Residência no Parque Lyon / Robert M. Gurney

Residência no Parque Lyon / Robert M. Gurney - Mais Imagens+ 21

Arlington, Estados Unidos
  • Arquitetos: Robert M. Gurney; Robert M. Gurney, FAIA, Architect
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  253
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Anice Hoachlander
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Eastern Architectural Products, Sherwin-Williams, Stone Source
  • Arquiteto Técnico: Claire L. Andreas; Robert M. Gurney, FAIA, Architect
  • Construtora Principal: Arta Construction
  • Engenharia Estrutural: D. Anthony Beale LLC
  • Arquitetos: Robert M. Gurney, FAIA, Architect
  • Cidade: Arlington
Mais informaçõesMenos informações
© Anice Hoachlander

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Lyon Park, em Arlington, Virginia, é uma "aldeia urbana", nas proximidades de Washington, DC. A maioria das residências deste bairro foram construídas nos anos 20 e 30. Elas variam em estilo, desde pequenos bungalows de somente um pavimento até casas coloniais grandes de madeira e tijolo. As ruas estão cheias de árvores e a topografia é suavemente ondulada. Depois de viver na residência em questão por aproximadamente sete anos, a jovem família de quatro pessoas esperava reformar sua antiga casa colonial para que se ajustasse melhor com seu estilo de vida atual. Uma série de habitações pequenas, porém acolhedoras, que não conectam-se umas as outras ou com o inclinado pátio ajardinado. Excluindo o subsolo, a edificação existente era composta por menos 120 metros quadrados, com dois dormitórios e somente um banheiro completo. Idealmente, a transformação conservou a "sensação de lar" e ao mesmo tempo proporcionou espaços abertos aos demais dormitórios, além de adições e uma melhor conexão com o entorno plano. Os clientes pediram uma edificação que evitasse a imitação estilística e que tivesse espaços modernos e cheios de luz, utilizando técnicas de construção sustentável e uso de materiais ambientalmente comprometidos.

© Anice Hoachlander

O orçamento para este projeto foi limitado. O resultado é uma obra de reforma moderna e modesta, sóbria e compacta, que respeita a escala e o ritmo da rua. O projeto combina três pequenas adições, em um total de aproximadamente 23 metros quadrados, com uma reconfiguração completa dos espaços existentes. As paredes exteriores do segundo pavimento e a cobertura existente foram retiradas para criar espaços com pé-direito alto e cheios de luz no segundo andar. No pavimento principal, aberturas de piso a teto permitem uma ampla vista ao pátio posterior, enquanto as grandes aberturas no lado da rua garantem a conexão com o bairro. A residência previamente escura e compartimentada está agora aberta e conta com muita luz. 

© Anice Hoachlander
Planta - primeiro pavimento
© Anice Hoachlander

O revestimento de madeira certificada, combinado com painéis de estuque e cimento de fibra de carbono proporcionam um exterior tranquilo, cálido que se destaca na paisagem urbana arborizada. A volumetria compacta com uma simples abertura está organizada para respeitar a escala das edificações existentes. Um sistema de telas que barram a chuva é utilizado para proporcionar uma fachada ventilada. As aberturas com altos índices de eficiência proporcionam transparência e entrada da luz, sem comprometer o rendimento da fachada. 

© Anice Hoachlander

Por fim, trata-se de um projeto modesto com um orçamento limitado. Apesar de ser um projeto pequeno em muitos níveis, o impacto na vida desta família de quatro pessoas é enorme.

© Anice Hoachlander

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência no Parque Lyon / Robert M. Gurney" [Lyon Park House / Robert M. Gurney] 08 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802925/residencia-no-parque-lyon-robert-m-gurney> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.