O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Novas cidades jardins? Arquitetos britânicos desaprovam novo plano governamental

Novas cidades jardins? Arquitetos britânicos desaprovam novo plano governamental

Novas cidades jardins? Arquitetos britânicos desaprovam novo plano governamental
Novas cidades jardins? Arquitetos britânicos desaprovam novo plano governamental, Casas na "Cidade Jardim" de Hardwick, um subúrbio de Chepstow no País de Gales, construído no início do século XX. Imagem © <a href='http://www.geograph.org.uk/photo/1038431'>Geograph user Ruth Sharville</a> licensed under <a href='http://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/'>CC BY-SA 2.0</a>
Casas na "Cidade Jardim" de Hardwick, um subúrbio de Chepstow no País de Gales, construído no início do século XX. Imagem © Geograph user Ruth Sharville licensed under CC BY-SA 2.0

No primeiro dia de janeiro deste ano, o governo do Reino Unido anunciou o plano de criar 14 novas vilas jardim e três cidades jardim na Inglaterra. Explicando o conceito de "cidade jardim", o Departamento de Comunidades do Governo Local descreveu que seriam assentamentos com número variável de moradias entre 1.500 e 10.000,  totalizando 48 mil novas habitações.

No entanto, a comunidade de arquitetos do Reino Unido tem zombado das propostas e da linguagem utilizada pelas autoridades ao fazer o anúncio, destacando que a ideia parece se basear em um entendimento pobre do conceito de cidade jardim cunhado por Ebenezer Howard ao fim do século XIX. Vários arquitetos indicaram que os planos são relativamente fracos em um país que, segundo estimativas, está em déficit em relação às centenas de milhares de novas moradias que devem ser construídas anualmente. 

Gavin Barwell, Ministro de Habitação e PLanejamento: "Hoje anunciamos 14 vilas jardim e 3 cidades jardim para ajudar a proporcionar as novas habitações que necessitamos desesperadamente."
Peter Murray, Crítico de Arquitectura: "Tivemos novas cidades. E então ecovilas, [porém] não funcionaram. Cidades jardim idem. Agora cidades e vilas jardim. Qual é a próxima?

Em conversa com o ArchDaily, Charles Holland—cofundador do Ordinary Architecture e ex-membro do FAT— disse: "acredito que a ideia de novas vilas é muito interessante e importante e tenho pesquisado isso na Universidade de Brighton. Como parte de uma resposta para a atual crise habitacional do Reino Unido, acredito que os novos assentamentos oferecem um modelo plausível que pode refletir os cambiantes padrões de trabalho e o papel da cultural digital. Isso poderia facilitar um tipo de modernidade reversiva ou de futurismo rural, uma migração do urbano ao rural."

Edwin Heathcote: "Qual é a diferença entre uma 'vila jardim' e, bom, uma 'vila'?"
Cameron Sinclair: "Terraços jardim para hipsters"

No entanto, em relação ao anúncio do governo, Holland foi menos positivo. "Quanto a isso de 'jardim'... bom, parece uma forma preguiçosa de evocar lugares como Letchworth, porém, sem o modelo radical de propriedade comum do solo que foi parte essencial da visão original de Ebeneezer Howard".

Matthew Whitfield: "Vilas jardim = subúrbios de merda construídos em terrenos públicos"
Matthew Whitfield: "O prefixo 'jardim' não vai enfeitar a mesma inadequada política pública habitacional, servida em porções cada vez menores e mais mornas.

Outros arquitetos destacaram como as intenções socialistas originais do movimento da Cidade Jardim estavam em desacordo com os planos públicos. Nesse sentido, Gillian Darley citou um artigo de 2012 para criticar o mal uso do termo por parte do governo. 

Cita: Stott, Rory. "Novas cidades jardins? Arquitetos britânicos desaprovam novo plano governamental" [¿Nuevas ciudades jardín? Arquitectos británicos ridiculizan nuevo plan gubernamental] 22 Jan 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/803657/novas-cidades-jardins-arquitetos-britanicos-desaprovam-novo-plano-governamental> ISSN 0719-8906