Better Shelter, da IKEA, recebe prêmio de "Design of the Year 2016"

O abrigo para refugiados da IKEA, o "Better Shelter", foi anunciado como vencedor do Beazley Design do ano de 2016. Apresentado pelo Design Museum de Londres, o prêmio é dado ao projeto que melhor atende aos critérios de projeto que "promovam ou proporcionem a mudança", "capturando o espírito do ano", "permitindo o acesso" e sendo um "projeto que amplie a prática do projeto".

Selecionado como o vencedor da categoria de Arquitetura, o Better Shelter superou os vencedores de cinco outras categorias, incluindo Digital, Moda, Gráficos, Produto e Transporte, recebendo a maior honra de Design do Ano.

"Inovador, humanitário e aplicável, Better Shelter tem tudo o que um Design do Ano deve ter", disse o jurado Dr. Jana Scholze da Universidade de Kingston.

Better Shelter foi desenvolvido como um projeto colaborativo em 2013 por Johan Karlsson, Dennis Kanter, Christian Gustafsson, John van Leer, Tim de Haas, Nicolò Barlera, UNHCR e a Fundação IKEA. Cerca de 65 milhões de abrigos foram distribuídos em todo o mundo.

As estruturas consistem em um quadro de aço revestido com isolamento de painéis de polímeros leves e podem ser montados em menos de 4 horas. Devido à sua natureza modular, recursos adicionais, como uma parede com energia solar também podem ser integrados no projeto. Cada abrigo é projetado para uma vida útil de 3 anos.

O prêmio máximo do ano passado foi concedido ao projeto Human Organs-on-Chips Wyss Institute de Harvard, enquanto o prêmio de arquitetura foi concedido ao Centro de Inovações de UC de Alejandro Aravena.

Notícia via the Design Museum.

Vídeo: IKEA projeta abrigo para refugiados

Herzog & de Meuron, OMA e MAD entre os 13 finalistas do "Design of the Year 2016"

Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Better Shelter, da IKEA, recebe prêmio de "Design of the Year 2016"" 31 Jan 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804366/better-shelter-da-ikea-recebe-premio-de-design-of-the-year-2016> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.