Resultado do Concurso Internacional de Ideias Castelo de Abrantes

Inspirando-se na vida cultural de Abrantes, o coletivo espanhol liderado pela arquiteta Laura Bacete Cebrián, membro do Colégio Oficial de Arquitetos de Madrid, ganhou o Concurso Internacional de Ideias Castelo de Abrantes, com uma espécie de masterplan que propõe novos recursos para o local.

Foram apresentadas 12 propostas ao Concurso promovido pelo Município de Abrantes, com o apoio da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos, tendo como objectivo a requalificação e valorização do Castelo de Abrantes através da criação de programas para fins lúdicos, culturais e turísticos.

A proposta coordenada pela arquiteta Laura Bacete Cebrián foi a primeira classificada no concurso internacional tendo o Júri valorizado “os cenários de reativação do Castelo de Abrantes, definindo uma estratégia de intervenção, à imagem de um masterplan, que aborda os objetivos do programa criando condições para um potencial desenvolvimento de novos recursos, apresentando também uma investigação sobre a vida cultural da cidade que fundamenta as opções programáticas tomadas”.

O 2.º prêmio foi obtido pelos KWY Arquitectura com a colaboração de Baldios Arquitectos Paisagistas com uma proposta que é conceitualmente muito interessante valorizando a realidade topográfica do espaço natural em volta das muralhas do castelo criando percursos e vistas que se encontram atualmente inutilizados. No entanto “uma questão menos positiva prende-se com o impacto da nova passarela e da torre implantada junto à porta da traição que introduzem uma certa quantidade de construção e edificação de alguma forma desnecessária face às necessidades do programa”.

O trabalho coordenado por Girão Lima Arquitectos + Arq. Miguel Cruz de Carvalho obteve o 3.º prêmio. Segundo o Júri, a proposta tem uma abordagem arquitetônica e espacial de grande qualidade mas “apresenta dois temas desfavoráveis, nomeadamente, a introdução de um elevador e túneis e a solução de reformulação do parque radical.”

1º prêmio
Autoria: Laura Bacete Cebrián (ES), Pablo Navas del Peral (ES), Raúl Cubo Contreras (ES), Andrea Figueroa Chaves (ES)
Arquitetura: Laura Bacete Cebrián (coordenação)
Paisagismo: Alejandro Domínguez Rueda

1º Lugar. Image Cortesia de Ordem dos Arquitectos SRS

2º prêmio
Autoria: KWY Arquitectura, Unipessoal Lda. (PT)
Arquitetura: Ricardo Nuno Teixeira de Almeida Gomes (coordenação)
Paisagismo: Baldios Arquitectos Paisagistas

2º Lugar. Image Cortesia de Ordem dos Arquitectos SRS

3º prêmio
Autoria: Girão Lima Arquitectos + Arq. Miguel Cruz de Carvalho
Arquitetura: Ricardo Ribeiro Machado Pedroso de Lima (coordenação)
Paisagismo: Miguel Alves Palmeiro Cruz de Carvalho

3º Lugar. Image Cortesia de Ordem dos Arquitectos SRS

A cerimônia de entrega dos prêmios e a abertura ao público da exposição dos trabalhos concorrentes ao Concurso ocorreu em 30 de Janeiro, na Igreja de Santa Maria do Castelo em Abrantes.

Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Resultado do Concurso Internacional de Ideias Castelo de Abrantes" 03 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804462/resultado-do-concurso-internacional-de-ideias-castelo-de-abrantes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.