Residência Granada / Thomas Löwenstein

Residência Granada / Thomas Löwenstein - Mais Imagens+ 16

Ñuñoa, Chile
  • Arquitetos: Thomas Löwenstein; Thomas Löwenstein
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  129
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Alejandro Gálvez
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atika, Baldosas Cordova, CHC, Volcan, Winko
  • Cidade: Ñuñoa
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência existente está localizada na comuna de Ñuñoa, em Santiago, no Chile, e tem uma área construída de 159 m2. A casa é geminada em um de seus lados no primeiro pavimento, mas distancia-se da construção vizinha dos dois lados no segundo pavimento. Sua fachada oeste confronta um grande pátio verde sem estabelecer, com esse, nenhuma relação. A residência existente se nega ao jardim.

© Alejandro Gálvez

O programa da ampliação corresponde a um novo dormitório (suíte com banheiro) com closet, pergolado, varanda, ampliação da cozinha e adega, lavanderias, banheiros, sala de cinema e um escritório privado de uso diário. Tudo isso, considerando, ainda, as circulações previstas na ampliação, aumentaria a superfície da residência inicial em 129 m2. Como requisitos de projeto, solicitou-se controlar a iluminação no interior, a manutenção da organização das plantas existentes, a preservação das dimensões do pátio e a escala e imagem da residência em relação à rua, o que descartou a possibilidade de extensão em um terceiro pavimento.

© Alejandro Gálvez

O projeto busca construir uma nova relação e um constante convite ao jardim, objetivo pelo qual propôs-se elevar e soterrar os programas privados e, assim, permitir a liberação do térreo, em direta relação com o pátio, transformando o antigo limite em um espaço com duração própria.

© Alejandro Gálvez

No primeiro pavimento abriu-se vãos internos e substitui-se a antiga parede oeste por vidro, para liberar a vista e atravessar a residência de forma longitudinal completamente, relacionando o novo ao existente através de uma constante tensão entre interior e exterior.

Planta 1
Planta 2

Ampliou-se a cozinha e a adega incorporando uma copa diária em relação direta e contínua com a área de serviço, a qual foi ampliada criando um novo contato de muros no lado sul. Neste pavimento implantou-se a escada de acesso ao subterrâneo, que articula a relação entre a varanda e o pergolado, e determina a medida do novo espaço externo de transição. Em seu avanço a escada distancia esse novo pavimento das fundações da residência existente, tornando independente, em termos estruturais e de programa, o pavimento subsolo.

No subsolo implantou-se um pátio de luz perifericamente envidraçado que separa, ilumina e ventila o escritório, orientado à luz da tarde, e a sala de cinema, espaço que da as costas à luz oeste. A laje de cobertura foi planejada como um teto verde para conservar a superfície vegetal do pátio.

Corte

O volume ampliado no segundo pavimento corresponde ao dormitório principal, localizado neste nível, da mesma forma que o restante dos dormitórios, no local onde domina a paisagem verde. O acesso a esse espaço é feito através do antigo escritório que agora corresponde à entrada do closet do dormitório.

© Alejandro Gálvez

Sua estrutura portante molda um volume virtual, criando um espaço de vínculo protegido que media a relação entre o interior da residência e o grande jardim. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Granada / Thomas Löwenstein" [Casa Granada / Thomas Löwenstein] 17 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805195/residencia-granada-thomas-lowenstein> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.