3 Duplex na Patagônia / 4L ARQ

3 Duplex na Patagônia / 4L ARQ - Mais Imagens+ 8

Añelo, Argentina
  • Arquitetos: 4L ARQ; 4L ARQ
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  270
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  El Corralón
  • Arquiteto Assistente : Ezequiel Castorina
  • Colaboradores: Carlos Rienzi, Diego Paez.
  • Assessores: Eng. Horacio Mac Donnell (estruturas) Arq. Irene Escobar (bioclimática)
  • Construção: Sistema Construtivo Pre-Mold
  • Arquitetos Responsáveis: Eduardo Lastra, M. Cristina Rodríguez, Julián Lastra, Matías Lastra, Paula Araya
  • Cidade: Añelo
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de 4L ARQ

Descrição enviada pela equipe de projeto. No bairro La Forestada, uma área em construção no vale de Añelo, província de Neuquén, Argentina, é proposto um projeto de moradias duplex de 90 m2, que se consolide como objeto determinante no local. 

Cortesia de 4L ARQ

A disposição dos duplex, em lotes muito estreitos, criava o problema de uma planta alongada. Para resolver a entrada de luz em todos os recintos, assim como uma vinculação direta com a paisagem, o projeto foi organizado com base em 2 lógicas geométricas diferentes. Um térreo que agrupa todos os serviços e escadas como uma empena equipada, liberando assim o espaço interior e um sistema de volumes desfasados entre si no primeiro pavimento que permite vistas diferenciadas e a entrada de luz em toda a residência. 

Planta

Com isso, procura-se criar, por um lado, uma relação fluída entre as áreas públicas da casa (estar, jantar, cozinha e acesso para o exterior) e por outro, potencializar a verticalidade dos espaços de luz desde os quais se cria a transição para as áreas privadas (dormitórios e banheiros).

Cortesia de 4L ARQ
Cortesia de 4L ARQ

As soluções construtivas das moradias respondem as demandas do entorno. Propõem-se a utilização de painéis de concreto armado tipo sanduíche, criando câmaras de ar que evitam a condensação do muro, otimizado o acondicionamento térmico das unidades. Os painéis pré-fabricados desenvolvidos pelo sistema Pre-Mold registram um alto desempenho térmico passivo dado, principalmente, pelo trabalho da massa térmica e isolamento. Com esta capacidade de armazenar calor, combinam-se no projeto estratégias de ventilação cruzada que permitem mover o ar quente para fora nos meses de verão.

Cortesia de 4L ARQ

A lógica do projeto dos duplex de Añelo relaciona-se diretamente com as preocupações do estúdio 4L que propõe a pesquisa tipológica e modular como metodologia para resolver problemas arquitetônicos de diferentes escalas. Projetamos um trabalho sistêmico que permite: a criação de espaços diferentes, indagação em relação ao mecanismo e resultado e a busca por um produto que funcione como um sistema aberto e flexível. Desta ideia se desprendem as seguintes perguntas:

Cortesia de 4L ARQ

Como criar espaços diferentes através de elementos iguais?

Como a padronização dá lugar a adaptação e participação?

Como prever o caminho das alterações e transformações necessárias?

Cortesia de 4L ARQ

Estes questionamentos nos permitem também enfatizar a necessidade de resolver problemáticas arquitetônicas de caráter social e abordar os problemas gerados pelas urgências habitacionais. Acreditamos que a incorporação da tecnologia no desenho arquitetônico habitacional nos permitirá responder aos problemas de forma individual e geral, enfatizando o compromisso social da arquitetura. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "3 Duplex na Patagônia / 4L ARQ" [3 Duplex en Patagonia / 4L ARQ] 29 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/803736/3-duplex-na-patagonia-4l-arq> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.