Casa da Árvore / Luísa Valente

Casa da Árvore  / Luísa Valente - PilarCasa da Árvore  / Luísa Valente - Janela, FachadaCasa da Árvore  / Luísa Valente - Cerca, FachadaCasa da Árvore  / Luísa Valente - Escada, CorrimãoCasa da Árvore  / Luísa Valente - Mais Imagens+ 37

Santa Cruz do Bispo, Portugal
  • Arquitetos: Luísa Valente; Luísa Valente
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  249
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
Casa da Árvore  / Luísa Valente - Cerca, Fachada
Cortesia de Luísa Valente

Descrição enviada pela equipe de projeto. A presente memória refere-se à reabilitação e adaptação de uma antiga Escola da Viscondessa (1890) e envolvente situada no Largo da Viscondessa, na Freguesia de Santa Cruz do Bispo, Matosinhos

O objetivo principal é o de enriquecer a qualidade do lugar e do conjunto sem prejudicar os valores arquitetónicos, históricos e paisagísticos presentes, utilizando para isso a organização dos espaços existentes.

Casa da Árvore  / Luísa Valente - Madeira, Janela, Viga
Cortesia de Luísa Valente

A dignificação dos espaços na recriação do quadro físico original explicita a estrutura da construção antiga e a sua adaptação a novas funções, dando um entendimento do lugar antigo, pelo novo contexto criado.

Pretende-se que a intervenção seja o conjugar de duas realidades necessárias: por um lado, o respeito pela tradição, pelo património cultural e histórico de uma época – a Escola e por outro, a incorporação de soluções que respondam às necessidades atuais e favoreçam a continuidade do Homem no território – o novo volume,

Casa da Árvore  / Luísa Valente - Imagem 19 de 42
Cortesia de Luísa Valente
Planta 1

A Antiga Escola da Viscondessa convertida em Sede de Escuteiros | Casa da Árvore desenvolve-se ao longo do terreno, entre a paisagem e percursos, entre o exterior e o interior, entre as perspetivas e os factos.

O programa deste projeto contempla a recuperação e adaptação da antiga escola da Viscondessa para uma a Sede de Escuteiros de Santa Cruz do Bispo, que pelo seu programa surge a necessidade de ampliação – o novo edifício - de forma, a que a solução se adapte e responda às necessidades atuais.

Casa da Árvore  / Luísa Valente - Pilar
Cortesia de Luísa Valente
Maquete 3D

A solução surge de um programa preliminar de forma a dar resposta a um conjunto de diversas atividades que a sede de Escuteiros contempla, tendo em conta que é uma resposta social em que a sua organização espacial inclui espaços destinados a atividades individuais e espaços coletivos destinados à prática de atividades em grupo.

O projeto comtempla a recuperação da antiga Escola e é composto por dois pisos, respeitando assim a fachada existente a recuperar.

Fachada
Corte

No piso térreo (na cota do Largo da Viscondessa) um espaço para Receção /Atendimento de apoio a todos os seus utentes tendo em vista o normal funcionamento quotidiano do edifício. 

No piso superior situa-se um espaço que pela sua solução arquitetónica responde e adapta-se a vários programas: Auditório, zona de exposição ou converte-se em quatro espaços – gabinetes - para reuniões, atividades ou formação 

Casa da Árvore  / Luísa Valente - Escada, Corrimão
Cortesia de Luísa Valente

O novo edifício, pela sua localização e transparência, permitem um diálogo e vivência com todo o espaço interior/exterior existente de apoio as diversas atividades com edifício existente, permitindo assim o seu perfeito diálogo, funcionando com um “edifício cerca” que pelas suas características arquitetónicas e materiais definidos na solução define e liga todos os percursos pedonais existentes e a criar, pretendendo-se a sua conjugação, reforçada por toda a zona verde envolvente e reforço com a natureza.

O novo edifício pelas suas características dialoga com o edifico existente e a sua envolvente: pretendemos através da solução arquitetónica defini-lo como um “edifício evolutivo” de forma a responder, adaptar-se e a afirma-se no tempo e nos programas.

Casa da Árvore  / Luísa Valente - Fachada
Cortesia de Luísa Valente

Este novo espaço, pela sua localização, materiais e transparência, permitem um diálogo e vivência com todo o espaço interior/exterior existente de apoio as diversas atividades.

 Este eixo potencializa a unidade do conjunto pela disposição dos seus elementos e, pelo seu desenho e contorno, desenvolve perspetivas de percurso e escalas de uso do espaço coletivo criando assim a diversidade e a riqueza do lugar.

Casa da Árvore  / Luísa Valente - Fachada
Cortesia de Luísa Valente

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa da Árvore / Luísa Valente" 25 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/803554/casa-da-arvore-luisa-valente> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.