Louverwall / AND

Louverwall / AND - Mais Imagens+ 13

Paju-si, Coreia do Sul
  • Arquitetos: AND; AND
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  188
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Kyungsub Shin
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dongwha, Terra coat
  • Arquiteto Responsável: Euiyeob Jeong, Taekyoung Lee
  • Cidade: Paju-si
Mais informaçõesMenos informações
© Kyungsub Shin

Local + Desejo

Louverwall é um projeto feito para um casal com cinco gatos. O marido é um entusiasta da música que gestiona o café onde desfruta da música e do bonito espaço. Seu requerimento é um café vertical, transparente e dinâmico. Além disso, eles necessitam de uma pequena residência no segundo e terceiro pavimento que consiste basicamente em um dormitório, uma sala de estar e uma pequena cozinha. O terreno está localizado no recém criado bairro de edifícios de uso misto em Paju e está rodeado por outras construções nos seus três lados; estando aberto somente para oeste. Portanto, o principal desafio do projeto era criar a fachada oeste sendo eficiente em termos energéticos e, ao mesmo tempo, transparente para a entrada de luz. 

Planta Baixa

Massa + Luz

O objetivo é proporcionar uma luz natural suave no espaço do café, já que está orientado a oeste. Decidimos limitar a luz direta do oeste e trazer a luz do sul. Como o lado sul está bloqueado por outro edifício, podíamos utilizar apenas aberturas zenitais. As claraboias do lado sul continuam para o oeste desenhando a fachada de vidro. Dentro da envolvente, formam-se as duas paredes curvas massivas para trazer luz natural até o térreo durante todo o ano. A luz muda a cada minuto, tocando as superfícies interiores. Cada movimento das nuvens, do sol, assim como as mudanças de estação são registrados nas paredes. 

© Kyungsub Shin

Persiana + Pele de Vidro

A pele de vidro combina com as persianas para o funcionamento do edifício. As persianas estão desenhadas para bloquear o sol do verão e atrair o calor no inverno. As peças de alumínio cobrem toda a pele de vidro, criando uma sensação de solidez. O desenho da persiana é feito utilizando PLDS (sistema de desenho paramétrico de persianas) um algoritmo que encontra a melhor forma de criar a persiana para a superfície dada. São apresentados o conjunto otimizado de parâmetros formais da superfície envidraçada, o ângulo de rotação espacializado, o comprimento da projeção e a inclinação. As persianas otimizadas não somente bloqueiam a luz solar direta, mas calcula-se também a quantidade de sol no verão que é bloqueado e a quantidade de sol no inverno que pode penetrar na edificação. Portanto, a pele de vidro não cria cargas adicionais de calefação nem de refrigeração para o edifício, mas oferece uma fachada envidraçada com luz suave. A estrutura, pele de vidro e persianas trabalharam em conjunto, já que a mudança de um afeta os outros. O desenho final saiu como um processo sinergético entre a criatividade dos arquitetos e a análise do sistema. 

© Kyungsub Shin
Corte
© Kyungsub Shin

*PLDS (Sistema de desenho paramétrico de persianas) é um algoritmo executado em Rhinoceros 3D como um arquivo de Grasshopper. Uma equipe de pesquisadores da Universidade Nacional de Seul, coordenada pelo professor Choi Jaepil, desenvolveu o algoritmo financiado pelo Ministério de Terra, Transporte e Assuntos Marítimos do Governo da Coreia.

© Kyungsub Shin
Corte
© Kyungsub Shin

Rendimento + Experiência

A luz entra entre as duas paredes curvas, enfatizando a verticalidade do espaço. Enquanto se sobe as escadas para chegar ao espaço de descanso, pode-se experimentar o jogo de luzes e sombras e a verticalidade. A sombra das persianas cria um padrão rítmico das superfícies curvas; o padrão muda continuamente a medida que a luz se altera. Este jogo visual de luz e sombra se torna ainda mais dinâmico, já que se encontra com o ritmo da música. A música flutua no espaço e o jogo de luzes continua.

© Kyungsub Shin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Louverwall / AND" [Louverwall / AND] 15 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/803211/louverwall-and> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.