As veias do Brasil: arco-íris das bacias hidrográficas do território nacional

As veias do Brasil: arco-íris das bacias hidrográficas do território nacional

O impressionante mapa colorido como o arco-íris (acima) mostra o padrão de rede dos caminhos feitos por cada corpo hídrico brasileiro, registrados em todos os 27 Estados utilizando bases públicas de dados.

O maior conjunto identificado em azul é a Bacia do Rio Amazonas, na região norte do país. Representadas em outras cores, podemos ver as outras oito bacias que compõe a hidrografia brasileira, a partir das quais a Agência Nacional de Águas (ANA) entende a gestão e regulação dos recursos hídricos no Brasil, criando as bases para leis e demais regulações pertinente à todos.

Bacia do Atlântico Leste. Image Cortesia de Bruno Pinheiro e Carlos Diego. Via Águas
Bacia do Atlântico Leste. Image Cortesia de Bruno Pinheiro e Carlos Diego. Via Águas

Este mapa foi elaborado por Bruno Pinheiro, pesquisador de Gestão em Políticas Públicas na USP, que dedica parte de seu tempo realizando mapeamentos sob novas perspectivas. O trabalho que inspirou essa iniciativa está publicado no website Grasshopper Geography, desenvolvido por Robert Szucs, plataforma que reune mapas de bacias hidrográficas de diferentes partes do mundo, representadas nestas mesas cores vibrantes.

Para produzir este tipo de imagens o pesquisador utilizou como recurso o software open-source QGIS e a base de dados utilizada é a disponibilizada pelo site HidroWeb da ANA no formato shapefile (.shp), especificamente os shapes Hidrografia 1:1.000.000 (2010) do catálogo disponível. 

Bacia do Rio Paraná. Image Cortesia de Bruno Pinheiro e Carlos Diego. Via Águas
Bacia do Rio Paraná. Image Cortesia de Bruno Pinheiro e Carlos Diego. Via Águas

Conheça mais sobre as bacias e sub-bacias através de informações no site da Agência Nacional de Águas. E para conhecer as bacias hidrográficas de outros países e continentes, acesse a página Grasshopper Geography.

Publicado originalmente em 7 de janeiro de 2017, atualizado em 27 de maio de 2020. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Carlos Diego. "As veias do Brasil: arco-íris das bacias hidrográficas do território nacional" 13 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802719/as-veias-do-brasil-arco-iris-das-bacias-hidrograficas-do-territorio-nacional> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.