Residência Céu Mar / Barnes Coy Architects + SARCO Architects

Residência Céu Mar / Barnes Coy Architects + SARCO Architects - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: Barnes Coy Architects; Barnes Coy Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1995
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Paul Domzal
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Lutron, Bosch, Carrier, Duravit, EUROMAT, FSB Franz Schneider Brakel, GAF, Miton Cucine, SONOS, Viking, Viking Range, Walker Zanger
  • Arquitetos Responsáveis: Barnes Coy Architects
  • Desenho Estrutural: Heriel S.A.
  • Projeto Elétrico: Circuito S.A.
  • Instalações: Termoaire
  • Projeto Luminotécnico: PATDO Light Studio
  • Paisagismo: Bryan Carlson
  • País: Costa Rica
Mais informaçõesMenos informações
© Paul Domzal
© Paul Domzal

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência Céu Mar é um projeto de colaboração entre a empresa Barnes Coy Architects, em Nova Iorque, criadores do conceito e desenho inicial e SARCO Architects, Costa Rica, que realizou o projeto, as plantas finais e administrou a construção da obra.

© Paul Domzal

A residência se desenvolve em três níveis num projeto criado para um terreno plano com uma inclinação abrupta no costado em direção ao mar. Desde a rua, a residência tem uma aparência simples de um único nível com um muro exterior curvo e inclinado, ocultando o resto do projeto. O pavimento principal do projeto se desenvolve no nível intermediário do terreno, onde estão localizados os espaços sociais, áreas exteriores, piscina e dormitório principal. No nível inferior estão os dormitórios dos hóspedes, uma academia e uma sala de cinema.

© Paul Domzal

A forma da residência remete a ideia do arco e flecha, com áreas concêntricas onde estão localizados os espaços sociais e os dormitórios, representando o arco. A flecha é representada pela cobertura de acesso à residência que continua e se converte na ponte em balanço sobre a piscina. 

© Paul Domzal

A ponte tornou-se o elemento central do espaço exterior, sob o qual foi localizado a sala de jantar ao ar livre, utilizada pela família e pelos hóspedes todos os dias, exceto quando chove. A ponte também proveu a estrutura a partir da qual foram adicionadas velas retráteis de iate que fornecem sombra aos espaços exteriores. Quando as velas se retraem, seus rolos ficam camuflados por baixo da secção central da ponte.

© Paul Domzal
© Paul Domzal

Os exteriores da residência apresentam um estilo moderno, natural e sóbrio, com tonalidades fortes nos elementos de aço. O extenso deck exterior foi feito com madeira de Ipê importada do Brasil, o interior da piscina é revestido com pedra vulcânica cinza escuro. Os volumes exteriores são apresentados em paredes de vidro com molduras de madeira, o cubo onde estão localizados a cozinha e o bar - revestido de peças cerâmicas que simula o aço corten, e o 'Bento Box', na extrema direita da residência, revestido de Ipê. Todas as varandas exteriores foram feitas de aço inoxidável 316 com cabos de aço nos os elementos horizontais. 

© Paul Domzal

A residência foi uma conquista de desenho, engenharia e construção, realizada por SARCO Architects Costa Rica. A piscina é de fundo variável e seu lado mais profundo possui 2.7m, e ainda assim o piso ao redor se mantem elevado 2m acima do terreno. Isto apresentou uma necessidade de criar âncoras estruturais para a piscina, protegendo a estrutura de terremotos. Estes elementos incluem 3 massivos dados de concreto reforçado de 3x3x3m incrustados no terreno rochoso, dos quais grossas vigas de concreto reforçado saem e se integram por baixo da estrutura do piso da piscina. Estas precauções surtiram efeito e residência experimentou no final de 2012 um terremoto de 7.6 graus na escala Richter, cujo epicentro localizou-se a escassos 80 km da residência. A obra não sofreu nenhum dano.

© Paul Domzal

A ponte de aço foi construída a partir de minuciosos detalhes preparados no software BIM pelo SARCO Architects. Ela foi fabricada em duas peças numa oficina na cidade e transportadas ao terreno na costa oeste do país, onde se fez uma montagem com duas gruas sustentando as peças no ar até coloca-las no local para soldá-las sobre seu suporte na moldura de aço em forma de 'A' invertida. A ponte tem um balanço de quase 9 metros de largura desde o suporte, ajudado por tensores de ambos lados da moldura central, feitos em barras sólidas de aço inoxidável.

© Paul Domzal

Toda a residência foi equipada com iluminação LED de primeira geração, cujo desenho foi realizado pelo estúdio de iluminação PATDO Light Studio, em Nova Iorque. Na sua época, esta foi a primeira residência no país a ser realizada 100% com iluminação LED.

© Paul Domzal

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Céu Mar / Barnes Coy Architects + SARCO Architects" [Cielo Mar Residence / Barnes Coy Architects] 24 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804001/residencia-ceu-mar-barnes-coy-architects-plus-sarco-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.