Bésame Mucho Milão / Ricardo Casas Design

Bésame Mucho Milão / Ricardo Casas Design - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: Ricardo Casas Design; Ricardo Casas Design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  320
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jaime Navarro
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ornamenta
  • Projeto Gráfico E Branding: Liquen S.A. de C.V. Angélika Barbeyto
  • Construtora: ERREGI / Dario Riva, DUEBI INTONACI / Giovanni Briola, BRUSBAN COMPANY / Paolo Bandera
  • Engenharia E Sistemas: ARIATTA Ingegneria dei Sistemi S.r.l. / Cristian Zeni / Mimmo Blasi/ Andrea Patelli
  • Produção De Mobiliário: Tecnoarredamenti Srl
  • Sinalização E Impressão: Expo Grafica Allestimenti
  • Cliente: Liquen S.A. de C.V. (Sandro Landucci)
  • Equipe De Projeto: Ricardo Casas, Leonel Terres, Victor Miranda, Derek Salgado, Irene Luviano
  • Cidade: Milão
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
© Jaime Navarro

Bésame Mucho é um restaurante que busca proporcionar no mercado europeu a verdadeira cozinha mexicana, nomeada pela UNESCO como patrimônio imaterial da humanidade em 2010. O restaurante encontra-se em Milão, capital da moda e da criatividade italiana e motor econômico do país, na área 'Porta Nuova' a poucos minutos do histórico bairro de Brera. Esta nova área da cidade converte-se em um revitalizada extensão natural do centro da cidade e um dos principais empreendimentos que conforma o novo bairro de negócios de Milão.

© Jaime Navarro

Liquen, a agência de conteúdo que desenvolveu o conceito da marca para Bésame Mucho, inspirou-se no México dos anos 50, quando Acapulco se consolidou como destino internacional preferido das estrelas de Hollywood.

© Jaime Navarro

A agência encarregou à empresa RCD (Ricardo Casas Design) o design de interiores do espaço, enfatizando a criação de uma atmosfera na qual os clientes vivessem uma experiência 'Mexicana' e ao chefe Mario Espinosa o desenho do menu, insistindo na necessidade de que fosse incluídos pratos que abarcam as distintas regiões do México, eliminando clichês da comida mexicana, como os nachos e burritos. 

© Jaime Navarro

Dados os requerimentos, decidiu-se projetar um layout com uma cozinha aberta que, além de ser o ponto focal, funciona como um cenário múltiplo do qual é possível observar os ingredientes e a forma como são preparados os alimentos, ter aulas de culinária, fazer degustações, conhecer marcas e produtos mexicanos.

Planta Baixa

Existe outro elemento que, por sua originalidade, escala e estética domina o espaço: o lustre monumental suspenso no teto, no qual RCD utilizou a cadeira Acapulco, um dos elementos mais icônicos dos anos 50. A peça é composta por quarenta cadeiras de cor azul distribuídas em três fileiras de círculos concêntricos. 

© Jaime Navarro

A fim de criar uma base natural que conferisse unidade ao ambiente, a maior parte das paredes e colunas foi revestida com cerâmica artesanal italiana, em um tom escuro, que evoca o tradicional barro negro oaxaquenho e que, separada em partes e colocada na forma de 'espinha de peixe', simula o padrão dos tecidos mexicanos. 

© Jaime Navarro

Para o restante das superfícies, optou-se pelo papel de parede da tradicional cor rosa mexicano, comum na arquitetura vernácula do país e amplamente utilizada por alguns arquitetos representantes do Movimento Moderno no México como Luis Barragán e Ricardo Legorreta. Outro toque de cor importante foi aquele feito através da gama de azuis nas cadeiras, louças e acessórios. 

© Jaime Navarro

Quanto ao mobiliário, este é, na sua maioria, feito em madeira natural. A adega, única área independente do lugar, localiza-se dentro de um cubo de concreto que conta com estantes de madeira. O espaço está iluminado por cinquenta lâmpadas de escritório que remetem a peça Dear Ingo de Moooi, desenhada por Ron Gilad, em homenagem a Ingo Maurer. Outro elemento principal deste espaço é um letreiro neon que diz 'Salud', palavra que os mexicanos usam para brindar. 

© Jaime Navarro

Por fim, os banheiros estão revestidos de um material que possibilita a intervenção com frases e desenhos feitos com giz de cor. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Viale della Liberazione, 15, 20124 Milão, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Bésame Mucho Milão / Ricardo Casas Design" [Bésame Mucho Milan / Ricardo Casas Design] 25 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/803874/besame-mucho-milao-ricardo-casas-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.