Espacialidade fluida e dinâmica para uma agência de turismo

Este artigo é parte da nossa nova série "Material em foco", que indaga os arquitetos sobre o processo de pensamento por trás da escolha dos materiais e sua relação com o processo de criação dos projetos.

A partir da demolição da edificação existente para a execução de uma nova construção mais adequada às exigencias de espaços contínuos da agência de turismo o novo projeto considerou não comprometer a construção vizinha remanescente. A solução adotada foi a criação de um novo corpo se afasta da parede meeira, descascada para manter os tijolos aparentes, criando neste afastamento os espaços de circulação vertical, iluminação natural, jardim, e as áreas de apoio, como copas, wcs, shaft técnico. Nós conversamos com o arquiteto Baldomero Navarro Gomes do escritório NN Arquitetos Associados para saber mais sobre sua escolha do material e do papel determinante que desempenhou em seu conceito de projeto.

Quais são os principais materiais usados no projeto em questão?

BNG: Estrutura de aço, contenções em concreto, vidro laminado na cobertura e temperado nos caixilhos, impermeabilizantes nas contenções e na laje de cobertura.

© Rafael Shcmidt

Quais foram suas maiores fontes de inspiração e influência quando estava escolhendo os materiais empregados no projeto?

BNG: As restrições de orçamento, prazo e legislação implicaram em maior interferência do que influências externas.

© Rafael Shcmidt

Descreva como as decisões relativas aos materiais influenciaram a concepção do projeto.

BNG: A preocupação com uma estrutura leve, de montagem rápida, para evitar interferências nas precárias construções vizinhas, e a contraposição às dificuldades de escavação e fundações profundas num terreno tão frágil foram decisivas na escolha da solução estrutural em aço.

© Rafael Shcmidt

Quais foram as vantagens que este material ofereceu para a construção do projeto?

BNG: Rapidez de montagem e precisão de execução num lote tão exíguo.

© Rafael Shcmidt

A escolha dos materiais impôs algum tipo de desafio ao projeto?

BNG: O lote impôs desafios, especialmente pela limitação na movimentação de equipamentos. As fundações foram executadas por equipamento especial de pequeno porte e a estrutura foi toda pré-montada na fábrica para depois ser montada em pouquíssimo tempo no canteiro. Isto evitou a imobilidade da obra exigida por cimbramentos, escoras, andaimes.

© Rafael Shcmidt

Você chegou a considerar outras possibilidades de materiais para o projeto? 

BNG: Sim, especulamos a execução em alvenaria armada, o que foi descartado pelo prazo, e em steel frame, o que foi descartado pelo custo elevado já que se tratava de uma obra pequena e não replicável.

© Rafael Shcmidt

Como você pesquisou fornecedores e construtores adequados aos materiais empregados no projeto?

BNG: Alguns foram escolhidos por experiências anteriores muito satisfatórias (construtora OYTO, estrutura metálica BR Aço) e outros foram através de internet ou indicações de colegas. A impermeabilização do concreto das contenções com o aditivo Penetron e a Penebar nas juntas do aço com o concreto armado foram casos deste último tipo.

© Rafael Shcmidt

Veja aqui o projeto completo:

Agência de Turismo / NN Arquitetos Associados

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. " Espacialidade fluida e dinâmica para uma agência de turismo" 15 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805537/espacialidade-fluida-e-dinamica-para-uma-agencia-de-turismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.