Hotel Paço de Vitorino / PROD arquitectura & design

Hotel Paço de Vitorino / PROD arquitectura & design

© João Morgado © João Morgado © João Morgado © João Morgado + 82

Vitorino das Donas, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo Fotografias:  João Morgado
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Guardian Glass, O/M Light, Schmit-Sohn, Umbelino Monteiro, Weber, XPZ madeiras
Implantação
Implantação

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Paço de Vitorino é uma habitação senhorial localizada no norte de Portugal que pertence à mesma família desde meados do século XVI. A sua história é marcada por vários acontecimentos de relevo. O mais marcante data de meados do séc. XVIII, altura em que se iniciou uma grande intervenção, segundo os cânones barrocos. A construção resultante é caracterizada por uma casa principal com três pisos do lado nascente, duas alas laterais a norte e sul e uma pequena capela a poente junto com o portão de entrada a poente. Estes elementos conformam um grande terreiro central definido por fachadas adornadas com elementos em granito.

Durante a Construção. Imagem © João Morgado
Durante a Construção. Imagem © João Morgado
© João Morgado
© João Morgado
© João Morgado
© João Morgado

O projeto previu uma reabilitação profunda  da estrutura existente e a sua adaptação a um hotel de 15 quartos, a distribuir entre a casa principal e as alas. A escala do jardim barroco a sul, com tanques e estatuária de valor considerado invulgar em contexto privado, legitimou a criação de um centro de interpretação de jardins históricos a ser exposto sobre os vestígios arqueológicos na cave.

© João Morgado
© João Morgado
© João Morgado
© João Morgado
© João Morgado
© João Morgado

O projeto confrontou-se com um conjunto de desafios gerados pela necessidade de introdução de elementos novos para resolver o programa: 1 passagem, para ligar internamente o piso principal do hotel através do pátio, entre o salão nobre e o resto dos espaços. Para tal desenhou-se uma peça delicada em madeira e vidro, a partir de referências encontradas no local; 15 vãos para abrir os quartos das alas tanto para o jardim barroco a sul como para o campo agrícola a norte. Estes vãos que rasgam paredes espessas e extensas, procuram uma certa neutralidade através de panos de vidro verticais, recuados em caixilhos metálicos, dispostos segundo um ritmo regular; e 12 módulos em madeira para enquadrar a introdução de valências técnicas em espaços de amplitude considerável, tanto nas alas como na casa principal. Estes elementos foram dispostos estrategicamente soltos das paredes e tectos para simultaneamente enquadrar as valências, organizar o programa e valorizar a espacialidade em que se inserem.

© João Morgado
© João Morgado
© João Morgado
© João Morgado
© João Morgado
© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vitorino das Donas, 4990, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel Paço de Vitorino / PROD arquitectura & design" [Paço de Vitorino Hotel / PROD arquitectura & design] 22 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/803131/hotel-paco-de-vitorino-prod-arquitectura-and-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.