José Lira: América Latina, historiografia e arquitetura

A formação da arquitetura latino-americana foi por muito tempo escamoteada dos livros de História. O professor e arquiteto José Lira, em palestra realizada na Escola da Cidade, mostra as diferentes narrativas e autores que construíram a historiografia da América Latina ao longo dos séculos.

José Lira  Formado em Arquitetura e Urbanismo (UFPE, 1989) e Filosofia (USP, 1999), é Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo); e Livre Docente pela mesma instituição. Foi professor de história e teoria da arquitetura e do urbanismo modernos no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos entre 1998 e 2003. Desde então ensina na FAU-USP, onde atua como professor em regime de Dedicação Integral junto aos cursos de graduação e pós-graduação, e no Laboratório de Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo. Em 2009, com o auxílio da CAPES, realizou pesquisa de Pós-doutorado sobre arquitetos estrangeiros, junto à GSAPP da Universidade Columbia. Atualmente dirige o Centro de Preservação Cultural da Universidade (CPC-USP), atuando em distintos projetos e programas de Cultura e Extensão Universitárias, nas áreas de cultura, arquitetura, patrimônio cultural, memória, acervos e museus universitários.

Via Escola da Cidade

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "José Lira: América Latina, historiografia e arquitetura" 14 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802915/jose-lira-america-latina-historiografia-e-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.