Mercado Temporário de Östermalm / Tengbom

© Felix Gerlach

Mercado Temporário de Östermalm  / Tengbom - Mais Imagens+ 25

Estocolmo, Suécia
  • Arquitetos: Tengbom; Tengbom
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1970
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Scanlight
  • Equipe: Mark Humphreys, Johan Cederlöf e Karin Löfgren
  • Cliente: Cidade de Estocolmo
  • Cidade: Estocolmo
  • País: Suécia
Mais informaçõesMenos informações
© Felix Gerlach
Planta

Descrição enviada pela equipe de projeto. A praça de Östermalm era o lar de um próspero mercado até que a municipalidade proibiu a venda de produtos frescos na rua a fim de reduzir os riscos para a saúde. Em 1888, o comércio mudou-se ao recém finalizado mercado central no terreno adjacente e a praça perdeu sua função original. Com a construção de um mercado temporário na praça, podemos contemplar uma realidade rurbana alternativa que poderia ter sido o resultado da decisão em manter a localização central do mercado nesta feira movimentada. 

© Felix Gerlach
Fachada

O antigo mercado coberto tinha uma urgente necessidade de se modernizar e, durante o período de sua reforma (também conduzida por Tenbom) havia uma necessidade de encontrar uma acomodação temporária para os funcionários do mercado dentro do local a fim de conservar sua clientela. Na falta de espaços adequados, o município decidiu por uma solução temporária na praça de Östermalm. Por ser capaz de abrigar todos os comerciantes e as funções associadas ao edifícios, este teve que ocupar todo o espaço aberto da praça (1970 metros quadrados).

É uma situação bastante notável e histórica que estamos orgulhosos e felizes de fazer parte.

Desde a perspectiva da cidade de Estocolmo, era importante converter a perda temporária do espaço urbano em uma adição positiva para a trama. Fizemos isto através da considerável atenção dispensada ao desenho do edifício, o qual requeria um adequado sentido de qualidade para o contexto do local e histórico mercado central. Isto foi garantindo através do uso de materiais leves, sustentáveis e eficientes em custo, de acordo com o caráter temporário da construção.

© Felix Gerlach

A fachada do edifício temporário consiste tem uma faixa inferior revestida com listas verticais de pinos sem tratamento de tamanho variável e montadas em lâminas de madeira compensada. Na esquina sudoeste do edifício, ao longo da fachada leste, a parede de madeira dá lugar ao vidro, proporcionando vistas ao mercado central e pontos de vista para os clientes nos restaurantes. A parte superior da fachada está completamente revestida de um sistema modular de várias lâminas translúcidas de policarbonato, proporcionando luz durante o dia e fazendo com seja iluminada durante a noite. A estrutura de grande escala está desenhada e construída com um sistema de montagem modular de suportes de aço que permite a rápida construção e desmontagem com a possibilidade de reutilizar e ter uma função alternativa em outro lugar. 

© Felix Gerlach
Planta

Os postos do mercado, restaurantes e depósitos estão localizados no térreo; enquanto as cozinhas e instalações técnicas estão nos mezaninos ao longo das fachadas norte e sul. Os postos do mercado estão situados em amplas e retas vias e a entrada principal foi posicionada em frente ao antigo mercado, no limite da praça. Com um aceso estrategicamente escolhido, em cada uma das quatro fachadas do edifício, o fluxo existente de tráfego pedonal pode continuar pela praça através do mercado durante o horário de funcionamento. 

© Felix Gerlach

O objetivo foi criar um anexo temporário atrativo para o coração de Östermalm, que tenha um efeito positivo em seu entorno durante o dia e noite. Um evento transitório na história urbana de Estocolmo que gerará um grande fluxo de visitantes e fortalecerá a reputação de renome internacional do histórico Mercado.

© Felix Gerlach

A abertura prolongada tem atraído uma nova vida para área durante a noite, assim como uma nova clientela, sem excluir ou perder clientes. O jornal local informou recentemente que, na realidade, o faturamento aumentou em comparação com o mercado antigo. Como arquitetos estamos orgulhosos e felizes em sermos capazes de mostrar como a boa arquitetura é rentável, tanto para a cidade, seus habitantes, quanto para os comerciantes do mercado. 

Corte
Fachada

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Estocolmo, Suécia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Mercado Temporário de Östermalm / Tengbom" [Östermalm's Temporary Market Hall / Tengbom] 10 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805041/mercado-temporario-de-ostermalm-tengbom> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.