Quinta do Fortunato / José Luís Veloso

Quinta do Fortunato / José Luís Veloso - Imagem 2 de 79Quinta do Fortunato / José Luís Veloso - Imagem 3 de 79Quinta do Fortunato / José Luís Veloso - Imagem 4 de 79Quinta do Fortunato / José Luís Veloso - Imagem 5 de 79Quinta do Fortunato / José Luís Veloso - Mais Imagens+ 74

  • Consultoria: NML - Projectos e Desenvolvimento Turístico
  • Especialidade: SprenPlan Engenharia
  • Construção: JOANIBAL – Construção Civil, Lda.
  • Cidade: Meixedo
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Quinta do Fortunato / José Luís Veloso - Imagem 6 de 79
© Paulo Carvalho

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado em Belelo, freguesia de Meixedo, concelho de Viana do Castelo a Quinta do Fortunato, estrutura de Turismo em Espaço Rural (TER) na modalidade de Agro-Turismo, tem por base o desenvolvimento de duas unidades de alojamento, com aproveitamento dos edifícios pré-existentes, outrora utilizados como corte de gado e sequeiro.

Quinta do Fortunato / José Luís Veloso - Imagem 29 de 79
© Paulo Carvalho

O testemunho do existente é vincado, em ambas as casas, com a manutenção praticamente integral das estruturas originais, sendo acrescentados novos volumes que as abraçam e garantem a ligação entre o antigo e o novo em formas distintas, dando lugar a uma preservação da arquitetura vernacular desta região do país – o Alto Minho – e tornando-se assim numa estrutura mais próxima de uma arquitetura contemporânea.

Quinta do Fortunato / José Luís Veloso - Imagem 39 de 79
© Paulo Carvalho

A sua localização espacial, apesar de não se encontrar a grande altitude, permite usufruir de vistas magníficas, o que foi tomado em linha de conta na distribuição do espaço interior, garantindo-se, assim, a relação com o exterior e salvaguardando a privacidade. Todo o envidraçado harmoniza o edifício com o exterior, privilegiando-se o conforto e a visibilidade necessária para o interior, sendo reconhecível a traça original das construções.

Quinta do Fortunato / José Luís Veloso - Imagem 30 de 79
© Paulo Carvalho

Do ponto de vista construtivo,  salienta-se a reconstrução de parte da alvenaria de pedra, que se encontrava num avançado estado de degradação, como forma de garantir o conforto das habitações e a manutenção da traça existente. As empenas acrescentadas a ambos os edifícios, são orientadas a Norte e garantem simultaneamente a sustentação dos novos elementos e a devida proteção.

Quinta do Fortunato / José Luís Veloso - Imagem 2 de 79
© Paulo Carvalho

O limitado orçamento para a construção acabou por ser nosso aliado, tendo em conta a adoção de soluções de baixo custo. Utilizam-se como principais materiais a alvenaria de pedra de granito da região, o pinho, o betão à vista e o vidro. O ferro é também utilizado na execução dos guarda-corpos e dos acessos verticais interiores.

Quinta do Fortunato / José Luís Veloso - Imagem 26 de 79
© Paulo Carvalho
Quinta do Fortunato / José Luís Veloso - Imagem 72 de 79
Corte
Quinta do Fortunato / José Luís Veloso - Imagem 25 de 79
© Paulo Carvalho

Garante-se a continuidade do interior das edificações face ao exterior, com uma estrutura funcional simples e elegante e com o mesmo tipo de acabamentos. A importância dada ao conforto e à proximidade ao “lar”, permite a fruição do espaço de forma continuada e interligada entre exterior e interior.

Quinta do Fortunato / José Luís Veloso - Imagem 40 de 79
© Paulo Carvalho

O vernacular e o contemporâneo encontram-se numa simbiose de preservação e inovação.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Meixedo, 4925, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Quinta do Fortunato / José Luís Veloso" [Quinta do Fortunato / José Luís Veloso] 13 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805206/quinta-do-fortunato-jose-luis-veloso> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.