Fiandeiras 75 / Motirõ Arquitetos

Fiandeiras 75 / Motirõ Arquitetos - Mesa, Cadeira, Bancada, VigaFiandeiras 75 / Motirõ Arquitetos - VigaFiandeiras 75 / Motirõ Arquitetos - Bancada, CozinhaFiandeiras 75 / Motirõ Arquitetos - Bancada, Cozinha, Pia, CadeiraFiandeiras 75 / Motirõ Arquitetos - Mais Imagens+ 23

Itaim Bibi, Brasil
  • Arquitetos: motirõ[arquitetos]; Motirõ Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  60
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bottaro, Portobello, Santorini Mármores
  • Autores: Lucas Kanyó, Marcos Nogueira, Ricardo Horiuchi
  • Equipe : Marcos Nogueira, Ricardo Horiuchi
  • Cidade: Itaim Bibi
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Fiandeiras 75 / Motirõ Arquitetos - Sofá, Mesa
© Estúdio São Paulo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Adquirido o apartamento em que morou na época de faculdade, o jovem morador necessitava modernizar e reorganizar o espaço.

A principal demanda era ampliar a área comum, mantendo uma suíte com uma boa quantidade de armário e um quarto de hóspedes para visitas esporádicas do irmão que mora no exterior. 

Fiandeiras 75 / Motirõ Arquitetos - Viga
© Estúdio São Paulo

Com uma planta de 60m² e dois dormitórios nossa estratégia em parceria com o arquiteto Lucas Kanyó, foi absorver o segundo dormitório com a sala e demolir a parede que dividia a cozinha.

Desta forma criamos um espaço social bem amplo e integrado com a cozinha o que tornou possível um layout limpo e flexível para que pudéssemos transformar, quando necessário, a sala no quarto de hospedes. 

Fiandeiras 75 / Motirõ Arquitetos - Mesa, Cadeira, Bancada, Janela
© Estúdio São Paulo
Planta - Layout

Para isso, fizemos uma série de questionamentos e precisamos repensar junto com o cliente, o conceito de espaço e privacidade. O que define um espaço? Apenas divisórias sólidas garantem privacidade? Qual a frequência da utilização deste quarto de hóspedes? Quais as prioridades do projeto? 

A solução foi mais simples do que imaginávamos: com um trilho embutido no forro de gesso e um bom tecido em linho, as cortinas que barram o sol da fachada oeste são as mesmas que fecham e fazem da sala o quarto de hóspedes. O sofá personalizado se transforma para comportar até três pessoas.

Fiandeiras 75 / Motirõ Arquitetos - Sofá, Viga
© Estúdio São Paulo
Fiandeiras 75 / Motirõ Arquitetos - Bancada
© Estúdio São Paulo

Optamos pela predominância de cores neutras, dando destaque para o azul, que remete ao passado de nadador profissional do cliente. 

A mistura de elementos rústicos como os pilares de concreto aparente e a parede de tijolos de barro pintados de branco misturados com bancadas de granito, piso de madeira e mobiliários finos se complementam, um ressaltando o outro, o que torna o ambiente todo equilibrado.

Um dos destaque da cozinha é a ilha em granito verde candeias com a mesa de jantar de metal em balanço.

Fiandeiras 75 / Motirõ Arquitetos - Prateleira, Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Estúdio São Paulo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Itaim Bibi, São Paulo - São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Fiandeiras 75 / Motirõ Arquitetos" 21 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805372/fiandeiras-75-motiro-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.