, ela se mantém firme e foi restaurada para ser transformada em um museu. Atualmente apresenta diversas declarações em relação a seu valor como patrimônio cultural e histórico, constituindo a obra como um importante sucesso na abordagem da arquitetura moderna do arquiteto argentino Amancio Williams.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Quintana 3998, B7602GGC Mar del Plata, Buenos Aires, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Dejtiar, Fabian. "Clássicos da Arquitetura: Casa sobre o arroio / Amancio Williams + Delfina Gálvez Bunge" 20 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805606/classicos-da-arquitetura-casa-sobre-o-arroio-amancio-williams> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.